Florença - 3 locais imperdíveis na cidade
http://www.flashesdeviagem.com.br/2012/01/florenca-3-locais-imperdiveis-na-cidade.html
Florença, ou Firenze para os italianos, fica bem no meio da Itália, na região da Toscana. A cidade é marcada pela arte renascentista, que se vê retratada através de esculturas e monumentos por toda parte. No verão é muito quente, o que torna andar pela cidade um pouco exaustivo, porém é um mal que pode ser contornado se deliciando com alguns gelatos artesanais, que por aquelas bandas dizem ser o melhor do mundo.
Vale a pena visitar:
PIAZALLE MICHELANGELO
Piazzale significa grande praça em italiano. E Michelangelo... bem, por que lá tem mais uma estátua reproduzindo a principal obra escultórica de Michelangelo: Davi.
Fica meio distante do centro histórico, e é preciso pegar um ônibus pois a subida é íngreme. Lá do alto, a recompensa: apesar da simplicidade do local, só com alguns bancos e uma fonte central, o panorama que se tem da cidade e das montanhas ao redor é incrível!
Fique atento para descer, pois não passam muitos ônibus e o horário é restrito. Além do mais, não achamos local para vender ticket de transporte ali por perto, e dentro do ônibus não tem como pagar. Acabamos indo no onibus "de graça" mesmo...!
Rio Arno e suas pontes
Vista do Duomo da Catedral
O tamanho da praça
Panorama e barzinhos embaixo
Réplica de Davi (Michelangelo)
PONTE VECCHIA
Ponte "vecchia" ou ponte velha, já que sua forma atual data de 1345(!) e é um ícone na cidade. Durante a segunda guerra a ponte não foi bombardeada (diz-se que a mando de Hitler), ao contrário de todas as outras pontes da cidade que cruzam o Rio Arno.
A história é +ou- assim: novamente o tal do Médici, a fim de demonstrar poder e "pôr ordem na casa", mandou reformular a ponte para que a travessia entre seus 2 Palácios (o Pitti- residencial e o Vecchio- governamental) se tornasse mais agradável... Isso porque antes ali havia intenso comércio de carnes, e os açougues costumavam jogar os restos no rio, gerando um odor e visual desagradável para quem passava por ali. Medici mandou incrementar a ponte, criando um corredor exclusivo para sua passagem (corredor "Vassariano", que pode ser visitado) e anos depois obrigou os açougues a sairem dali, mudando o tipo de comércio para algo muito mais "nobre" e bonito: ourivesarias e joalherias! Até hoje a ponte inteira por dentro só tem lojas que vendem jóias, uma ao lado da outra, chiquérrimo e muito curioso!
Ponte vista a partir da Galleria Uffizi
Detalhe (corredor Vassariano em cima)
Vista do rio a partir do interior da ponte
As dezenas de joalherias
GIARDINO DI BOBOLI
Uma jóia escondida atrás dos portões do Palazzo Pitti. O Giardino di Boboli é um ótimo local para passar uma tarde inteira, relaxar, ler, fazer um piquenique, apreciar a vegetação bem cuidada, alguns mini-museus internos e a vista da cidade nos mirantes. Tem que pagar ingresso. Pegue um mapa, pois o local é grande e tem muito a explorar.
Originalmente, o Palazzo foi contruído para a família Pitti (daí o nome do local), que queria exaltar seu poder aquisitivo e rivalizar com os Médici, mas que acabaram falindo diante de projeto tão grandioso, que no final acabou caindo nas mãos de seu "inimigo", que o comprou, ali fixou residência e em seguida iniciou a construção do jardim, em 1550, criando um padrão de beleza e paisagismo tão admirado que depois foi amplamente copiado por toda a Europa. Posteriormente os outros governantes da cidade também moraram ali. A visitação pública iniciou a partir de 1766. O jardim é composto de diversas partes, cheio de esculturas, fontes e até pequenos lagos.
oi Si, como Florença é linda, não tinha a menor ideia...
ResponderExcluirDa primeira vez que fui à Firenze nao visitei o Giardino di Boboli, e agora vou no invernao... nao acredito que vou conseguir ver toda sua beleza. Mas é uma bela dica. ;-)
ResponderExcluirBeijocas e adorei o post!
A cidade é mesmo muito bonita sim.
ResponderExcluirCarina, de qualquer forma acho válido ir lá no Giardino, quem sabe vc não pega um visual de inverno diferente mas também inesquecivel!
Oi, Simone! Tudo bem?
ResponderExcluirSeu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia
Opa! Fiquei feliz pela seleção!
ResponderExcluirAgradeço à Bóia ;-)
A Itália é um sonho ainda não realizado...E Florença principalmente! Belas fotos! Parabéns pelo post!
ResponderExcluirTeu post só fez relembrar meus dias de lua de mel em Florença, é um lugar que pretendo voltar um dia e também explorar regiões mais afastada da Toscana.
ResponderExcluirConheci uma dona de um B&B que ía abrir um curso de 1 semana de culinária para casais no campo e esse é meu sonho.
Bjos
Que delicia de post... preciso retornar a Florença.
ResponderExcluirTanta coisa que não vimos!!!!
Abs
Ótimo achar esse post e o seu blog. Vaijo em Abril e essas dicas são ótimas. Já copiando tudo...rs
ResponderExcluirOi SIMONE
ResponderExcluirCONHECI SEU BLOG ATRAVÉS DO VNV
IREI A FLORENÇA EM MAIO E ADOREI SEU POST
QUANTO TEMPO LEVA PARA CONHECER CADA UM DESSES LUGARES?
VOU FICAR EM FLORENÇA POR 5 DIAS , MAS GOSTARIA TAMBÉM DE VISITAR
ASSIS, PIZA E SIENA.
SERÁ QUE DA TEMPO?
PARABÉNS PELO POST
BJS
ISALMA
Simone
ResponderExcluirVc entoru naquelas filas enormes da Ufizi e da Accademia? Além deste dois e agora dessa idnicação do Giardino. Algum outro museu imperdível? ah sim, há visita do Palazzo ou só dos jardins?
Abraços e surfando muito no seu ótimo blog
Isalma
ResponderExcluirQue bom que veio visitar o blog e gostou!
Depois de algumas viagens passei a achar que 2 dias são muito pouco para conhecer quase qualquer lugar. Florença merece mais que isso. Sugiro uns 3 dias cheios por lá explorando, e se for o caso 2 daytrips (bate-volta) em até 2 dessas cidades que citou ;-)
Jorge
ResponderExcluirObrigada pelas (várias) visitas e o "surf" pelo blog! :D
Tivemos sorte pois não pegamos muita fila em nenhum dos 2 museus, pois não era alta temporada. Se vai em abril deve estar assim tranquilo, em 10-20min entra.
Tem visitação no Palazzo Pitti também, mas não fomos e então não sei dizer se é boa. http://www.palazzopitti.it/site.php Mas os jardins valem a pena, certeza!
Simone, lindo o seu post, me trouxe boas lembranças. Embora seja bem íngreme, dá para ir à Piazzale Michelangelo a pé, eu fiz isso. Subi devagar, apreciando a paisagem; pra descer, então, é melhor ainda! Beijos.
ResponderExcluirSimone, seus post me ajudou muito. Fiz um agradecimento à ajuda generosa dos blogueiros lá no meu blog . Passa lá! http://deunstempospraca.blogspot.com.br/2012/03/pedindo-ajuda-aos-univers-ops.html
ResponderExcluirOla a todos.
ResponderExcluirA história sobre o corredor Vasariano não esta correta.
Ao viajar não se baseie somente em Guias escritos, muito estão errados.
abraços.
Olá Deyse!
ResponderExcluirUé!! Mas saberia então nos dizer qual a história correta sobre a ponte/corredor? Realmente li sobre isto e confirmei em vários artigos escritos. Se possível compartilhe comentando aqui, ou me avise aonde achar mais infos históricas para que eu possa atualizar no post, caso seja realmente diferente do descrito.
Abraço
Si,
ResponderExcluirAmei seu blog,as fotos são lindas e vc tbm.
Como diz o excelente Ricardo Freire,"viajei na viagem".
Dia 02/11/13 estarei em Florença com minha filha e ficarei 5 dias.
Seu blog me ajudou muito.Obrigada.Bjs
Super Obrigada Aparecida! E fico feliz em tê-la ajudado!
ResponderExcluirAbraço e boa viagem, aproveite bastante!
Gostei muito do seu blog, parabéns e obrigado pelas descrições detalhadas.
ResponderExcluirBom, eu tenho vontade de conhecer Florença e gostaria de saber como são os preços de lá (hospedagem, restaurante, compras, etc).
Já agradeço pela atenção.