Loading...

O melhor da Turquia: itinerário e dicas (viajando sem tour!)


A idéia deste post é mostrar que é possível conhecer a Turquia e suas atrações principais (Istambul- Pamukkale- Éfeso- Capadócia) sem a necessidade de contratar um tour, e de forma muito mais econômica. Porém, para quem prefere a comodidade de um tour, com tudo prontinho sem esquentar muito a cabeça, e não se importa em pagar um pouco mais ou dormir várias noites dentro de ônibus (como costumam ser os tours por lá), esta pode ser a melhor opção. Não tem certo ou errado, é só uma questão de gosto pessoal, e de peso no bolso! ;-) Para quem vai sozinho por exemplo, ou quer fazer amigos, um tour pode ser o mais indicado.

Mas quem me conhece ou já lê o blog faz tempo sabe que eu não sou chegada a pegar tour durante as viagens, a não ser quando é algo realmente prático, necessário (ex: galápagos, que não pode ir sem guia) e com preço em conta, pois normalmente um tour (ou "pacote de viagem") é mais caro do que reservar tudo e se virar por conta própria para ir até os locais. Eu curto viajar "desempacotada", já que isso me garante maior liberdade durante os passeios e atividades.



COMPARATIVO PREÇOS: checando em blogs de colegas que já foram até o país e pesquisaram bastante, um tour de 4 à 6 dias saía em média por 600 euros ou mais por pessoa, e particularmente achei este valor muito caro. Viajando por conta própria em 2 pessoas (casal), gastamos cerca da metade do valor total do que se fôssemos em um tour, e com um detalhe adicional: fizemos os trechos longos de avião, e não em ônibus noturnos (que seria bem mais cansativo e demorado). 

Nosso itinerário planejado e executado por conta própria acabou ficando assim:

 (clique na imagem para ampliar)

Descrição dos trechos indicados na imagem acima: 

Trecho 1 (1h avião): Istambul => Denizli (aeroporto + perto de Pamukkale) 
Trecho 2 (1h via terrestre): Denizli Çardak Airport => Pamukkale 
Trecho 3 (3h ônibus): Pamukkale => Selçuk (cidade + perto das ruínas de Éfeso) 
Trecho 4 (1h trem): Selçuk => Izmir (aeroporto Adnan Menderes) 
Trecho 5 (3:30h avião): Izmir => Nevsehir* (aeroporto + perto da Capadócia) 
Trecho 6 (1h avião): Nevsehir => Istambul



QUANTOS DIAS EM CADA LOCAL:

Pamukkale: 1 dia (OK) 
Mais sobre como chegar na região neste post.

Selçuk: 1 dia (OK)
Mais sobre como chegar na região neste post.

Capadócia: 2 dias (ideal: mais um dia!)
Mais sobre a região e passeio de balão neste post.

Note que são 4 dias nos três locais visitados acima, mais a saída e retorno até Istambul. Isso provavelmente seria considerado pelas agências como um tour de 6 dias, sendo: “primeiro dia: chegada em Istambul”, e último dia de retorno até Istambul+ vôo de volta contando como mais um dia também.

Istambul: 3 dias (4 dias seria bom, p/ conseguir visitar o lado asiático da cidade) 
Mais sobre a cidade neste post e sobre comidas na Turquia neste aqui.





Como foi nosso itinerário:
Nosso vôo chegou no meio da tarde em Istambul, e saímos na manhã seguinte bem cedo para Pamukkale. Passamos um dia lá e outro em Selçuk (Éfeso), e depois fomos para a Capadócia.

Voltamos para Istambul bem de noite (22h), em nosso segundo dia na Capadócia. De Istambul pegamos um vôo para a Ásia no dia seguinte no horário de almoço, e só voltamos para conhecer direito a cidade após nossa viagem pela ásia, ficando lá por mais 3 dias inteiros.



E PARA QUEM GOSTA DE PRAIA?

Sim, na Turquia tem muita praia bacana, em cidadezinhas super charmosas à beira mar (lembrando que parte da costa do país fica de frente para as famosas ilhas da Grécia!).

Olha quantas opções:
- Kas, uma cidade portuária na costa mediterrânea
- as cidades costeiras/litorâneas de Antalya ou de Marmaris
- em Fethye, a praia chamada Oludeniz (que a Monique descreve tão bem neste post do blog Diário Radical)
- Bodrum, no mar Egeu, em frente à ilha Grega de Kos (e detalhada pelo Rafael neste post do blog Esse Mundo é Nosso)
Enfim... para quem não sabe, a costa da Turquia é um local lindíssimo e ótimo para quem curte praia. Se for verão, dá para incluir sem medo algum local da “Riviera turca” em sua passagem pelo país!



PARA CHEGAR NA CAPADÓCIA:

Capadócia não é uma cidade, é uma região que envolve várias cidades/vilarejos. Você pode se hospedar em uma delas, como Goreme, Urgup, Uchisar e Nevsehir (onde fica o aeroporto). Ficamos na cidade de Goreme e indico, a cidade é uma graça, e no meio das formações rochosas exóticas. Estando lá dá para ir a pé até o Goreme Open Air Museum.
 
Chegando de avião em Nevsehir, para ir até Goreme (cidade "dentro" da Capadócia) utilizamos o próprio shuttle ofertado pelo hotel (em mini-van), no valor de 8 EUROS. Nos esperaram na saída do aero com uma placa com meu nome. Demorou 35 minutos. Outro hotel oferecia por 17TL (lira turca). Acho que é a forma mais tranquila e rápida, veja se o hotel que você reservou possui esta opção.

O outro aeroporto utilizado para chegar até a Capadócia é o da cidade Kayseri. Para ter uma idéia de preços, o shuttle/van até a cidade ofertado pelo hotel em que ficamos custava 10 EUROS, e o tempo estimado era de 1h até Goreme. Outro hotel oferecia por 20 TL (lira turca).


CONVERSÃO DE MOEDAS:

A moeda do país é a Lira Turca, não é euro (embora alguns bazares bem turísticos aceitem como forma de pagamento, mas não conte com isso...)
1 lira turca (TL) = R$1,10 (adicionar 10% ao valor em liras para saber o valor em reais) 

1 euro = 2,36 lira turca (TL) (portanto 10 euros = 23,6 liras = +-R$26)


VÔOS INTERNOS NO PAÍS:

Fizemos todos os trechos de avião pela www.turkishairlines.com. Comprando os 3 vôos juntos de uma só vez (opção "multi city"), o preço ficou mais barato do que pagando cada trecho a parte, pois as taxas de embarque foram menores. A empresa permite 1 ou 2 malas despachadas somando até 20Kg por pessoa (+ 1 mala de mão/cabine). Procure comprar as passagens com 2-3 meses de antecedência, assim consegue as tarifas mais promocionais.
 (clique na imagem para ampliar)

Outras cias aéreas (low cost) que fazem vôos internos na Turquia:
*No nosso caso a Turkish atendeu melhor ao que precisávamos, e pegando a tarifa promocional saiu preço similar ao de uma low-cost. Mas vale a pena fazer uma cotação em cada uma, e checar se existem vôos entre as cidades que você quer visitar.
Anadolu Jet => site
Atlas Jet => site
Pegasus => site


HOSPEDAGEM NA TURQUIA:

Os preços de hotéis por lá são bons, tanto na capital Istambul quanto nas cidades do interior, apesar de serem bem turísticas o preço não é exploração. A média da diária para um casal, com café da manhã, ficou em cerca de 30 euros, e na região próxima ao aeroporto de Istambul um pouco mais, entre 40-50 euros (isso no inverno, que é considerado baixa-temporada, pois na alta os preços de hotelaria costumam subir um pouco)Como sempre, reservei tudo previamente pelo site Booking.com, acho que é sempre a melhor opção, seguro, bons preços e super confiável. 

Ah! Se assim como a gente, seu ponto de partida para explorar o interior da Turquia for a partir de Istambul, leia também este post com dicas de hotéis perto do aeroporto de Istambul! ;-)


Outros posts: 
Como ir e se deslocar na região de:
- Pamukkale: post pronto! => leia aqui  
- Selçuk | Éfeso (ruínas romanas e casa da Virgem Maria): post pronto! => leia aqui



E mais:
Siga o blog no Facebook
Acompanhe as fotos no Instagram


Turquia 2319789257017886911

Postar um comentário

  1. Adorei a proposta saindo do bastantão dos pacotes!!!
    Thanks for share!

    http://andancasdamarilia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana! Como sempre, tudo mastigadinho e bem escrito. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo19/2/13

    Que post bacana, tudo bem explicadinho... ^^

    Quando penso na viagem que farei à Turquia (um dia!)me dá uma certa tristeza, pois também não gosto de tours que são quase sempre mais caros... Mas o meu maior receio não é a questão da locomoção - pois como você mostrou aqui, dá para fazer tudo direitinho, sozinho, tranquilamente - e sim a questão da língua!

    E aí, dá pra se virar de boa por lá só com o inglês? Ou é bom fazer um mês de "Introdução ao Turco" antes de embarcar? Hehehe...

    Abraços,
    Lidia.

    ResponderExcluir
  4. OI Lídia

    Não se preocupe quanto à lingua e não deixe ela te restringir. Sempre dá para se virar com inglês sim (senão vai na mímica), em quase qq parte do mundo! ;-) De modo geral nos pontos turísticos os turcos entendem e falam muito bem, já taxistas, motoristas, policiais, seguranças e afins não entendiam quase nada, então tinha que ser gesticulando ou indicar por escrito e no mapa... Houve algumas pequenas dificuldades com a gente neste sentido, mas nada que causasse problemas ou impedimentos. No geral, mesmo sem falar inglês, eles costumam ser bem prestativos e tentam indicar/ajudar, é um pessoal simpatico.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo25/2/13

    Ah, que legal! Obrigada pela resposta! ;)
    Eu tenho lugar de mais e férias de menos... Muito difícil decidir o que vou fazer com os 30 dias de férias que tenho espalhados ao longo do ano, mas a Turquia tá na minha lista faz tempo! Espero que não demore muito...
    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
  6. André15/3/13

    Olá Simone,

    Parabéns pelo blog e especialmente pelos posts da Turquia.
    Estamos planejando uma viagem a Turquia em maio próximo e penso em fazer um roteiro parecido com o seu, principalmente no esquema para conhecer Pamukalle e Éfesos.
    Nosso roteiro seria o seguinte: 5 noites em istambul, 1 noite em Selçuk(dia do passeio a Pamukale), 1 noite em ?? (passeio a Éfesos), dia indefinido (gostaria de ir a Bodrum), 3 noites na Capadócia, 1 noite Istambul, volta ao Brasil na manhã do dia seguinte.
    Você poderia me dizer como foi o dia em que vocês visitaram Éfesos, quanto tempo necessário para a visita e onde dormiram neste dia?
    Saberia informar se há ônibus ou outro meio de transporte de Selçuk/Éfesos para Bodrum e quanto tempo seria a viagem?

    Obrigado por compartilha as suas experiências conosco.

    ResponderExcluir
  7. Oi André, respondendo a suas dúvidas:

    - para visitar éfesos, o melhor lugar é exatamente Selçuk, pois fica praticamente dentro da cidade, é uns 15 minutos de táxi. Nós dormimos lá, pouco antes do almoço fomos na Casa da Virgem Maria e em seguida o taxi nos levou até éfesos. Ao todo acho que gastamos 3h em tudo, pois combinamos com o motorista em nos esperar na outra saída dentro de 2 h (ele que sugeriu, pois é o tempo que as pessoas costumam passar lá dentro, mas depende de cada um é claro.) No mesmo dia ainda visitamos alguns pontos em Selçuk, e de noite tomamos o trem até Izmir.

    - não tenho certeza se tem trem até Bodrum, mas onibus com certeza, e são poucas horas. Se informe melhor em seu hotel quando chegar lá. Deslocamento de onibus na Turquia é bem barato.

    Ah! Sobre ficar em Selçuk e ir até Pamukkale: são 3 h de distancia indo de onibus, entao se quer ir e voltar no mesmo dia, se programe para ir cedo, e lembre-se que serao 6 h de onibus no mesmo dia. Se nao me engano o ultimo horario de onibus para voltar de pamukkale a selçuk (comprando tkts em Pamuk.) era as 16h. Para ver com calma Pamukkale + Hierápolis você vai levar umas 3h pelo menos.

    ResponderExcluir
  8. André17/3/13

    Oi Simone, Obrigado pelo retorno!

    Na realidade, pensamos em fazer exatamente do mesmo jeito que vocês fizeram. Pegar o voo cedinho de Istambul para Denizli e pegar a van para Pamukkale no aeroporto, fazer o passeio no complexo e pegar a van-ônibus no final da tarde para Selçulk, para dormirmos e fazermos o passeio a Éfesos no dia seguinte.

    Do roteiro que havia lhe informado, desisti de Bodrum, pois seria muito corrido. Vamos direto para a Capadócia.

    A dúvida é se ficamos mais uma noite em Selçuk para pegarmos o voo no ínicio da manhã do dia seguinte ou se vamos para Izmir para pernoitar e pegar o voo pela manhã.

    Sem querer abusar, mas estou em dúvida de como sair de Selçuk para Izmir para pegar o voo para Nevesehir ou Kaiseri e gostaria de sua ajuda.

    Vi que vocês foram de trem para Izmir. Compraram as passagens quando chegaram lá ou pela internet? A estação em Selçuk fica dentro da cidade? Tem como ir de trem de Selçuk até o aeroporto de Izmir? Tem ideia de quanto custa um transfer de Selçuk até o aeroporto de Izmir?

    Desculpa pela quantidade de perguntas, mas estou tendo difculdade de organizar este trecho da viagem.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Oi André.
    Que bom lhe ajudar no planejamento. Sobre sua dúvida, ela é tema exatamente do próximo post que vou escrever para o blog, então peço que aguarde alguns dias, assim você lê o artigo completo com fotos e bem mais indicações do que eu daria aqui pelo comentário ok?! ;-)

    Mas adianto que dá para ir de trem tranquilo, é bem central na cidade, dá para comprar na hora, e dependendo do horário consegue ir direto para o aeroporto até (muito cedo ou de noite/madrugada não funciona).

    Até breve!

    ResponderExcluir
  10. Ficou pronto o post sobre deslocamento na região de Selçuk- Éfeso!

    É só acessar este link que está tudo bem detalhado => http://www.flashesdeviagem.com.br/2013/03/turquia-como-ir-de-selcuk-para.html

    E para deslocamentos em Pamukkale, é neste post aqui =>
    http://www.flashesdeviagem.com.br/2013/02/pamukkale-como-chegar-e-sair-da-regiao.html

    ResponderExcluir
  11. parabens pelo blog...minha viagem é para o proximo mes e estava cheia de duvidas em relação a como me deslocar entre as cidades.
    estou com dificuldades em achar um bom hotel para pernoitar em Pamukkale,ja que minha viagem será de aproximadamente 22 hr,estou procurando algo mais confortavel e bem localizado,tem alguma dica?
    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olha Lele, a gente não dormiu por lá, então fica dificil lhe indicar algo.

    A cidadezinha na base de Pamukkale em si é minuscula, não deve ter muitas opções nem nada "chique" por lá. Talvez o melhor seja você descansar em Denizli mesmo, nas proximidades do aeroporto ou da rodoviária da cidade(otogar), e aí no dia seguinte embarcar em alguma van ou ônibus que te deixe em Pamukkale.(deve ser uns 30 minutos de trajeto)

    ResponderExcluir
  13. Que delícia, hein? Já estou morrendo de saudades de lá! Muito obrigado por citar o Esse Mundo É Nosso :)

    ResponderExcluir
  14. Excepcional blog. Tudo bem detalhado, bom estamos saindo com um grupo de 9 pessoas no in´cio de agosto, minha dúvida é a reserva de hotel em istambul, uma vez que iremos fazer o roteiro para capadócia(balão), éfeso e pamukkale, será que poderia me ddar os detalhes deste roteiro ou uma outrasugestão sem seguie esta sequência, os nomes de hotéis inclusive? Como disse chegamos num sábado a istambul e daí não irei ficar toda a semana por lá, minha preocupação é com relação a encotrar vagas após o retorno do passeio pelo interior. Como conseguiu comprar as passagens entre as cidades , uma vez que não cosnegui visualizar nada no site da turkish. Obrigado e parabéns pelo trabalho. Jardel

    ResponderExcluir
  15. Olá Jardel!

    Eu não faço roteiros personalizados, não tenho como te passar todos estes detalhes, porém sugiro que leia alguns outros posts do blog que já escrevi sobre a Turquia e que podem lhe ajudar muito:

    Hotéis Istambul - http://www.flashesdeviagem.com.br/2013/02/hoteis-perto-do-aeroporto-de-istambul.html (se não quiser perto do aeroporto, reserve uma entre as centenas de opções na região de Sulthanamet)

    Pamukkale e região (como ir, etc): http://www.flashesdeviagem.com.br/2013/02/pamukkale-como-chegar-e-sair-da-regiao.html

    Éfeso/Selçuk e região (como ir, hotel): http://www.flashesdeviagem.com.br/2013/03/turquia-como-ir-de-selcuk-para.html

    Quanto ao hotel se possível reserve antecipadamente via internet em todas as cidades já que o grupo é grande. Gosto muito de usar o www.Booking.com, ou o www.Hoteis.com, tente nestas opções.

    A Turkish só vende as passagens de aero, e para visualizar as opções no site ( http://www.turkishairlines.com/en-br/ ) é preciso fazer uma simulação com suas datas de viagem, preenchendo as informações daquele quadrado à esquerda (De/Para + as datas ida/volta + quantidade pessoas).

    Já os trechos de ônibus é dificil de achar online para comprar antes, os que utilizamos compramos todos lá na hora nas cidades mesmo, e eu conto tudo nos posts indicados acima.

    É isso! ;-)

    ResponderExcluir
  16. Em resumo: busque pelo menu TURQUIA aqui no blog, e pesquise e se divirta lendo os posts, com certeza vai te ajudar ainda mais nas dúvidas!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo7/6/13

    Adorei seu blog ! muita informação legal. Só gostaria de perguntar sobre o clima na Turquia, pretendo ir em agosto e espero encontrar calor, pois não gosto de frio..
    Grata
    Leda - Campinas SP

    ResponderExcluir
  18. Agosto é verão na Europa e por lá tb, vai estar calor sim! Busque mais info no site www.weather.com, colocando o nome das cidades na caixa de pesquisa.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo7/6/13

    Simone, muito obrigada pela sua resposta e dica. Muito legal a sua atenção para os comentários. Desejo muito sucesso para o seu blog !

    Leda - Campinas SP

    ResponderExcluir
  20. Anônimo31/7/13

    Simone, só mais uma perguntinha...
    E quanto ao idioma ? o turco é muito difícil. Dá para se virar em inglês/espanhol ? as placas de sinalização são bilíngues ?

    Grata.
    Leda - Campinas SP

    ResponderExcluir
  21. O turco é ininteligível mesmo, e vou te dizer que a língua me soou um pouco "irritante" ao ouvidos até, não é algo muito sonoro não.

    Espanhol descarte, não vão saber mesmo. Inglês tb depende... Nos pontos turisticos e em Istambul é mais fácil achar quem fale, mas no interior do país é mais restrito, não espere que todos saibam (mas tem que tentar!) ;-)

    Com as placas tb é relativo, nos pontos turísticos costuma ter, mas como sinalização de ruas em geral nem sempre. Mas é tranquilo, o povo é receptivo, dá para se virar e se localizar!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo31/7/13

    Obrigada Simone ! embarco neste domingo 04/ago. Muito sucesso para o seu blog !

    Leda - Campinas SP

    ResponderExcluir
  23. Obrigada Leda! E super boa viagem para vcs, aproveite muito, é um país especial e lindo! Se der volta depois contar se as dicas do blog foram úteis!

    PS: se ainda não conhece, segue lá a página do blog no Facebook ;-) => www.facebook.com/flashesdeviagem

    ResponderExcluir
  24. Anônimo15/9/13

    Oi Simone ! Adorei a Turquia ! não imaginava que fosse tão linda tanto na cultura e paisagens. Acabei fazendo um pacote de 4 a 17/ago, aéreo SP/Istambul/SP e demais trechos de ônibus. Grupo de 10 pessoas, fizemos Istambul (maravilhosa), Çanakkale/Troia, Pergamon, Izmir, Efeso, Pamukkale, Konya, Nevsehir/Avanos, Ankara e Istambul novamente. O roteiro de ônibus não foi cansativo pois pernoitamos em 7 hotéis ao longo da viagem, fizemos muitas paradas e então deu para ver tudo com calma e desfrutar a beleza das paisagens ao longo do caminho. Não ficou tão econômico, mas na minha idade já não tenho mais tanto pique e aproveitei a mordomia de já ter tudo programado e bons hotéis rs..rs..

    Sua dicas foram muito úteis quanto aos preços de passeios (balão, adorei !!) culinária e preços de restaurantes, clima e os lugares imperdíveis que você descreveu.
    Mais uma vez, obrigada pela sua atenção e muito sucesso ao blog.

    Leda / Campinas SP

    ResponderExcluir
  25. Obrigada por voltar e passar seu feedback Leda!! Que bom que aproveitou muito bem a viagem, e deu tudo certo no tour, com conforto e sem ficar muito cansada.

    Tb fico feliz que de qualquer forma nossas dicas lhe ajudaram e acrescentaram na viagem! Quando for viajar novamente volta aqui no blog pesquisar! ;-)
    Abraço

    ResponderExcluir
  26. Anônimo4/10/13

    P.S. Esqueci de comentar antes ! Simone, para você ver como seu blog é útil, antes de chegamos à Capadócia, nosso guia disse que o passeio de balão era EU 250 !, daí eu argumentei que já tinha me informado sobre o preço de EU 160 e até citei a Sultan Balloons como referência. Então preço "caiu" para 160 e graças a você economizei EU 90 !!!

    Abraço
    Leda - Campinas SP

    ResponderExcluir
  27. Oi Leda. Legal saber que com nossas referências de preço lhe ajudamos a economizar!! (ou melhor, a fugir de um preço que seria abusivo!)
    Mas você acabou voando com a Sultan Balllons mesmo ou outra empresa? De qualquer forma, todo passeio por lá deve ser uma delícia!
    Abraços, e volte mais vezes para pesquisar sobre outras viagens!


    Acompanhe o blog pelo Facebook: www.facebook.com/flashesdeviagem

    ResponderExcluir
  28. Anônimo6/10/13

    Por isso achei importante a pesquisa no seu blog antes de viajar. Quando mostramos que sabemos o preço certo, evitamos os abusos contra turistas !
    Voei com a Atmosphere Balloons que a nossa guia da Turquia contratou ao preço que eu reclamei de EU 160. Gostei muito, o baloeiro passou todas as instruções em português para o nosso grupo e em inglês (havia várias nacionalidades). Teve tudo o que você mencionou: café da manhã antes, champanhe depois e um certificado. Uma hora de passeio inesquecível.
    Voltarei sempre ao seu blog ! Grande abraço
    Leda - Campinas SP

    ResponderExcluir
  29. Oi Simone, tudo bem?

    Queria saber se tu conheces alguém que já viajou com as companhias áreas (low cost) da Turquia? Pegasus ou essa Atlas Jet? e se tiveram boa experiência ou muita dor de cabeça com elas. Obrigada

    ResponderExcluir
  30. Oi Raquel! Putz, pior que não vou conseguir te ajudar nisso, não sei diretamente quem tenha viajado em uma delas. Mas acredito que sejam seguras e tudo ok sim, estilo outras européias.
    tente dar uma olhada no blog do Diego (Meus Roteiros de Viagem) e do Rafael (Esse Mundo è nosso), pois eles passearam bastante pela Turquia tb e talvez tenham utilizado alguma dessas low cost. ;-)
    Bjo e boa viagem pra vcs!

    ResponderExcluir
  31. Anônimo19/3/14

    Parabens pelos posts! Estou querendo muito ir para Turquia curtir a Lua de Mel com minha noiva. So esta dificil conseguir passagem!
    Obrigado mesmo pelos ricos detalhes dos lugares e passos para a região. Isso ajuda muito quando a gente quer fazer uma boa viagem e que caiba no bolso!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  32. Também agradeço os elogios e fico feliz em ter ajudado! Boa sorte na busca das passagens e futuramente boa viagem!

    ResponderExcluir
  33. Olá, estou querendo fazer Grécia e Turquia. Na Turquia: Istambul e Capadócia e depois gostaria de ir para rodhes, santorine, mikonos e athenas. Você me informar quantos dias gasto na turquia?

    ResponderExcluir
  34. Oi Alexandra
    Tudo depende do seu ritmo e tempo total disponivel, mas acredito que para ver os points principais seria preciso pelo menos 2-3 dias completos na Capadócia, e pelo menos 3-4 em Istambul.

    ResponderExcluir
  35. Ingrid19/9/14

    Simone, seu blog é maravilhoso! Parabéns pela qualidade visual e de conteúdo dos seus posts! Em especial para essa série da Turquia!

    Eu gostaria de pedir sua opinião para o meu roteiro.
    Irei para a Turquia em novembro e, a princípio, minha programação resumida seria:

    14/11 - Saída sexta à noite do Brasil

    15/11 - Chegada sábado à tarde em Istambul e à noite voo para Kayseri (não vamos sair do aeroporto)

    16/11 - Capadócia

    17/11 - Capadócia

    18/11 Voo início da tarde para Istambul

    18/ 11 Tarde e noite em Istambul

    19/11 Istambul

    20/11 Istambul

    21/11 Istambul

    22/11 Istambul

    23/11 Retorno ao Brasil (stopover em Paris)

    Mas agora gostaria de tentar inserir Éfeso e/ou Pamukkale. Será que é possível ou fica muito inviável ir da Capadócia para lá? Você me sugere ir de Kayseri para qual cidade/aeroporto?

    Sendo inverno, ainda vale a pena Pamukkale? Tenho medo de tirar um dia de Istambul e acabar me arrependendo de ir a algum lugar que não valha tanto trabalho, sabe? Éfeso me interesso cada vez que leio mais sobre, então gostaria muito de inserir na rota! Mas como?

    Muito obrigada pela atenção!! Abraços

    ResponderExcluir
  36. Obrigada Ingrid, que bom que está aproveitando as info do blog!

    Quanto ao seu roteiro, achei bacana, mas a questão de inserir Pamukkale ou èfeso a partir da Capadócia está inviável já que você já comprou a passagem de lá para Istambul não?
    Se não se importar de perder a passagem, é possível ir de avião até um dos dois destinos. Se for Pamukkale você faz a busca para Denizli, e se quiser ir até Éfeso aí pode buscar pelo aeroporto de Izmir, que fica a 1h de distância de lá (pois que eu lembre não tem aeroporto em Selçuk, a cidade mais pertinho das ruínas de éfeso, mas pode tentar.

    Pelo seu roteiro, acho que o mais viável seria escolher um ou outro e aí pegar um vôo a partir de Istambul mesmo, na metade da sua estadia por lá. Em termos de tempo de vôo é quase igual da Capadócia para lá, se não me engano para qq um dos 2 destinos é 1:30h. Os sites onde vende passagem são os mesmos que citei neste post.
    Sugestão: ir no dia 20 e voltar dia 21 para Istambul.
    Qualquer um dos 2 destinos em um dia visita tranquilo.

    Leia tb os posts de como chegar em:

    PAMUKKALE- http://www.flashesdeviagem.com.br/2013/02/pamukkale-como-chegar-e-sair-da-regiao.html

    SELÇUK- http://www.flashesdeviagem.com.br/2013/03/turquia-como-ir-de-selcuk-para.html

    (caso opte por fazer como a gente e ir de onibus para estes locais, e depois para Istambul de avião)
    Abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  37. Olá, Simone!
    Tudo bem?
    Estou adorando ver seu blog para planejar minha viagem para a Turquia! Eu e meu marido vamos em julho - sei que é alta temporada e muito calor, mas sou professora e só tenho férias em alta temporada... Como vamos emendar Grécia depois, queríamos ir no verão mesmo.
    Tenho uma dúvida sobre as passagens. Estou pesquisando preços dos seguintes trechos:

    Istambul --> Izmir (de lá vamos ver as ruínas de Éfeso e vamos pegar algum transporte - não seu qual ainda - para Pamukkale, que se não me engano é perto)

    Izmir --> Capadócia (vi voos para Nevsehir e, de lá, provavelmente um transporte fornecido pelo hotel - não reservamos hotel ainda).

    Capadócia (Nevsehir) --> Atenas (porque da Turquia, como já disse, vamos emendar Grécia, Atenas e suas ilhas).

    Minha dúvida é quanto ao preço. Eu fiz uma simulação de voos pela Turkish Airlines (aquele esquema que você sugeriu de múltiplos destinos) e deu 2.960 liras turcas ao todo, para duas pessoas - achei caro! Aí entrei no decolar.com, para comparar preços e ver outras cias aéreas, e vi que o trecho mais caro - estupidamente mais caro - é Izmir --> Nevsehir (os outros dois voos estão entre 50 e 100 dólares por pessoa, enquanto de Izmir para Nevsehir está quase 400 dólares por pessoa).
    Você se lembra se você pagou isso mesmo? Ou será que é porque eu vou na alta temporada? Achei estranho principalmente porque o voo mais barato é o último que vou fazer, da Capadócia (Nevsehir) pra Atenas, que seria entre dois países, então na minha cabeça seria mais caro...
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili! Otimo seu roteiro, Turquia + Grécia vai ser um combo de arrasar!

      Olha, com certeza não paguei este preço ou similar não, pois 400 dolares por um trecho no mesmo país acho bastante caro. Deve ser a data, tente alterar a ordem do roteiro ou colocar a viagem um dia antes ou depois. E faça a simulação também nas outras empresas que citei no texto, uma delas pode ter preço melhor.

      Excluir
    2. Ah! para acessar a capadócia tem também o aeroporto de Kayseri, tente orçar de Izmir até lá e ver se o preço melhora.

      Uma ótima viagem para vc! :-) Depois se der me conta se conseguiu!

      Excluir
  38. Olá Simone! Parabéns pelo site, encontrei dicas muito boas!

    Minha mulher e eu compramos para ago/15 um pacote de viagem de 10 dias para Turquia daqueles com quase tudo incluso! Gostaria de saber quantos euros preciso levar mais ou menos... serão somente 5 refeições que não estão inclusas.. mas sempre tem custos com táxi, lembranças e o famoso passeio de balão!

    O pacote é aquele Turquia espetacular: Istambul, Ankara, Capadócia, Kanya, Pamukkale, Éfeso, Pérgamo, Tróia, Çanakkale e Istambul novamente.

    Você tem alguma informação de custo por dia considerando esses dados que passei?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JV!
      Que bacana, mas lamento não saber lhe informar, até porque alimentação é muito relativo, depende do que se come e aonde. Da mesma forma, depende do que comprar.
      O que posso dizer é que modo geral, e se considerar padrão Europa, achei as coisas na Turquia com um preço muito bom, de médio a barato, depende do local. Em Istambul era um pouquinho mais caro, mas ainda assim acessível. Um prato de comida em restaurante (uma carne/kebab + arroz e saladas custava acho que em torno de R$20 ou menos por pessoa.
      Não sei lhe informar $ de taxis pois praticamente só andamos dentro das cidades a pé ou com transporte público.
      Sobre o passeio de balão, contei mais no post com link abaixo, e que tem uma média de preços =>
      http://www.flashesdeviagem.com.br/2013/02/voar-de-balao-na-capadocia-e-ver-para.html

      Ah! Dá uma olhada tb neste post sobre as comidas de lá! => http://www.flashesdeviagem.com.br/2013/03/comida-na-turquia-do-kebab-aos-doces.html

      Excluir
  39. Parabéns pelo blog! Esse post tá incrivelmente detalhado!
    Vou usá-lo pro meu planejamento *-*
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois volte para nos contar como foi a viagem!

      Excluir
  40. Juliano Moura26/4/17

    Olá Simone, boa noite.

    Muito legal o seu blog. Eu e minha esposa fizemos uma viagem a Turquia e Grécia recentemente e utilizei algumas informações suas que foram importantes para mim.

    Principalmente trecho Selcuk éfesus, viajando de trem. Muito gostoso esse trecho.

    Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber! :-)
      Muito obrigada pelo retorno positivo!

      Excluir
  41. Anônimo15/5/17

    gostaria de descer em Istambul e fazer estes passeios com uma Van, tudo incluído, alguém tem alguma dica? vou no início de julho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Este blog não é no formato de fórum, então pouco provável que outras pessoas irão lhe responder. Para Van, teria que ver nas agencias de turismo de Istambul, ao chegar lá. Não conheço nem nunca vi pacote disso comprando daqui, a não ser que pegue um tour completo pela região com agências de viagem.
      Lembrando que de carro/van, alguns deslocamentos demorarão a noite toda ou mais (até 12h), pois as distancias são grandes.

      Excluir

emo-but-icon

Página inicial item

Pesquisar no blog

Loja Viagema

Reserve seu Hotel

Celular no Exterior

PARA QUEM AMA VIAJAR

Curta no Facebook

Leia Também