Loading...

Viajar de avião‬ pela primeira vez: Tudo o que você queria saber mas tinha vergonha de perguntar! ‪

Pesquisas comprovam que o brasileiro tem viajado cada vez mais de avião, batendo recordes de crescimento e até mesmo ultrapassando a quantidade de viagens por ônibus, isso devido aos baixos preços praticados atualmente pelas cias. aéreas, e também pelo aumento de renda da população e as várias possibilidades de financiamento e parcelamento oferecidas, que tornam o sonho de viajar (dentro do Brasil ou para o exterior) cada vez mais possível hoje em dia.

 
Numa viagem de ônibus é só chegar na rodoviária uns 10-15 minutinhos antes do horário, colocar a bagagem no maleiro, mostrar a identidade e o ticket e entrar. Já numa viagem de avião o processo é mais burocrático e cheio de regrinhas sim! Isso não quer dizer que seja um “bicho de sete cabeças” e que você deve desistir por medo de se perder ou passar vergonha. Leia estas dicas e vai sem medo! ;-D

Abaixo um "guia" explicando quase tudo que você gostaria de saber antes de voar pela primeira vez!

Primeira questão: onde comprar as passagens aéreas?
É possível comprar diretamente pela internet nos sites das companhias aéreas, mas pode comprar também pela loja física empresa aérea ou através de agências de turismo/viagem.
Principais Cias Aéreas Brasileiras:

Dica: recomendo já viajar com o hotel ou hospedagem reservado sempre, acho furada chegar na cidade e ficar perdendo seu tempo precioso atrás disso! Reserve na certa pelo site Booking, lá tem milhares de opções, em todas as faixas de preços e para todos os estilos, e normalmente só paga ao chegar no hotel! (e não no ato da reserva/ OBS: verificar condições extras) 

No aeroporto:

1- Chegar no aeroporto com bastante antecedência.

Para vôos domésticos (dentro do Brasil): chegar no mínimo 1h antes.
Para vôos internacionais: chegar 2 horas antes (para Estados Unidos estão pedindo 3h...)
OBS: os guichês de check-in fecham 30-40 minutos antes do embarque, então perdeu este prazo não adianta chorar que não tem mais jeito! ;-)

2- Procurar o balcão da empresa e fazer o check-in. 
Ali você vai entregar suas malas e receber seu cartão de embarque, que diz por qual Portão (Gate) e em que horário deve entrar para embarcar. Não esqueça de levar seu documento e o e-ticket que recebeu por email (+ passaporte se for viagem internacional, e o visto em alguns casos).

Também existem máquinas automáticas para que o próprio passageiro efetue seu check-in, e depois entre na fila só se tiver bagagem para despachar. Se a empresa em que vai voar possui este serviço, você pode tentar antecipar seu check-in ali! Você deve inserir seu CÓDIGO DE RESERVA e outros dados de cadastro para que seu vôo seja identificado.

 Aeroporto: área dos balcões de check-in

SOBRE MALAS/BAGAGENS:
Bagagem de mão: é uma bolsa/mala/mochila de pequeno porte e com itens pessoais que você leva junto dentro do avião. O peso máximo permitido costuma ser de 5 quilos por passageiro. A soma do comprimento, altura e largura da mala deve ter no máximo 115 centímetros. Porque isso tudo? Estas malas vão dentro do bagageiro do avião ou abaixo do banco, e o espaço é restrito, portanto se ela for grande não terá onde colocar. Além da mala de mão, também é permitido levar na mão 1 artigo pessoal (ex: bolsa pequena, casaco, travesseiro).  
DICA/ATENÇÃO: é proibido levar dentro desta mala embalagens com líquidos ou cremes acima de 100ml (seu shampoo não pode estar aqui!), assim como qualquer objeto cortante, arma ou material spray e inflamável. Mande sua tesourinha, pinça, guarda-chuva e canivete na mala despachada, pois caso contrário irão jogar fora ao passar no raio-x!

Bagagem despachada: é aquela que você entrega no check-in e só pega após sair do avião em seu destino. Se sua mala for preta ou de modelo muito comum, procure colocar uma fita colorida ou qualquer outra coisa que possa identifica-la com mais facilidade na esteira, assim evita confusão entre malas iguais. 

3- após fazer o check-in, fique de olho nos “quadros de horários de vôos”. 
São as telas de TV espalhadas pelo aeroporto, mostrando os horários e outros detalhes de todos os próximos vôos. Tem quadros que se referem aos Vôos de Chegada (Arrivals) e outros são sobre os Vôos de Partida (Departures), que é o seu caso se vai voar. Se acontecer alguma alteração de local ou atraso em sua viagem, vai mostrar ali na tela, então confira sempre.

 
4- no horário estipulado no cartão de embarque, acesse a área restrita de embarque para esperar pelo seu vôo.
A partir daqui seu acompanhante ou família não pode mais entrar e ficar junto com você. Não se preocupe com banheiro ou lanchonetes para alimentação, pois lá dentro tem também.
Antes de chegar na sala de espera, você e sua mala irão passar por um "raio-x". Caso os inspetores achem que tem algo estranho ou suspeito lá dentro, será preciso abrir a mala para que eles possam conferir (ver dica sobre Bagagem de mão ali em cima no texto!). Depois disso, siga para seu portão de embarque, fique esperando lá por perto, prestando atenção nos anúncios do alto-falante e também nos quadros de horários. Quando chamarem seu vôo, siga as instruções para embarcar.

 Na área de embarque, só esperando a hora de voar...

Com que roupa eu vou?  
Não precisa viajar com roupa super social, mas também não vá desleixado demais (principalmente em viagens internacionais) para evitar que o pessoal da fiscalização (Receita Federal/Alfândega) julgue sua aparência e fique fazendo muitas perguntas por conta disso. Use roupas e sapatos confortáveis e não muito chamativos, como no exemplo da foto ali em cima, simples mas arrumadinho (jeans com casaquinho de lã)

O que é: Duty Free
São lojas onde é possível comprar mercadorias livres de impostos, e só existem nas salas de embarque para vôos INTERNACIONAIS. Por isso lá os produtos são mais baratos, além de ter muita coisa importada e que você não encontra facilmente em sua cidade. Aproveite! A dica aqui é comprar as coisas na volta, assim não fica com a mala apertada já durante a viagem.


Dentro do avião:

- Entre, coloque sua bagagem no compartimento acima de sua poltrona ou no local mais próximo onde tiver espaço vazio. Se não couber ali, dá para colocar embaixo do banco do assento na frente do seu (em frente aos seus pés).

- Sente e não fique no corredor atrapalhando. Se estiver com crianças ou precisar de algo específico, chame um dos comissários de bordo para lhe ajudar.

- Um comissário de vôo vai se apresentar e indicar todos os procedimentos de utilização e de emergência antes do avião partir. Preste atenção nas explicações, que são dadas em 2 ou até 3 idiomas.

Um comissário de bordo checando tudo antes de vôo

- Acima do seu assento tem vários botões. Geralmente um é de luz para leitura e outro para chamar o comissário durante o vôo. Tem também um botão de rosca que regula o vento que vai sobre a SUA cabeça (então não deixe virado para seu vizinho de assento!).

- Todo avião tem banheiros (2 pelo menos, ou 4), que podem ser utilizados durante todo o trajeto. Tem também cozinha, mas só vá lá se necessitar de algo e não estiver sendo atendido, pois é uma área mais para a tripulação, e não exatamente para os viajantes.

- Todo vôo tem lanche ou refeição inclusa. Em alguns casos são pagos, e aí receberá um cardápio com preços ou a comissária irá lhe avisar. Caso contrário, o lanche, almoço ou jantar será oferecido gratuitamente, assim como as bebidas. Geralmente existem 2-3 opções, e você pode escolher qual deseja. Em vôos de curta duração, é servido uma opção única de sanduiche pequeno ou salgadinho/bolachinha + refrigerante. 

Snacks simples são servidos nos vôos de curta duração

- Dica quente: se não quer passar frio, vá bem agasalhado. Dentro do avião lá no alto a temperatura é bem mais fria, ainda mais se o vôo for de noite. (ah! e tome bastante água durante o trajeto para não desidratar!)

Situações que podem acontecer dentro do avião:
Turbulências – é quando o avião sofre trepidações e sacode. Pode ser bem fraquinha ou mais forte, pode durar só um minuto ou bastante tempo, o que NÃO SIGNIFICA QUE O AVIÃO IRÁ CAIR, então mantenha-se tranquilo que logo passa. Geralmente as turbulências ocorrem quando o avião passa por alguns tipos de nuvens ou massas de ar, e é um fenômeno completamente normal. Se isto ocorrer, a única coisa que deve fazer é ficar sentado em sua poltrona com o cinto afivelado.

Enjôo – já voei muitas vezes, e nunca vi ninguém enjoar. Porém, para quebrar esta regra e me fazer "morder a língua", tenho uma amiga que vôou tempos atrás e foi vomitando o percurso inteiro por causa do nervosismo. Então tente se manter calmo para não passar mal, afinal você está a bordo do meio de transporte mais seguro que existe! Se ainda assim se sentir mal, use os saquinhos plásticos (vulgo “saco de vômito”) que se encontra no bolso na frente do seu assento. Também é bom não exagerar na alimentação antes de viajar e ir com o estômago muito cheio, assim já evita problemas.

Desconforto no ouvido – o avião é "lacrado" e pressurizado, ou seja: apesar de subir muito, é para ter uma pressão agradável lá dentro. Porém tem gente que tem os ouvidos mais sensíveis, e que vai sentir esta diferença de altitude. Seu ouvido pode doer um pouquinho ou estalar, e você pode ficar com a audição um pouco alterada, ouvindo tudo mais baixo do que o normal. Para melhorar tente mascar um chiclete, beber agua, ou ficar abrindo e fechando a boca para “desentupir” o ouvido. Geralmente este problema aparece mais na hora da decolagem ou do pouso, depois melhora com o avião em curso.

Janela ou corredor? Eis a questão.
Depende de você. Se acha que vai adorar ficar vendo as nuvens, a decolagem e o pouso pela janela, então seu lugar é ali. Mas se você é daqueles inquietos, ou que precisam caminhar para ativar a circulação ou ir ao banheiro com frequência, seu lugar é o corredor, pois aí não precisa ficar pedindo licença e incomodando ninguém para sair do seu banco. O pior local é sempre o banco do meio, quando são agrupados de 3em3 ou 4em4 por coluna. Ninguém gosta, mas alguém tem que sentar ali. Se não tiver outra opção na hora de comprar a passagem, fazer o que né... 


E por último... Bons modos: a não ser que você seja um privilegiado que pode viajar na Executiva ou na Primeira-classe, o avião é um ambiente bastante apertado, muito mais do que os ônibus. Além disso, não tem circulação de ar natural, já que não dá para abrir as janelas. Ou seja: sons, cheiros e movimentos excessivos inevitavelmente vão atrapalhar e “invadir o espaço” de quem está ao redor. Portanto se controle, evite ficar falando ou ouvindo música muito alta e não leve comidas quentes ou com cheiro forte (coxinha e salgadinho cheetos nem pensar!). A boa educação e gentileza também pede que você levante o encosto do seu banco nas horas das refeições, assim seu vizinho de trás terá mais espaço e conforto para comer. Mantenha  seu calçado no pé se tem chulé, não force o bate-papo com a pessoa ao lado se ela não quiser, e evite conversar demais nos horários em que as luzes estão apagadas e todos estão dormindo. Ocupe seu espaço tranquilamente e respeite o do outro.


Ao sair do avião / DESEMBARQUE:

- espere sentado em sua poltrona até o avião parar completamente e liberarem

- retire sua bagagem de mão e todos os seus pertences e desça do avião

- siga o fluxo de pessoas e as indicações pelos corredores do aeroporto. O primeiro local que você precisa ir é na área para retirar sua bagagem (procure placas escrito: “Baggage Claim”). Chegando lá, espere próximo a esteira que estiver indicando o número do seu vôo para pegar sua bagagem. Enquanto isso, pegue um carrinho para colocar todas as malas juntas e facilitar o transporte.

Esperando a mala chegar na esteira de bagagens

- passe pela Imigração: para entrar em uma cidade é quase sempre preciso passar por esta área de checagem (na forma de "cabines"). Ali vão pedir seu documento ou passaporte, e podem lhe fazer perguntas sobre o objetivo de sua viagem e onde irá se hospedar. Se estiver com tudo em dia é bem rapidinho, em 1-2 minutos cadastram os documentos e te liberam! 

- pegue um traslado/transfer: é o transporte terrestre do aeroporto até o hotel e vice-versa.  Tem gente que já deixa o transfer pesquisado e reservado antes, mas se não for seu caso é só sair do aeroporto e procurar por ônibus, vans ou táxis para fazer o percurso. Tem aeroporto que tem ônibus urbano comum ou metrô que leva direto até o centro da cidade, com tarifas bem baratinhas. Pergunte a respeito disso em algum posto de Informação Turística dentro do aeroporto. 

- se instale no hotel ou casa da pessoa em que irá ficar, coma alguma coisa, pegue indicações de direção ou um mapa, e depois saia para passear e curtir sua viagem! :-D

E mais:
Siga o blog no Facebook
Acompanhe as fotos no Instagram




Viajar de avião 6501305750454231262

Postar um comentário

  1. Muito boas as dicas iniciais. Faltou talvez só citar os totens de self check-in, em vôos domésticos. Meu primeiro vôo foi para o Japão em 1995, então com 14 anos, e ainda lembro da desidratação que passei durante a ida. (afinal, o ambiente interno é ressecado) Bastaria apertar o botão e chamar a aeromoça, ou stewardess, como se dizia na época. Fico no aguardo das dicas avançadas. Eu, por exemplo, saio correndo do avião em vôos internacionais, pra pegar pouca fila na imigração, rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Sim, tem estas dicas também Hideaki, obrigada por compartilhar! Porém a idéia era passar como funcionam os aeroportos e o vôo para quem nunca vôou mesmo, então são coisas básicas, mas que com certeza quem não conhece o ambiente se "assusta" um pouco e demora à acostumar. E quem sabe se a pessoa ler este post antes fique mais tranquila!

    Pensei sobre a máquina de check-in, mas acho que isso já é para um viajante mais "avançado" de certa forma, que sabe o que é um código de reserva e tem familiaridade com os documentos e o procedimento. Vou adicionar no post que existe isso, mas sem entrar a fundo no assunto. ;-)

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das explicaçoes. Mesmo já estando habituada a "voar" sempre é bom reler pois podemos esquecer algo. Parabéns e Sucesso

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/11/12

    Muito bom este post, ajudou muito!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada! Eu nunca andei de avião (farei minha primeira viagem no dia 15 de dezembro, Porto Alegre - São Paulo). Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  6. ZuzoBem Gara28/11/12

    Na hora de se levantar PELO AMOR DE DEUS não se apoie no encosto da poltrona à frente.
    Nem fique chutando a poltrona com o joelho.
    E tome um banhozinho antes de embarcar. (Esta vale principalmente para americanos e europeus.)

    ResponderExcluir
  7. Anônimo24/12/12

    Gostei Bastante me ajudou muito!Vou fazer minha primeira viagem daqui a 1 semana e queria tirar dúvidas! Me ajudou muito!@
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo21/1/13

    Adorei...vou viajar pela primeira vez de avião no dia 10 de fevereiro, Juiz de Fora-Rio de janeiro...isso vai me ajudar muito*-*

    ResponderExcluir
  9. Bom ainda tenho 15 anos só fiquei com um pequena duvida quantos anos são nescessarios para poder viajar para fora do brasil? posso ser jovem mais na hora de viajar não quero passar vergonha e nen me perder com informaçoes

    ResponderExcluir
  10. Olá David Danilo. A maioridade para viajar desacompanhado é de 18 anos. Antes disso é possível tb, só que precisa ter autorização dos pais por escrito. Para ser sincera, não sei onde se valida esta autorização ( pois não é qq papel escrito e pronto)' dá uma pesquisada no Google. ;-)

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2/2/13

    Pode tirar fotografias dentro do avião ???

    ResponderExcluir
  12. Pode tirar foto dentro do avião sim, sem problemas! Dá para fotografar a decolagem, dentro do avião (sem exagerar e incomodar os outros) e lá de cima também.
    Só vão proibir se tentar tirar fotos com aparelhos eletrônicos como celular, smartphone,tablet e afins, durante a decolagem e pouso, momentos em que estes aparelhos precisam ficar desligados. Se for foto com câmera fotografica normal pode ser em qualquer momento do vôo.

    ResponderExcluir
  13. Beatriz21/2/13

    Bom dia!!! Parabéns pelo trabalho!!
    Tenho que fazer uma viagem de Campinas para Fortaleza. Estou com muito MEDO!!! Medo não sei do quê, precisamente. Apenas medo de ficar com MEDO dentro do avião!!!
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo21/2/13

    Tenho um medo enorme,na verdade é uma fobia como faço pois estou perdendo inúmeras oportunidades.

    ResponderExcluir
  15. Não precisa ter medo não, é muito tranquilo! (não fica sacudindo, nem cruzando com outros veiculos e virando toda hora igual ônibus, acho bem mais sossegado)
    Se pesquisar, vai ver que os indices de acidentes são muuuuuito menores do que nas rodovias, e pegar a estrada quase ninguém tem medo! Então vá com fé e coragem! Se o medo for muito mesmo, vá em um médico antes, explique a situação e peça algum remedinho que ajude a acalmar para tomar antes de embarcar.
    Se for uma fobia extrema mesmo, aí precisa de ajuda de terapia (psiquiatra ou psicologo) para tentar resolver. Funcionou bem com uma amiga minha.

    ResponderExcluir
  16. posso apresentar a CNH durante a apresentaçao do documento??

    ResponderExcluir
  17. Se for para viagens nacionais (dentro do Brasil) pode apresentar a carteira de motorista sim Odair! A CNH é um documento válido e com foto. Outra opção é o RG, que funciona inclusive para países do Mercosul (porém, eles pedem que seja um RG "atualizado" e em bom estado, tirado a no máximo 10 anos atrás)

    Para vôos internacionais (com exceção do mercosul acima), o doc é o passaporte mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo8/3/13

    Minha mulher vem pro Japão a primeira vez e nao fala e nem entende nada, so que ela vai ter que fazer conexão, trocar de aeronave e despachar as bagagens denovo, será que alguém da companhia ajuda ela a fazer isso? Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Olha, normalmente não ajudam, não tem ninguém especial para isto, costuma ser cada um por si, os atendentes apenas indicam onde ir e como proceder. Mas se ela é uma pessoa de mais idade ou tem alguma deficiência aí pode solicitar acompanhamento especial ao desembarcar.

    Se a conexão inclui duas empresas aéreas diferentes (passagens compradas separadas), aí ela está "por conta própria" mesmo. Mas não tem segredo, é pegar as malas na esteira e procurar pelo balcão de check-in da outra cia aérea. Siga as placas ou diga a um dos funcionários que está em uma conexão.

    Para minimizar o esforço com as bagagens, o melhor é pegar aqueles carrinhos de metal que o aeroporto disponibiliza para colocar as malas, assim fica mais fácil de circular lá dentro com elas, até poder despachar de novo no próximo check-in.

    Se a dificuldade é a língua, por precaução leve escrito em um papel o que deseja, em inglês e também em japonês se for o caso. Assim, se ela "se perder" na conexão, fica mais fácil tentar pedir alguma ajuda. Escreva algo do tipo: "preciso pegar meu vôo de conexão com a empresa "X" para o lugar "tal". Onde devo ir?" Ela pode mostrar a passagem, mas por precaução nunca a entregue para ninguém.

    ResponderExcluir
  20. o que eu faço se der uma crise de pânico dentro do avião,tipo fobia ,falta de ar,esse tipo de coisa,o comissário está capacitado a me ajudar ?nunca voei..

    ResponderExcluir
  21. sim, eles tem um certo treinamento para situações assim e poderão te auxiliar. E tb tem máscara de oxigênio para questões médicas se precisar.
    Mas o melhor de tudo é vc esquecer isso e não ir com esse pensamento. Se já se antecipar pensando nisso e se apavorando, a chance de ocorrer é maior. Pense que não vai ter nada, não tem necessidade de estressar, pois voar é muito tranquilo de modo geral. ;-)

    ResponderExcluir
  22. Anônimo13/3/13

    Quantas horas demoramos de Portugal para Nova York?

    ResponderExcluir
  23. Anônimo14/3/13

    Vou para o Japão com minha filha de 1 ano,nunca viajei de aviao não sem falar nenhum outro idioma
    oq fazer?! estou entrando em panico de tanto medo rs!

    ResponderExcluir
  24. Simulando de Lisboa para New York deu no mínimo 9h de vôo, depende da empresa aérea e das paradas (conexoes). Média: entre 9 à 12h de viagem.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo acima (que vai ao Japão):

    Não tem fórmula pronta, o segredo é justamente não ficar se antecipando pensando besteiras e fomentando o medo. Relaxe, medite, encare como qualquer outra viagem e embarque com confiança, é só uma viagem, nada mais.
    Como vai estar com bebê pequeno, tem que se manter centrado e equilibrado, pois é o responsável por ela. Lembre-se: avião é o meio de transporte mais eficiente e seguro que tem! E se o problema é o idioma, sempre tem a mímica, ou mostrar a passagem para alguém e pedir ajuda... dá-se um jeito, fique tranquilo que vc chega lá, não vai ser o primeiro nem o último que viaja sem saber idioma, em aeroportos estao acostumados. ;-)

    ResponderExcluir
  26. Anônimo20/3/13

    Amei!!!Parabéns
    me ajude ai kkkk
    vou viajar para Perth na Australia irei visitar meu filho
    sairei de Salvador(BA) pegarei um avião para s.Paulo quando eu chegar la tenho que pegar minhas malas para outra avião ou eles despacham???Quando comprei minha passagem ja comprei de Salvador X são Paulo X Africa X Perth.
    estou com um pouco de medo pois é minha primeira viagem internacional kkkk.Vc me ajuda ????

    CIDA CRESPO

    ResponderExcluir
  27. Oi Cida!

    Então, se comprou a passagem toda junta e integrada pela mesma empresa aérea, é quase certo que as malas sejam enviadas direto ao destino final, em Perth. Aí durante as paradas no meio do caminho (conexões), você não precisa fazer nada, é só aguardar o horário e ir até o outro portão estipulado para embarque.

    De qualquer forma sugiro que pergunte e confirme quando estiver fazendo seu check-in em Salvador. Pergunte se a mala vai direto até o destino final (Perth), e se você precisa fazer novo check-in em um desses aeroportos intermediários. A atendente vai te explicar direitinho (guarde os tickets de embarque que ela lhe der até o final do trajeto).

    Boa viagem, tomara que dê tudo certo! (e vai dar sim!) ;-)

    ResponderExcluir
  28. Anônimo20/3/13

    Uauuuuuuuuuuuuuuuuuu Dependendo de vc ja tô la KKKK
    Obrigada vc é um amor.Deus te abençoe


    Cida Crespo

    ResponderExcluir
  29. Anônimo23/3/13

    Oi.. Boa noite!!
    Eu queria comprar minhas passagens direto no guichê, mas será por outra pessoa, ou seja, sem a minha documentação. Há algum problema na hora da compra? Será que pedem alguma documentação, já que é uma reserva somente para agosto?! obx:(viagem internacional)

    ResponderExcluir
  30. Sim, tem problema.
    Uma outra pessoa pode até comprar e pagar a viagem para você, porém a passagem é sempre emitida EM NOME DE ALGUÉM, e com os dados de seus respectivos documentos. No caso de viagem internacional, costumam já colocar o número do passaporte (mas ACHO que tem como colocar outro doc primeiro e depois mudar, se ainda for fazer seu passaporte).

    E na verdade não existe RESERVA de passagem para agosto, existe a compra (e depois se vc quiser alterar a data terá que pagar para remarcar). As cias aéreas normalmente reservam por 24 ou 48h um bilhete, chegando no máximo a 1 semana de reserva em alguns casos especiais.
    Então, se outra pessoa for comprar para você, certifique-se de que ela leve seus documentos ou pelo menos os números anotados, lembrando que terá que apresentar estes mesmos documentos na hora da viagem, e os números e o nome precisam ser iguais ao que foi passado na hora da compra. O nome tem que ser sempre completo, redigido IGUALZINHO ao que está no passaporte ok?

    Lembre-se, para quase qualquer alteração em dados de passagem é preciso pagar taxas, que não são baratas, como 50-100 dólares, então fique atento e planeje com calma antes de comprar.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo24/3/13

    Muito Obrigada :)

    ResponderExcluir
  32. Anônimo25/3/13

    Oie Simone!!!!
    Olha eu de novo aqui kkk
    Quando fui tirar meu visto para Australia me cobram 500,00
    Foi então que minha nora entrou na internet e ela mesmo tirou e pagou 250,00 e o visto que ela tirou tem validade de um ano.
    VOU PASSAR 30 DIAS.FUNCIONA ASSIM MESMO???
    Beijocas

    Cida Crespo(Salvador Bahia)

    ResponderExcluir
  33. Olá Cida
    Nesta fico te devendo a resposta, não sei como funciona a emissão de vistos para a Austrália. O seu visto que cobraram 500 reais é para um ano também? Se sim, o que pode ter ocorrido é que você solicitou através de um despachante, e eles cobram taxa de serviço, enquanto ela deve ter ido direto no site oficial, e aí não tem taxa extra alguma.

    ResponderExcluir
  34. Anônimo25/3/13

    Ok Querida!!!!
    Vc sempre ajuda kkk
    Ate o dia do meu embarque vou te alugar muitãooooooooooooo
    O que seria de nós sem vc!
    Bjs

    cida Crespo

    ResponderExcluir
  35. Olá Simone :D
    Vou viajar dia 15/04
    Eu posso levar junto comigo um travesseiro e um coberto ou algo que me esquente?...
    Estavo lendo suas Dicas e vi que eh muito Gelado lá dentro :/
    Beijos ' :D

    ResponderExcluir
  36. Oi Thiago!

    Se seu vôo é internacional não precisa levar nada, pois eles fornecerem travesseirinho e cobertor para todos. Agora, se for vôo curto ou nacional, aí não tem. Se quiser levar pode, mas lembrando que permitem embarcar no avião com só 1 bagagem de mão + 1 item pessoal (então escolha travesseiro OU cobertor - ou coloque uma manta fininha dentro do travesseiro para criar 1 volume só, senão podem "encanar" com isso)

    Mas também não é tãaaaao frio dentro do avião assim não! Tem gente que fica só de camiseta, vai de cada um. Normalmente quando o vôo é noturno e de maior duração é que a cabine começa a ficar bem gelada, por causa do ar condicionado interno. E nos assentos perto das saídas de emergência é mais frio também.

    Se for vôo de 2-3h não precisa nada disso, vai só com um agasalho de moletom que já deve funcionar ok?! ;-) Boa viagem!

    ResponderExcluir
  37. Obrigado Ajudou Muitissimo :D
    vÔo de 7h eh de Cuiaba - Macapá
    Entao nao tem muita nessecidade :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Anônimo27/3/13

    Os números dos assentos ficam em que parte na poltrona? Tem alguém da tripulação para ajudar a localizar a poltrona, ou eles estão muito ocupados nessa hora do embarque?

    Alexsander

    ResponderExcluir
  39. Boa pergunta Alexsander!

    Os números dos assentos NÃO ficam nas poltronas, eles ficam indicados em cima, nos bagageiros. Fique atento se seu número equivale a poltrona da janela, meio ou corredor (tem uns desenhinhos ao lado que ajudam a entender).

    Na verdade, não são só números. Todo assento é um NÚMERO + uma LETRA (ex: 20A,15E,etc). Os números são as fileiras (sendo que a fila 1 é a mais perto do piloto), e as letras equivalem a cada assento naquela fileira (na largura do avião).

    A tripulação lá dentro pode te ajudar sim, embora só se for solicitado ou se eles perceberem que você está meio perdido ali, pois não tem como ajudar um a um que entra no avião.

    Siga a legenda da etiqueta acima das poltronas, não é complicado, quando estiver lá vai perceber. Na porta do avião os comissários já indicam em que CORREDOR você deve entrar (da direita ou esquerda), aí é só achar primeiro a fila (número) e aí o assento específico (letra).

    Deu para entender? ;-) Boa viagem!

    ResponderExcluir
  40. Anônimo27/3/13

    Oi Simone.
    Sim, ficou claríssimo! Estava até com vergonha de uma dúvida que aparentemente é infantil, mas detesto pagar mico. Agora estou seguro quanto a isso. Obrigado pela gentileza em responder claramente e tão prontamente.

    Alexsander

    ResponderExcluir
  41. De nada, fico contente em ajudar!
    (embarcar com insegurança nunca é bom mesmo, pode parecer bobeira mas ter mais informações já ajuda a aliviar e iniciar a viagem com mais tranquilidade);-)

    ResponderExcluir
  42. Poxa...isso tudo me ajudou muito...Obrigada querida, Simone...

    ResponderExcluir
  43. Vou viajar dia 1º de maio para Santa Catarina... quais são as chances de a bagagem ser extraviada?

    ResponderExcluir
  44. Anônimo7/4/13

    Vou comprar passagem sem reserva de voo por ser dependente de comissária de bordo.Terei dificuldades para embarcar, tanto na ida quanto na volta?Como funciona?

    ResponderExcluir
  45. Minha resposta aos 2 últimos comentários é: não sei.

    É IMPOSSÍVEL (para qualquer pessoa) prever as chances de uma bagagem extraviar. E no caso da passagem sem reserva, o mais fácil seria você perguntar a respeito para a própria comissária de bordo da qual é dependente, ela deve saber mais detalhes.

    ResponderExcluir
  46. Anônimo11/4/13

    Simone eu ricardo nao sei qual o lugar que vou me ajustar no vool como posso saber

    ResponderExcluir
  47. Oi Ricardo
    Se na confirmação de compra da passagem que recebeu (em papel ou por email) não estiver escrito o número do seu assento ("seat", em inglês), então provavelmente você só vai saber na hora que fizer o check-in para embarcar. A não ser que você ligue para a agência ou na parte de reservas/compras da própria empresa áerea.
    Em passagens bem promocionais é um pouco comum o assento não vir pré-marcado. Se não precisa sentar junto com outros da família é só esperar, que no check-in tudo se resolve.

    ResponderExcluir
  48. Marisa wazen22/4/13

    Olá!!
    Querida simone muito obrigado tuas dicas foram ótimas..
    mas ainda estou nervosa vou viajar,com meu esposo e meu bebê no dia 28/05 de Porto Alegre a salvador
    eu tenho um problema..
    tenho sindrome do pânico estou com muito medo que me dê uma crise dentro do avião não quero pagar micô,estou mais apavorada pois o avião vai fazer escala no aeroporto tom jobim são mais 45 minutos dentro da aeronave
    você tem alguma dica pra mim.
    obrigado,Marisa

    ResponderExcluir
  49. Oi Marisa

    É como já escrevi para outros acima: fique tranquila e sem ficar imaginando que algo vai acontecer! O fato de você ter síndrome de pânico não será necessariamente relacionado e acionado se a questão do avião não tiver nada a ver com o assunto que costuma te desencadear os ataques. Mas na dúvida, mesmo se não tem fobia a avião e seus ataques nada tiveram a ver com isso, procure se manter calma antes, e durante o vôo se distrair conversando, ouvindo música, vendo filme ou qq entretenimento. Verá que rapidinho passa e vai dar tudo certo!

    Muita gente consulta um médico e toma algum medicamento calmante antes de embarcar. Se achar que deve faça isso também, mas não tome nada sem prescrição médica ok! (até para não misturar com seus outros eventuais remédios)

    Cruze os dedos, bota um sorriso no rosto pensando em como vai ser legal chegar lá em Salvador e curtir e embarca! ;-D Boa viagem para você!

    ResponderExcluir
  50. Anônimo23/4/13

    Olá meu nome é Fernanda, estarei indo para a Alemanha em Setembro, estou com dúvida quanto o que levar na bagagem, vc pode me ajudar? Levo uma mala grande? Obrigada

    ResponderExcluir
  51. Fernanda: Setembro já é outono por lá não? Sugiro que leve pelo menos 1 casaco bom e bem quente, e outras blusas e peças que possa sobrepor e ir tirando/colocando aos poucos se precisar. Já viajamos para Europa no outono e era bem friozinho, então se prepare! (leve uma meia calça para por embaixo do jeans, senão suas pernas podem gelar) ;-)

    Fora isso, o tamanho da mala e quantidade de coisas que vai levar é com você!(e depende de quantos dias vai ficar) Menos peso para puxar e volume inicial de coisas é sempre melhor, aí sobra um espacinho na mala para trazer uns presentinhos.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo26/4/13

    Olá, meu nome é Osvaldo, comprei duas passagens pela internet, recebi o voucher com um código localizador, mas não recebi o e-ticket. Posso fazer o check-in na empresa aérea com esse localizador e aí receber o cartão de embarque na hora ou necessariamente preciso receber antes o e-ticket pelo e-mail para poder embarcar?

    ResponderExcluir
  53. Anônimo26/4/13

    pode mudar de lugar dentro de voo se eu quero?

    ResponderExcluir
  54. Oi Osvaldo

    Não tem problema não, tem muita empresa que não manda um e-ticket mais específico mesmo. Imprima o voucher com seu localizador, e na hora do check-in eles lhe darão o cartão de embarque. Eu sempre levo o papel impresso, mas além disso o que eles pedem mesmo é o passaporte (se for vôo internacional), e através dele verificam no sistema.
    Com o número do localizador você também consegue fazer seu "auto-check in" nas máquinas eletrônicas da empresa, que ficam na frente ou ao lado das filas, com a função de agilizar.

    ResponderExcluir
  55. Pode e não pode!... Normalmente você tem o seu lugar e deve se sentar nele, porém após fecharem as portas do avião, se houver espaços vazios e você preferir se mudar para lá é possível. Só que irá ficar mais longe do bagageiro com sua mala (que estaria em cima de seu assento anterior), o que pode dificultar um pouco na hora de pegar a mala para sair do avião, já que o corredor é estreito e fica cheio de gente em pé assim que o avião pára.

    ResponderExcluir
  56. Anônimo27/4/13

    Me ajuda por favor!! Vou fazer minha primeira viagem internacional para alemanha dia 07/07/2013 as passagens foram compradas na alemanha e enviadas,para meu email, e só imprimir e levá-las ao balcão da companhia no dia da viagem? O que devo apresentar na imigração já que não falo alemão??

    ResponderExcluir
  57. Isso, imprime e leva no check-in, junto com seu passaporte.O PASSAPORTE é a chave de tudo quando se esta no exterior, seja no aeroporto ou até no check-in do hotel.

    Na imigração não precisa falar nada, só chega e entrega o passaporte (e se te derem um papel para preencher dentro do avião entrega junto). Se a imigração resolver falar algo ou perguntar vai ser provavelmente em inglês. Se não souber, responda "I don't speak english" ou "no english"...

    É sempre bom levar junto seus papéis de reserva de hotel, pois as vezes no papel que entregam dentro do avião é pedido o endereço onde irá ficar na cidade, e aí você preenche com os dados do hotel. Assim, eles sabem que vc tem um lugar fixo para ficar ao chegar lá.

    ResponderExcluir
  58. Olá Simone,

    Irei fazer uma viajem para Holanda pela agencia Condor, daí irei pegar meu voo em Recife para Frankfurt e de Frankfurt para Amsterdão, essa será a minha primeira viajem internacional ( e sem acompanhante), domino o inglês mas estou com um pouco de medo quando eu estiver em Frankfurt, pois pelo o que eu vi o aeroporto é enorme e só terei 2 horas para achar o promixo embarque e voo, estou com medo de perder esse voo para Amsterdam, tudo foi comprado pela mesma agencia. Quanto a essa troca de voo ha caso de perder o voo ou eu me perder lá ??

    ResponderExcluir
  59. Olá Nel

    Que existe a chance existe sim. Mas quando uma empresa ou agência vende a "passagem casada" assim (junta), é porque eles consideram que é possível fazer neste tempo a transição, e inclusive em muitos casos existem rotas personalizadas para isso, que vai direto ao próximo embarque.
    Então se foi marcado assim não se preocupe tanto, só fique atenta ao desembarcar para a sinalização de transfer/conexão, ou com a passagem na mão pergunte para a pessoa da empresa que estiver ali fora que ela irá te indicar o caminho. Lembrando que suas malas provavelmente irão direto ao destino final (mas confira isso quando despachar aqui no Brasil), e portanto não terá que se preocupar com isso.

    ResponderExcluir
  60. Anônimo6/5/13

    ola. ..vo fazer minha primeira viagem internacional para tete,mocambique na africa,e meu voo faz conexcao em jhoanesburgo o que eu faco estou com umas duvidas por que nao falo outro idioma so o pirtugues mesmo esto preocupada so na hora que eu desembarca em jhoanesbusgo quando agente chega la eles ja encaminham agente para sala de espera pro proximo voo que vai para tete como comprei a passagem da mesma companhia aerea eu nao vo precisa de trocar a passagem em jhoanesburgo nao ne...me ajuda preciso de umas dicas !!!

    ResponderExcluir
  61. Olá!
    Sua pergunta já está praticamente respondida nos comentários acima do seu, favor ler os outros comentários para pegar estas dicas.

    Se não sabe nada de inglês, procure pedir informações para as comissárias de bordo ainda dentro do avião, ou logo que sair procure alguém da empresa e mostre a passagem com o destino final,para que possam lhe indicar o caminho. (se comprou a passagem junta, é bem provável que lhe dêem o ticket dos 2 trechos já na hora de embarcar no Brasil, mas pode variar de empresa para empresa). Boa sorte e boa viagem!

    ResponderExcluir
  62. tenho que ir para salvador sou aqui de sp mas estou com medo do meu ouvido tampar e nao voltar mais a aldiçao ja ouvir falar que tampa os ouvidos da maioria das pessoa e a primeira vez e estou apavorada so por esse motivo me ajude susan

    ResponderExcluir
  63. Susan,
    já dei umas dicas sobre isso +ou- no final deste post mesmo, no item "Situações que podem acontecer dentro do avião => desconforto no ouvido"
    Mas não se apavore ou preocupe com isso, porque só acontece com poucas pessoas, e normalmente não é nada assim dramático, e depois de descer do avião você volta a ouvir normalmente, não tem risco de ficar surda não!! hehehe
    Vá sem se preocupar com isso. Sua viagem é curta e sem grandes diferenças de altitude, é quase certo que não vá sentir nada. E se sentir, recorra as dicas acima que já deve resolver. ;-)
    Abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  64. Anônimo10/5/13

    Legal as dicas! Meu primeiro voo foi entre Recife e o Rio de Janeiro. O meu voo foi à noite, mas foi bem tranquilo, teve até uma turbulência fraca, mas nada que desse medo. O que mais marcou foi a decolagem, lembro-me que senti fortes dores no ouvido e uma leve perca de consciência (rsrsrsrs). Com 4 ou 5 minutos de voo tudo voltou ao normal, e a dor de ouvido, mesmo na aterrisagem, foi menos sentida.

    ResponderExcluir
  65. Nossa, nunca vi ou ouvi falar em leve perda de consciência não, acho que foi algo psicologico, ou então vc cochilou um pouco na decolagem! ;-) (eu entro no avião e já vou dormindo, parece que dá sono mesmo)

    ResponderExcluir
  66. Anônimo11/5/13

    Olá ! Ficarei em NY com minha filha mais velha enquanto meu marido irá com nossos familiares para Orlando em companhia de nossa filha de 12 anos. Depois nos encontraremos na Flórida pra retornarmos juntos ao Brasil. Pergunto;
    Que tipo de autorização preciso fazer ? Obrigada
    Maisa

    ResponderExcluir
  67. Maisa, acredito que nesta circunstancia você irá tirar o visto b2 mesmo, de TURISMO. Afinal, vcs estão indo para passear, e não trabalhar ou estudar. De qq forma, quando for preencher os formulários as categorias estarão lá todas explicadas e poderá conferir, mas é praticamente certeza.
    Se vão juntos como família tirar o visto, acho que não tem necessidade de dizer que irão se separar por lá, só fale os lugares que passarão (cidades).

    ResponderExcluir
  68. Obrigado pelas informações! Foram úteis e fáceis de compreender!

    ResponderExcluir
  69. Pode levar perfume sim, mas tem algumas restrições Wellington. Se for levar na sua mala de mão ( qq bagagem que fique com vc após fazer o check-in), pode ter NO MÁXIMO 100ml, se não eles jogam fora ao passar no raio x, e não adianta reclamar. Então se quer levar um perfume ou qualquer creme acima de 100ml, coloque na mala que será despachada no check-in.
    Comprar perfume no duty free pode, mas tem que manter na sacola e embalagem original fechada com a nota fiscal.

    ResponderExcluir
  70. Anônimo15/5/13

    Porque nos voos internacionais é proibido abrir a janelas?

    ResponderExcluir
  71. Bianca16/5/13

    Simone, gostei muito do post, mas to preocupada com a minha viagem..
    Vou para San Diego e meu vôo faz conexão em Washington, chegando lá às 6:35 a.m e partindo para San Diego as 8:18 a.m. Dizem que a imigração sempre é no aeroporto de conexão quando se trata de EUA, então provavelmente passarei pela imigração e alfandega em Washington mesmo, mas tenho medo de não dar tempo para fazer a conexão, afinal é praticamente só uma hora e meia e talvez eu ainda tenha que despachar novamente a bagagem. Vou pela United e quando comprei a passagem (não no site da companhia), o operador me disse que voos com conexão curta provavelmente a própria companhia despacha a bagagem (minha conexão é com a própria United), sempre tenho que pegar a bagagem na conexão?? Tem algum lugar que vejo se a companhia que vai despachar?. É a primeira vez que viajo e estou uma pilha só de pensar. Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  72. (respondendo ao anônimo acima...)
    Não só em vôos internacionais é "proibido" abrir as janelas, mas nos nacionais também!! Os vôos em aviões comerciais são todos lacrados, é impossível abrir as janelas, pricipalmente porque isso acarretaria dano ao avião e as pessoas lá dentro. Como o avião voa muito alto, lá em cima é bem mais frio do que no solo, e a pressão atmosférica por causa da altitude é muito maior, então é inviável vir vento de fora. As cabines são todas fechadas e pressurizadas, senão teríamos dor de cabeça, tontura, falta de ar, podia explodir os tímpanos do ouvido... é inviável. Nunca viu em filme quando quebra um vidro ou abre a porta do avião o estrago que faz?? (inclusive sugando as pessoas para fora...).
    Só helicópteros e avioes menores que voam em baixa altitude possuem janelas que podem ser abertas. ;-)

    ResponderExcluir
  73. OI Bianca! Olha, acho que não precisa se preocupar tanto. Se a agência vendeu a passagem com esta conexão e pela mesma cia, é porque dá tempo de fazer o procedimento.
    Quando vendem assim junto e com pouco tempo entre os vôos, quase sempre a mala é despachada até o destino final mesmo. Aliás, de modo geral é quase sempre assim, só em exceções que se retira no meio do caminho, ou quando o vôo comprado separado e em 2 empresas totalmente diferentes. Mas para ter certeza, o único jeito é perguntar na hora que fizer o check-in aqui no Brasil, não tem como saber antes.

    Quando o avião estiver perto da hora de pousar em Washington, provavelmente darão instruções pelo microfone de como proceder caso tenha conexão, então fique atenta nos anúncios (devem anunciar em português e inglês, já que o vôo sai daqui do BR).

    ResponderExcluir
  74. Bianca17/5/13

    Simone, muito obrigada mesmo. Fico mais tranquila com o seu retorno. Seu post realmente está me ajudando muito! Já deixo aqui minha parabenização a você pela iniciativa de ajudar o pessoal que está viajando pela primeira vez =D. Antes de eu ir, passo aqui de novo para reler tudo! =D

    ResponderExcluir
  75. Olá Simone, irei viajar de avião pela primeira vez, a minha dúvida é
    em saber diferenciar o que é conexão e o que é scala?? me explica por favor..!! desde já Obrigada!!!! Elizete

    ResponderExcluir
  76. É bem simples Elizete, veja só:
    ESCALA: é quando o avião pousa em algum lugar no meio do trajeto, para que alguns passageiros desembarquem ou embarquem. Neste caso você não sai do avião, só fica esperando lá dentro até que conclua esta etapa e prossiga o vôo até seu destino final.

    CONEXÃO: é quando você tem que trocar de avião para chegar até um destino. Ou seja, você tem que descer em um aeroporto e lá pegar outro vôo para continuar. Sendo assim, dá para concluir que conexões são mais "demoradas e trabalhosas" do que escalas.

    Ajudou? ;-)

    ResponderExcluir
  77. É bem simples e mais rápido para chegar ao destino desejado.

    ResponderExcluir
  78. Super Valida as dicas vou viajar pela primeira vez de avião de férias no ano que vem de são Paulo para Florianópolis mas já estou tenso só de pensar meus parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  79. Oi Simone, boa noite.
    Vc disse que os aviões tem 2 ou mais banheiros.
    Eles são localizados onde? Um na parte da frente e outra na parte de trás?
    Adorei suas dicas, vou viajar pela 2ª vez (a 1ª eu tinha 5 anos e não lembro de nada) então como tenho Síndrome do Pânico estou nervosa. Então preciso pegar uma poltrona +ou- perto do banheiro e no corredor, pq ficar no meio ou na janela vai me deixar mais nervosa.
    Obrigada.
    Lucilla

    ResponderExcluir
  80. Isso, os banheiros podem estar na frente e/ou lá no fundo também Lucilla, depende da aeronave e do tamanho. As comissárias de bordo antes do vôo tentam mostrar indicando com as mãos aonde estão localizados. Em cima da área dos banheiros costuma ter um indicativo luminoso com bonequinhos (masculino/feminino), e que dá para ver sentado nas poltrona mesmo, no fim do corredor. Se os bonequinhos estiverem vermelhos ou escrito (OCUPPIED) é porque os bwc's estão ocupados, e se estiverem verdes é porque estão livres.

    Assim, vc já sabe antes mesmo de levantar, embora muitos vão até lá mesmo assim e ficam ali esperando perto da porta até o outro sair, não tem problema.
    Fique tranquila viu, voar de avião é bem mais simples do que se imagina, vai dar tudo certo! Abraço e bom vôo!

    ResponderExcluir
  81. Obrigada pela resposta. Só mais uma coisinha que lembrei agora. Comprei duas passagens juntas, na hora de fazer p check-in pelo site é separado? Cada pessoa tem que apresentar um papel diferente ou é um papel para as duas pessoas?
    Ah, a cozinha é SEMPRE na traseira do avião?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  82. Se as duas pessoas estiverem sob o mesmo número de reserva (localizador), o check-in pelo site será feito uma vez só, e mostrará os 2 passageiros para vc confirmar. Se for 2 números diferentes, aí tem que fazer o processo 2 vezes, ou levar 2 papéis impressos no aeroporto. (já se for o mesmo número basta uma impressão) ;-)

    Deu sorte que eu estou online e te respondi rapidinho! hehehe

    ResponderExcluir
  83. Ah sim, entendi :) E a cozinha, sempre fica na parte traseira do avião?

    ResponderExcluir
  84. Depende. Aviões pequenos e médios sim, mas alguns gigantes como Boeing ou Airbus as vezes tem suporte de cozinha no meio também. Se seu vôo é nacional, deve ser atrás.

    Mas não se preocupe antecipadamente com tudo isso. Na hora nada impede de você chegar e ver ou perguntar. Tem muita gente que se levanta e dá uma andada pelo avião, principalmente se o vôo for longo acima de 4h (é bom para ativar circulação pernas).
    E a comida eles trazem até vc, não precisa ir lá!(se quiser algo, aperte o botão de chamar a comissária, ela virá até seu assento)

    ResponderExcluir
  85. Ah sim, entendi. Outra dúvida. Eu vou para o Maranhão. Vou sair de Ribeirão Preto até Brasília e de Brasília até Imperatriz. Só que de RP até BSB o avião faz conexão em SP de uma hora. Qnd eu voltar pro avião, o número da poltrona é a mesma? E enquanto eu espero em SP, preciso fazer algum tipo de check-in de novo? Ou é só aguardar pro próximo vôo?
    Eu perguntei sobre a cozinha pq alguns cheiros me enjoam, então quero sentar um pouco distante.

    ResponderExcluir
  86. Se embarcar em outro avião o numero da poltrona é outra, esta sempre escrito no cartão de embarque. Neste seu caso acho que não precisará outro check-in não, mas confirme com o pessoal da cia aérea como proceder na conexão. Coloquei outras dicas a respeito em alguns comentários acima, favor verificar.

    ResponderExcluir
  87. Anônimo3/6/13

    Oi Simone, meu nome é Thaís, e gostaria de saber algumas coisas. Farei minha primeira viagem sozinha, de Uberlandia MG - Vitória ES. Comprarei as passagens pela internet, e gostaria de saber o que receberei por email que eu precise apresentar? Outra coisa, como eu ficarei poucos dias (2 ou 3), não levarei muita bagagem. Levarei apenas uma mochila. Mas como algumas coisas nao podem ir comigo, minha mochila poderia ser despachada no check-in ou só bagagens maiores? Vi no site da minha linha aerea que meu voo até Vitoria fará 2 escalas, entao eu não precisarei sair do aviao? Ultima coisa. Comprarei passagens de ida e volta.. Como farei com a volta? Já retiro tudo que preciso pra ida e volta no email antes de embarcar, ou antes de voltar preciso retirar alguma coisa tambem? Tenho muitas duvidas, pode me ajudar, Simone? =/
    Abçs.

    ResponderExcluir
  88. Oi Thaís
    Respondendo:
    - o que te mandarem por email imprima ao menos 1 via, sendo que o mais importante mesmo é o papel onde tem um "código de reserva" e/ou numero "localizador", e logo abaixo a descrição dos passageiros e vôos. Leve este para o check-in.
    - Pode despachar mochila sim, só acomode tudo bem protegido pois no meio das outras malas grandes pode quebrar alguma coisa. Muita gente passa um plástico por fora da mochila para proteger o tecido e impedir que mexam nos bolsos pequenos de fora. Se conseguir, o ideal seria levá-la na cabine com você, aí será bem mais répido, pois ao desembarcar é só sair direto, não precisa ficar esperando na esteira. (mas aí fique atento ás restrições: liquidos e cremes só abaixo de 100ml, e nada de objetos pontiagudos, cortantes, sprays... enfim, checar com calma...)
    - se é ESCALA não deve precisar sair não. As comissárias de bordo indicam pelo microfone dentro do avião como proceder, minutos antes do avião descer. Fique atenta e siga as instruções. Em caso de dúvida, pergunte à elas.
    - se comprou junto, no mesmo papel do código de reserva que vier por email estará descrito seu vôo tanto de ida como de volta. É este mesmo que vc mostra na volta, não enviarão mais nada por email.

    ResponderExcluir
  89. Anônimo4/6/13

    Obrigada pela ajuda, Simone!
    Estou mais tranquila. Qualquer duvida que surgir eu volto haha.
    Abçs! ;)

    ResponderExcluir
  90. Anônimo6/6/13

    querida simone,meu irmao de 16 anos vai viajar pela 1 vez sozinho e de aviao;ele tem um leve retardo mental e problema na audiçao.gostaria de saber se algum comis.de bordo ira cuidar dele em toda a viajem. tera escala e precisa de troca de aeronave.obg
    luana

    ResponderExcluir
  91. Oi Luana
    Não sei te dizer com exatidão, mas acredito que sim, pois eles colocam alguém para ajudar em caso de idosos ou deficiente físicos, e essa pessoa ajuda levando até a aeronave e no desembarque também.
    Acho que é importante você (ou quem for junto com ele) mencionar esta necessidade de acompanhamento para a atendente do check-in, e aí eles chamarão alguém para isso.
    Dentro do avião não tem muito o que cuidar, mas é só chamar que as comissárias vem (e elas dão uma olhadinha especial a mais nestes casos e quando tem criança sim).
    Se o vôo dele tem ESCALA (e não CONEXÃO), então ele não precisará sair do avião, que vai parar na metade do caminho para embarque e desembarque de alguns mas vai continuar depois até o destino final, então é só esperar lá dentro. Veja direitinho o que está escrito na passagem (escala ou conexão), e confirme no check-in qual será o procedimento (esperar ou troca de avião).
    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  92. Anônimo7/6/13

    muito obrigada pela sua ajuda.espero q ele chegue bem ao seu destino final.estou muito nervosa.

    ResponderExcluir
  93. Anônimo7/6/13

    oi...
    vou para Fortaleza no dia 21 e na hora de comprar a passagem pela internet meu nome foi digitafo com um L a mais ficou Allice, tem algum problema na hora do check in?

    ResponderExcluir
  94. Acho que não vai ter problema não Alice, mas não tem como garantir (se fez por agência ligue lá e verifique se tem como mudar ou se pode deixar assim). Nós já voamos com um problema na escrita do nome do meu marido também, e não houve nenhum problema.
    Acho que o que não pode mesmo é ter sobrenome diferente do que aquele que consta no passaporte (se for viagem internacional)ou no documento de identificação que irá apresentar.

    ResponderExcluir
  95. Anônimo8/6/13

    obrigadA...

    ResponderExcluir
  96. Marianna13/6/13

    Olá Simone, estou querendo fazer uma viagem pra Montreal e ao comprar a passagem notei que tenho escala em Miami e gostaria de saber, se, por causa da escala eu teria que ter além do visto do Canadá o visto dos EUA também, pois passo cerca de 4:20 em Miami e troco de aeroporto. Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  97. Provavelmente sim Marianna! Não entendo tão bem desta parte, mas sugiro que veja nas regras da empresa aérea (telefone para esclarecer), ou pesquise na internet o tema "Visto de trânsito EUA", acho que é assim que chama o visto temporário para estas situações. (ainda mais se tem troca de aeroporto, vão pedir algo sim!)

    ResponderExcluir
  98. Marianna14/6/13

    Pelo que eu pesquisei, é preciso sim o visto C-1 ou algo do tipo, para os EUA msm, obrigada pela ajuda! :)

    ResponderExcluir
  99. Anônimo19/6/13

    As dicas são muito boas, mas acho que faltou dar mais detalhes para passageiros em conexão.

    ResponderExcluir
  100. É mesmo, falta um pouco mais de info sobre conexões, e estou respondendo estas dúvidas pelos comentários. Quem sabe eu não faça um novo post só sobre isso, vou deixar listado aqui. (é que este post acima já estava tãaaaao grande que parei por ali!! ;-)

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde Simone, moro no interior da Bahia tenho 14 anos.. tenho uma tia que mora na Alemanha a 10 anos, ela é casada.. agora em setembro faço 15 anos e meu presente vai ser passar duas semanas lá,quero algumas dicas pra quando eu descer do aviao, só vai ter alemão lá?
    e para eu desembarcar vai ter alguma placa indicando em portugues?
    me ajudaaaaaa, beijos e obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  102. Oi Ana Eulalia! Que presentão você ganhou hein, uau! :-)

    Bom, o que posso te dizer é que quando você desembarcar a maioria das pessoas serão alemãs ou estrangeiras sim. Não terá placas em português, é sempre no idioma local e mais em INGLÊS.

    Nas cabides da imigração quem vai te atender TALVEZ pergunte algo em inglês, aí você indica e gesticula que não sabe falar o idioma (o importante é mostrar o passaporte para eles, muitas vezes eles não falam absolutamente nada). No avião eles entregam também um FORMULÁRIO, que as vezes tá só em inglês, e você precisa preencher e entregar junto na imigração (o formulário fica com eles, o passaporte eles só olham, carimbam e te devolvem. Muito cuidado para não perder passaporte, é seu documento mais importante enquanto viaja!)

    Se não entender o formulário que te derem no avião, peça ajuda a alguém que fale português e que esteja nos bancos ao redor, ou chame uma das comissárias de bordo (que fale português ou espanhol) para te ajudar.

    O que eu sugiro: saia do avião com calma, deixe várias pessoas irem na sua frente, e vai seguindo atrás delas. Onde a maioria for você vai junto. Eles irão primeiro até a esteira para pegar as bagagens e depois até a imigração, e só aí para a saída (onde sua tia provavelmente estará lhe esperando=> no Desembarque Internacional).

    Como você é novinha e pelo jeito não sabe inglês, procure "fazer amizade" e pedir ajuda para algum adulto brasileiro que estiver no vôo. Explica a situação para eles e aí você fica meio perto deles nesta parte final dentro do aeroporto.

    OBS: Como vc é menor de idade precisa levar uma permissão dos seus pais para poder embarcar no avião! ;-)

    ResponderExcluir
  103. Anônimo25/6/13

    Boa noite,

    Uma dúvida:shampoos, cremes, perfumes que contem acima de 100mL podem ser levados na bagagem despachada na embalagem original?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  104. Pode sim, sem problemas! (Acho que até melhor assim, para não gerar dúvida sobre o que é)

    Coloque num saco plástico ou necessaire, só p/ evitar problemas caso vaze dentro da mala ;-)

    ResponderExcluir
  105. Anônimo27/6/13

    Oi Simone, obrigada pelas dicas do shampoo.
    Outra dúvida: quanto a medicamentos, por exemplo anticoncepcional, neosaldina, dorflex e afins, tenho que ter receita para embarcá-los tanto na bagagem de mão quanto na despachada?

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  106. Olha, se vc tiver as receitas é bom levar para garantir, mas nunca pedem. Minha sogra é diabética por exemplo, e embarcou com uma necessaire grande cheia de remédios, e ninguém questionou nada.

    Mas se "encanarem", você precisaria ter a receita dos remédio tarja preta ou vermelha (antibióticos). Estes de uso corriqueiro que vc comentou não precisa nada não. (mas sempre sugiro que leve a bula junto, tanto para confirmação do que são os comprimidos quanto para consulta caso precise tomá-los)

    ResponderExcluir
  107. oi estou viajando pela primeira vez, e gostaria de saber que dentro da aeronave podemos acessar a internet, obrigada.

    ResponderExcluir
  108. Boa pergunta Nea. A resposta é: depende!

    Algumas (poucas) empresas aéreas já estão oferecendo wi-fi gratuito no ar (como a Norwegian, Turkish Airlines e Hong Kong Airlines - e talvez Air France e KLM), mas a maioria ainda não. Então é preciso verificar. Normalmente eles pedem que se desligue os aparelhos de celular e eletrônicos na decolagem e no pouso, preste atenção nos anúncios e só utilize após liberarem.

    Ativar o wi-fi também não quer dizer que poderá navegar livremente na internet, as vezes ele é utilizado apenas para acessar um serviço específico da cia aérea, como no caso da Gol por exemplo => http://www.voegol.com.br/pt-br/servicos/gol-no-ar/paginas/default.aspx

    Enfim... de modo geral a resposta para a sua pergunta neste momento é NÃO, salvo raras exceções. Mas não custa procurar pelo símbolo de wi-fi no avião, ou perguntar para os comissários de bordo, já que as aeronaves se renovam constantemente, e as empresas estão se movimentando neste sentido, já que os clientes gostariam deste serviço de internet no ar.

    ResponderExcluir
  109. Anônimo9/7/13

    Ola ,Simone ! Comprei passagens pela Tam ,e não veio os n´meros doa assentos ,precisava sentar com meus dois filhos ,Como Faço p saber??? obrigada

    ResponderExcluir
  110. Se no email (e-ticket) não veio marcado os assentos, vc pode acessar o site da empresa (no caso www.tam.com.br) e clicar lá no botão azul à esquerda "Serviços e Reservas". Coloque ali seu identificador da resreva e sobrenome, aí conseguirá acessar os dados da sua reserva. Se os assentos ainda não estiverem indicados, procure a opçao que permite marcá-los.

    ResponderExcluir
  111. Mayumi10/7/13

    Olá! Muito boa a matéria, para quem está viajando pela primeira vez, esclarece muitas coisas.

    A minha dúvida é a seguinte:
    Vou levar uma mala grande para viagem internacional e queria levar mais uma pequena meio vazia, para poder colocar as coisas que vou comprar na viagem, como roupas e outras lembranças.
    Existe tamanho mínimo para bagagem despachada?

    E outra situação: se eu decidisse levar essa mesma mala pequena como se fosse minha mala de mão, eu medi e ela deu 115cm de soma linear, porém sem contar as rodinhas e o puxador. Essas partes contam também na hora de medir?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  112. Oi Mayumi

    OLha, a principio não tem tamanho minimo para despachar, mas pense que se for muito pequeno pode estragar pois estará no meio de malas grandes e pesadas.

    Outra coisa: mala vazia = possibilidade imensa de mala estragada! Então não envie mala vazia, pois ela vai amassar ou quebrar com o peso das outras sobre ela. Minha dica é: preencha os espaços com um monte de plástico bolha, pois é leve e vc pode ir jogando fora durante a viagem e abrindo espaço.

    Não sei se a medida de 115 conta com as rodinhas, acho que não. As malas de viagem tem um tamanho meio padrão P, M e G. Se for a P (aquela menorzinha), geralmente pode ir dentro do avião. A média não.

    Veja mais algumas infos neste link da Gol: http://www.voegol.com.br/pt-br/viaje-sem-duvidas/viaje/fazendo-as-malas/Paginas/fazendo-as-malas.aspx (vá tb no item "bagagem despachada", ali em cima do texto)
    Espero ter ajudado.
    Já conhece nossa fanpage no FB? => www.facebook.com/flashesdeviagem
    ;-)

    ResponderExcluir
  113. Ah! Uma outra dica que também dá para fazer: levar a mala pequena cheia de coisas DENTRO da mala grande! (E aí quando for enchendo vc tira ela de dentro e usa em separado) ;-)

    ResponderExcluir
  114. Amanda F. Souza12/7/13

    Adorei o blog!!!
    Tenho uma dúvida!
    Tenho algumas restrições alimentares e estou indo para o méxico.
    Não consumo nenhum tipo de produto que sea de origem animal. Já entrei em contato em fóruns mexicanos do tipo, e tbm com os restaurantes da cidade via email, e eles me disseram que os produtos que eu encontro com facilidade aqui nos mercados, lá são um pouco difíceis de achar.
    Queria levar algumas coisas mais básicas, como por ex pts de soja (aquela seca, que vem nos saquinhos), creme de leite vegetal, enlatados de carne de soja, etc.
    Sei que na verdade, levar comida, mesmo na mala despachada é proibido, mas já vi gente que conseguiu levar.
    O que você acha Simone, me arrisco? Posso ter alguma complicação maior caso seja pega com esses produtos?
    Lembrando que não é nada perecível, e vou levar tudo embalado em sacos vedados para impedir qualquer vazamento...

    Muito obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  115. Não sei dar certeza Amanda. Se for produtos industrializados não costuma dar problema, mas se forem "naturais demais" como sementes ou grãos a granel podem confiscar sim. Procure checar as restricões de bagagem mais específicas no site ou pelo telefone da cia aérea que irá embarcar, e veja o que lhe aconselham. Punição não haverá, mas pode ficar sem e podem inclusive abrir sua mala sem vc por perto para tirar, o que é bem chato.

    Acho tb que vc não deveria se preocupar tanto em levar muita coisa, afinal toda cidade tem comida, tem vegetarianos e vegans, quando estiver lá peça conselhos no hotel ou para os habitantes locais que devem te indicar algum mercado ou local sim! A não ser que vc esteja para uma cidade muito pequena e/ou restrita.

    ResponderExcluir
  116. Boa noite Simone! Parabéns pelo seu post tão detalhado e de imensa utilidade para quem vai viajar de avião. Estou muito apreensivo pq viajarei para Buenos Aires daqui a uns 20 dias e como NÃO TENHO PASSAPORTE, irei com o RG (menos de 10 anos de emissão e com foto recente. O grande problema é que percebi que a data de expedição e o numero do documento estão meio borrados... devido a marca do próprio plastico que envolve o documento e o suor.. estou apavorado pq não terei tempo de providenciar outra identidade devido o prazo que eles dão para entregar! Minha dúvida é a seguinte: se eu levar minha carteira de trabalho vc acha que eu consigo embarcar?? Na verdade da pra ver o ano da emissão (2011)mas o dia e o mês estão ruins... O que eu faço?? Me ajude por favor!

    ResponderExcluir
  117. Oi Leonardo.
    Olha, se não dá tempo de fazer outro vá com esta mesmo, e não se apavore, provavelmente não deve dar em nada. O documento não precisa ser 100% novo, mas sim recente (o meu eu tinha 10 anos na foto por exemplo, então não daria). A não ser que os dados estejam mesmo ilegíveis não deve haver problemas. Mas na dúvida e para garantir leve outros documentos com foto, como por exemplo a carteira de motorista (que tem o número do RG nela).

    ResponderExcluir
  118. Muito boa as dicas!

    Estou indo fazer um intercâmbio nos EUA no próximo mês,
    não sei o idioma, tenho só noção de básico do básico, rs.

    Meu voo fará escala no México e em Chicago e finalmente pousando no
    Kansas.
    Quais as dicas para quem não sabe o idioma local? Caso necessite de informação
    será tudo em inglês ou sempre tem alguém que fale em português?
    Quanto a entender as placas de indicação - quais as mais importantes:
    imigração, escala, etc etc... Como posso identificá-las e entender sem muuita
    dificuldade?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  119. Olá Queren

    Sugiro que leia a resposta que dei ao comentário da Ana Eulália, um pouco mais acima. Mas de forma resumida é +-isso:

    Quando você desembarcar a maioria das pessoas serão estrangeiras sim. Não terá placas em português, é sempre no idioma local e mais em INGLÊS.

    Se tiver alguma dúvida de como proceder nas conexões, peça ajuda ainda dentro do avião a alguém que fale português ou chame uma das comissárias de bordo (que fale português ou espanhol) para te ajudar e indicar como fazer.

    O que eu sugiro: desça do avião com calma, deixe várias pessoas irem na sua frente, e vai seguindo o fluxo atrás delas, e observando as placas acima. Onde a maioria for você vai junto. Eles irão primeiro até a esteira para pegar as bagagens (em inglês: luggage) e depois até a imigração, e só aí para a saída. O caminho que leva até a esteira costuma ser meio único, ou está bem indicado, não é uma área aberta livre com vários lugares onde dá para ir, portanto é improvável que se perca. Por isso digo: siga o fluxo (!!) ;-), e na dúvida peça informação (nos postos de INFO).

    ResponderExcluir
  120. Anônimo16/7/13

    Vou viajar pela primeira vez e não quantos ml pode leva na bagagem de mão e nem na mala poderia passar para mim

    ResponderExcluir
  121. Na mala de mão pode no máximo alguns poucos frascos de até 100ml, mais do que isso confiscam (inclusive perfumes). A maioria das pessoas leva embalagens miniaturas de shampoo, condicionador e sabonete ali. Na mala despachada não tem restrição, mas tem que usar o bom senso. Se tiver muita coisa liquida ou cremosa lá dentro e perceberem no raio x, pode ser que queiram abrir para ver o que é. Trazer vinhos ou bebidas por exemplo, se não me engano são no máximo 6 unidades.

    ResponderExcluir
  122. Anônimo19/7/13

    Olá comprei tres passagens pela TAM ida e volta e não vieram o numero das poltronas, quero saber se na hora de fazer o chequim se tem como pedir para ficar juntos com meus pais.

    ResponderExcluir
  123. Olá! Já respondi isso nos comentários anteriores (acima do da Mayumi), mas segue abaixo novamente:
    Se no email (e-ticket) não veio marcado os assentos, vc pode acessar o site da empresa (no caso www.tam.com.br) e clicar lá no botão azul à esquerda "Serviços e Reservas". Coloque ali seu identificador da resreva e sobrenome, aí conseguirá acessar os dados da sua reserva. Se os assentos ainda não estiverem indicados, procure a opçao que permite marcá-los.

    Acho que se quer garantir que fiquem juntos, faça a marcação pela internet antes, embora seja raro que coloquem 3 passagens compradas juntos em assentos separados (só ocorre se qdo vc comprou os tickets o vôo já estava quase inteiro cheio e com assentos restritos espalhados). Mas não custa garantir, ;-)

    ResponderExcluir
  124. Anônimo22/7/13

    Olá Simone, meu nome é Fran.
    Vou viajar p fenando de Noronha . O voo de ida sai de Campinas e tem conexão em Belo Horizonte e Recife, todos pela Op. Trip. O voo de volta é pela trip até Recife e pela Azul até Campinas. Vou viajar com a família. Como tem conexões e, parte da viagem de volta é pela azul minha dúvida é: Tem como marcar os assentos para irmos todos juntos? Como e quando eu faço isso?
    Outra dúvida: E a bagagem, tenho q pegar e despechar novamente em todas as conexões?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  125. Olá Fran

    Peço o favor que leia os comentários logo acima do seu, pois eu respondi praticamente a mesma dúvida. Procure no site das empresas pelo item "reserva/ minha reserva/ meus vôos" ou algo assim, e aí coloque os dados para acessar e tentar marcar os assentos. Só se a passagem for muito promocional é que não permitem marcar assentos (ou tem que pagar um extra), mas não é muito comum isso no Brasil, raro mesmo.

    Sobre bagagem, acredito que na ida (tudo pela Trip) provavelmente irá direto até o destino final (Noronha), mas sempre pergunte na hora do check-in no aeroporto para confirmar. Na volta não tem jeito: 2 cias aéreas diferentes e sem vínculo = 2 despachos de mala.

    Espero ter ajudado! Aproveitem muito!
    E curtam nossa página no FB: www.facebook.com/flashesdeviagem

    ResponderExcluir
  126. Marcia24/7/13

    Olá, e adorei as dicas...
    bom,vou viajar em Dezembro para Belo Horizonte, e volto para o Rio de Janeiro em Janeiro... Vamos eu, meu namorado, e a minha mãe, e é a 1° vez que viajamos de avião,na hora de comprar a passagem pela net perguntam quantos adultos são, no caso 3, e dão um preço por ex. 170,00 na tam, esses 170,00 são para os 3 juntos ou é 170,00 para cada um?
    Tem 3 poltronas uma ao lado da outra?

    ResponderExcluir
  127. Oi Márcia!

    O valor mostrado é POR PESSOA, para facilitar e não precisar ficar dividindo para saber quanto dá cada um. Conforme você seleciona os trechos e clica no botão prosseguir, aí sim aparece na coluna lateral (geralmente à direita) a cotação total e com as TAXAS (pois as vezes o preço inicial ainda não inclui taxas de embarque e aeroporto). Tem que ir simulando e lendo tudo direitinho, para ver se está indicado mesmo 3 pessoas e etc.

    Para vôos curtos como o seu, as empresas usam aeronaves pequenas, que geralmente são 3 poltronas de um lado, corredor central e + 3 do outro lado, então dá para sentarem juntos sim! ;-)

    ResponderExcluir
  128. Oi Simone,

    Viajo de avião desde quando estava na barriga da minha mãe Kkk...
    Só que nunca fiz um voo internacional ( já fiz um para Buenos Aires mais foram apenas 4 horas de duração)... em todos os meus vôos sinto um enorme desconforto no estômago na Hora da aterrissagem , existe algo que possa me ajudar com esse desconforto... meu voo sai de Vitória vai Pra Guarulhos e de lá vou para Zurich (Suíça), o voo para a suíça tem duração total de 10 horas, Adoooro viajar de avião (pra mim não existe meio de transporte melhor), só que no meu voo para Buenos Aires senti uma fobia e uma falta de ar que nunca senti antes, oque posso fazer para ficar mais calmo? (Tendo um metabolismo muito avançado e por este motivo nenhum calmante funciona comigo ( dramim, diazepam, rivotril, acalmil... Kkk Nada mesmo) já tomei de tudo pra tentar dormir no aviã o...
    Enfim estou suuuuuper acostumado aeroportos e aviões, mais ainda assim estou meio tenso

    ResponderExcluir
  129. Anônimo26/7/13

    Olá Simone
    Vou para Istambul dia 13/10, tenho conexão em Paris mas sigo com a mesma empresa para Istambul, será que preciso fazer a retirada da bagagem? Como é na chegada em Istambul, o que preciso fazer, há possibilidade de negarem minha entrada no país? gostaria de algumas dicas, meu hotel fica próximo a praça Taksim.
    Obrigado pela ajuda!
    Elaine

    ResponderExcluir
  130. Oi Junior
    Olha, se você está tendo fobia e se sentindo enjoado, o melhor mesmo seria pedir uma indicação a um médico. Acredito que tudo isso seja reflexo de nervosismo, então o que sugiro é que você tente se distrair durante o pouso (e decolagem). Leve algo para fazer, uma palavra cruzada, revista ou algo assim (já que eletrônicos não pode nestas horas), ou converse com alguém ou mesmo coma algo bem gostoso... enfim, tente distrair e ficar tranquilo, já voou outras vezes e sabe que é seguro. ;-) Boa viagem!

    ResponderExcluir
  131. Elaine
    Dá uma lida nos outros comentários, já respondi bastante perguntas sobre conexões. De modo geral a mala deve ir direto até o final, mas confirme na hora do check-in.
    A chegada em Istambul será igual descrito ao final do post, seguindo aquelas etapas, é sempre assim.
    Que há CHANCE de te negarem a entrada há sim, mas é muito pouco provável mesmo, a não ser que esteja sem documentos ou com comportamento anormal e desconfiem de você por algum motivo. Muito raro mesmo, vá tranquila.

    ResponderExcluir
  132. Thiago1/8/13

    olá,
    vou viajar pela primeira vez com destino de goiania à uberlandi com conexão em campinas(sp)
    não sei como fazer conexão me ajude,

    desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  133. RENATA3/8/13

    bom ,detestei a companhia gol ,primeiro,foi pela imenso barulho do avião,poltronas rasgadas,durante viagem que fiz durante 3 horas não houve um lanche e nem agua para beber,deviamos comprar,pelo preço da passagem e tempo de voô tenho em minha concepção que deveria pelo menos sevir um lanche,pois qdo viagei pela tam foi 50 minutos e tomamos um belo lanche.PERDI MEU VOÔ ,POIS NA DOCUMENTAÇÃO ELES NÃO COLOCAM SE A VIAGEM E DIURNA OU NOTURNA ENTÃO MUITAS VEZES NOS CONFUNDIMOS O HORÁRIO DA VOÔ,FIU COMPARA OUTRA PASSAGEM ME COBRARAM 1000% ACIMA DO VALOR,NA MINHA OPINIÃO COMO HAVIA PERDIDO ELES DEVERIAM COBRAR MAS DAR UM DESCONTO,POIS PAGUEI 3 VEZES A MAIS COM A COMPRA DE IDA E VOLTA QUE PAGUEI.COMPREI LEMBRANCINHAS FRAGEIS,FIZ PACOTES REFORÇADOS,QDO PASSOU PELO CHECKIN O RAPAZZ JOGOU MINHAS CAIXAS,FUI RECLAMAR ELE DISSE QUE A COMPANHIA NÃO SE RESPONSABILIZAVA,COMO NÃO SE RESPONSABILIZAR NOS PAGAMOS TAXAS PARA TER CUIDADO COM NOSSAS MERCADORIAS,ENFIM,CHEGOU BEM CASA TUDO QUEBRADO,MERCADORIAS ESSAS QUE FORAM CARAS.ENTÃO CAROS COLEGAS EVITE ESSA COMPANHIA NÃO PRESTA,NÃO TEM CUIDADO COM AS MALAS,SE VC PERDER UM VOO ELES NÃO TE AJUDAM,E A UNICA COISA QUE ELES FAZEM E COLOCAR UM CARDAPIO COM PREÇOS ALTOS PARA VC COMER NO AVIÃO.MINHA NOATA E ZERO PARA TUDO DESSA COMPANHIA,NUNACA MAIS VOU PELA GOL.

    ResponderExcluir
  134. Anônimo4/8/13

    Bom dia Simone!
    Minha filha vai ao méxico em novembro. Ela é extremamente alérgica á mariscos e só tem plano nacional. O que fazer em uma emergência?
    Outra dúvida: ouvi dizer que em viagens internacionais, por voar mais alto, pode haver sangramento das narinas. É possível? O que fazer nesse caso?
    Atc,
    Renata

    ResponderExcluir
  135. Renata, neste caso o mais recomendado é contratar um SEGURO DE VIAGEM INTERNACIONAL, que vai lhe indicar e garantir atendimento médico se tiver qualquer problema lá fora. Faça cotação pela Mondial Assistence ou outras empresas desta área. Dica: se seu cartão de crédito é Platinum, o banco costuma fornecer gratuitamente um seguro, é só ligar para o número atrás do cartão, passar os dias da viagem e solicitar. (Aliás, se ela for usar cartão crédito lá fora tem que pedir a liberação para gastos internacionais, se não avisar eles podem bloquear os gastos). E outra: evite comer mariscos é claro!!!! Na dúvida pergunte o que tem na comida, ou não coma. Opte por pratos conhecidos.

    Até pode sangrar nariz, mas é muuuuuito raro, nunca vi ninguém. Se ocorrer, enfia um lencinho ou papel higienico na narina, inclina a cabeça um pouquinho para trás e aguarda que deve passar. Pode chamar a comissária e pedir gelo também, que ajuda

    ResponderExcluir
  136. Oi Renata! (3 comentários acima)
    Lamento sua experiencia ruim com a Gol. Particularmente, já voamos várias vezes com eles e nunca tivemos problemas. Porém, o que vc relata são coisas comuns em qualquer companhia aérea. As taxas de remarcação existem, e quanto mais barato vc pagou na pssagem, mais caro é para remarcar, e as vezes nem permite! Não houve nada de anormal no seu processo. Passagem de avião sai barata se vc embarcar no dia e horário certinho, senão sempre tem mil taxas e dá prejuízo. As REGRAS TARIFÁRIAS estão sempre descritas e tem que ler tudo e avaliar antes de comprar a passagem, assim como tem que prestar atenção no horário, que está escrito ou com aviso se for vôo noturno sim.

    ResponderExcluir
  137. ...(Renata)... Quanto a falta de lanche achei estranho, mas deve estar nas novas regras da cia, de acordo com o tempo e distancia. Isso não é incomum no exterior. Não fornecer lanche gratuito pode resultar em passagens bem mais baratas, o que é benéfico por um lado.

    Sobre bagagem: peça para colocarem o adesivo de FRÁGIL se houver peças delicadas dentro, assim tomam um pouco mais de cuidado. E dica: sempre enrole o frágil com algum papel ou mesmo em roupas, e coloque no CENTRO da mala e entre as roupas. Mesmo embalado, se colocar as peças nos cantos, a chance de quebrar é bem maior mesmo. Fazendo desta forma, nunca tivemos 1 só souvenir quebrado.

    ResponderExcluir
  138. thiago
    Se seu vôo tem conexão, peste atenção no que será dito e indicado pelo microfone antes do avião pousar, eles costumam explicar o procedimento. Mas de modo geral você não precisa fazer nada, só ir para a próxima área de embarque e esperar (veja na passagem ou nos telões o número do portão). Se tiver que retirar a bagagem eles devem lhe avisar no check-in, mas é pouco provável. Na dúvida, pergunte antes.

    ResponderExcluir
  139. Anônimo8/8/13

    Gostaria de tirar uma duvida, eu estava no avião e estava com muito frio e não levei casaco pro avião, então quando chegamos estava chovendo e muito frio, me agasalhei com o cobertozinho e fui embora com ele, com muita vergonha mas fiz cara de paisagem, me senti mal, ninguém falou nada, mas me diga? Podemos levar aquele cobertor ou não? Obrigada por esta oportunidade de saber.

    ResponderExcluir
  140. Olha, na verdade não é para levar, mas o que ocorre é bem isso, eles não reclamam se um ou outro levar. Mas normalmente os cobertores são lavados/higienizados e usados novamente.

    ResponderExcluir
  141. Anônimo11/8/13

    Oi...
    Vou fazer meu primeiro voo de ribeirão preto não sei se irá ter conexões mas meu destino final é Estados Unidos.Estou com um pouco de medo e ansiedade.Quero saber se podemos levar de tudo nas malas que passam pelo check-in.
    ana.

    ResponderExcluir
  142. Oi Ana
    Bem... TUDO não! Obviamente que existem artigos proibidos, como armas, drogas, alguns tipos de materiais... para maiores especificações, dá uma olhada neste link da Gol, que comenta o que PODE E O QUE NÃO PODE (todas as cias tem as mesmas regras):

    http://www.voegol.com.br/pt-br/viaje-sem-duvidas/viaje/fazendo-as-malas/Paginas/fazendo-as-malas.aspx

    ResponderExcluir
  143. Anônimo15/8/13

    oi,Simone!! vou viajar pela primeira vez e vou para Portugal, lá vou ficar na casa de um amigo, o que preciso apresentar além da passagem e passaporte. É preciso, do seguro de viagem? e só precisa do endereço onde vou ficar? ou meu amigo precisa me manda uma carta-convite? é necessário comprovar um valor em R$ para o tempo que vou ficar? devo ficar até 3 meses lá.

    Obrigada

    Manuela

    ResponderExcluir
  144. Oi Manuela!

    Em teoria só precisaria do passaporte, e tb pode ser que peçam comprovação de dinheiro ou cartão de crédito internacional. Se só comprou passagem de ida pode ser que encanem sim. E se sua volta está marcada para daí a 3 meses, eles podem perguntar aonde vai ou o que irá fazer por tanto tempo lá.
    Para entrar na Europa em teoria é preciso ter o seguro de viagem/saúde que atende ao padrão Schengen.... Porém na prática nunca nos pediram para ver, em nenhum aeroporto (embora a gente tivesse). Acho que não vale a pena arriscar, até pq se vai ficar tanto tempo o seguro pode ser decisivo caso tenha algum problema de saúde durante sua estadia.
    Na dúvida, não custa nada pedir ao seu amigo um carta indicação explicando que ficará lá, embora não seja um requisito ou de hábito pedirem isso.

    ResponderExcluir
  145. Ah, Só mostre estes documentos, cartas e extras se lhe pedirem Manuela.... Senão apresente só o passaporte na imigração e pronto. ;-)

    ResponderExcluir
  146. Anônimo17/8/13

    Olá simone!
    Queria sabe se tem tempo deu comprar minha passagen de avião de Goias para o maranhaão se da tempo? pq meu tio vai segunda feira de madrugada, e eu ainda nei comprei minha passagen da tempo?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  147. Em teoria sim! Não tem como eu te responder isso. O que vc precisa fazer é entrar no site da cia aérea, e colocar a data do vôo, para ver se aparece a opção no mesmo horário do seu tio. Se aparecer ok, é só comprar. Vai depender se o vôo já está cheio ou não. Na prática, vc pode comprar até no dia se quiser, desde que tenha disponível.

    ResponderExcluir
  148. Vou fazer uma viajem pra cancun, com escala em miami/florida, e necessario ter visto americano?

    ResponderExcluir
  149. Oi thiago

    Aparentemente e segundo vários sites tem que ter Visto de Transito se for fazer CONEXÃO nos Eua. Se for só ESCALA mesmo como escreveu aí não precisaria. Mas não custa ligar para a agencia ou cia aerea em que comprou as passagens e confirmar (com antecedencia)

    ESCALA- o avião só pousa, você fica lá dentro aguardando e na sequencia ele voa de novo (são pausas curtas)
    CONEXÃO- é quando você desce do avião e tem que pegar outro vôo de sequencia

    ResponderExcluir
  150. Olá Simone, em voo domestico, uma criança de 4 anos, ocupante de um assento próprio, pode levar bagagens como um adulto, ou seja, posso levar mala de mão e mala de porão de 23 kg só pra ele?
    E outra pergunta, posso levar minha bolsa pessoal e uma mala de mão, as duas tem o limite de 5 kg ou a bolsa pessoal não é pesada?
    Grata

    ResponderExcluir
  151. Beatriz
    Se a criança tem assento próprio e está pagando passagem tem direito a malas e peso sim.
    Quanto a mala de mão (que vai dentro do avião) saiba que na prática eles raramente pesam, é raro mesmo. As vezes nem conferem, supondo que cada um sabe o tamanho máximo. A gente aproveita um pouco isso, as vezes a mochila do marido vai com 10-15kg, e nunca deu problema. As vezes eles verificam o tamanho, mas peso é dificil.
    E respondendo: pode levar a mala de mão + uma bolsa pessoal (sem exagero tamanho) sim!

    ResponderExcluir
  152. Mas assim....... Não dê bobeira com o peso tb, não deixe transparecer que a mala está pesada!!! (Se não podem querer verificar e encanar)

    Se seu vôo será também com cias aéreas low-cost na Europa, aí já são mais restritivos e talvez pesem, pois afinal eles ganham justamente nestas pequenas taxas extras.

    ResponderExcluir
  153. Poxa, muito obrigada pelos esclarecimentos... :-)

    ResponderExcluir
  154. E a cia aérea é a Azul, e voo doméstico mesmo, não vão encanar, né?

    ResponderExcluir
  155. De nada Beatriz!

    Nos trechos nacionais nunca utilizamos a Azul até hoje (só gol, tam e a ex Webjet), então não sei se eles são mais restritos quanto ao peso, se pedem para colocar a mala de mão na balança também.... Na gol e tam não pedem, só olham rapidamente o volume e olhe lá! Só pesam as malas despachadas, acho que para agilizar o check-in e tudo mais. Se ficar pesando todas as bolsas e sacolas de cada um vai demorar demais.
    De qq forma, não exceda muito o peso já que é sua primeira vez, para evitar possiveis problemas (e não ficar brava comigo depois caso pesem!!!) hehehe ;-)

    ResponderExcluir
  156. Anônimo25/8/13

    Olá simone, tudo bem? Tenho 13 anos e vou fazer minha primeira viagem de avião, será nacional! Do interior de são paulo até são paulo, eu gostaria de saber se preciso de alguma autorização(minha passagem já está comprada) e se lá dentro alguém poderá me ajudar, pois não sei como funciona nada

    ResponderExcluir
  157. Não sei lhe dizer sobre autorização especial, não tenho muitas informações sobre isso. Ao que parece, com 13 anos é preciso levar o documento de identidade, segundo esta reportagem =>

    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/04/20/viagem-de-aviao-com-criancas-requer-documentos-e-autorizacoes-especiais-veja-o-que-fazer.htm

    Quanto a ajuda lá dentro, acho que com essa idade não há nada especial, porém se é sua primeira vez e tiver qualquer dúvida, pergunte no aeroporto para os funcionários do balcão da cia aérea, e dentro do avião se precisar de algo é só chamar algum comissário de bordo.

    ResponderExcluir
  158. Anônimo27/8/13

    irei para o japao com escala nos eua.quais formularios terei que preencher?

    ResponderExcluir
  159. Não sei dizer ao certo, nunca fomos para Japão via EUA.
    Acredito que deve ser os mesmos formulários de sempre que dão dentro do avião, preenchendo com seus documentos, vôo e dados de onde irá ficar na cidade. O padrão para vôo internacional é sempre este mesmo.

    Se é só ESCALA nos EUA, não precisaria de visto nem de docs extras.

    ResponderExcluir
  160. Boa Noite Simone..
    Vou viajar para Goiania mes que vem..
    Moro em SC.. preciso fazer uma conexao em São Paulo..
    Tenho dúvida com essa questão, preciso fazer Check in novamente em São Paulo?
    e as bagagens? é meu primeiro voo.. obga

    ResponderExcluir
  161. Parabéns pelo Blog!!! Muito bom mesmo!!! Já viajem meio mundo e essas dicas me fizeram recordar dos apertos que já passei sozinho viajando mundo afora, e que tive que me virar sozinho e confiar muitas vezes da intuição. Ótimo post para viajantes de primeira viajem, mas serve de recapitulação para os veteranos!!!

    ResponderExcluir
  162. Oi Suelen
    Normalmente não precisa de outro check-in, pois você já desembarca numa área que dá acesso a próxima sala de embarque. Estando com o próximo cartão de embarque em mãos é só procurar pelo seu portão e esperar o horário. As malas geralmente vão direto também. Porém, para se certificar, pergunte sempre ao fazer o check-in inicial, e haja de acordo com as instruções dadas.

    ResponderExcluir
  163. Pessoal do Transpondo Fronteiras: Obrigada pelo elogio, fico contente que gostou do post e pode relembrar todo o processo!

    ResponderExcluir
  164. irei viajar pela primeira vez de avião,de fortaleza-ce para rio de janeiro-rj,e queria saber,se o modo de voo do meu celular estiver ativado,eu posso permanecer com ele ligado e escutar musica durante o voo ???

    ResponderExcluir
  165. Sim, estando no MODO AVIÃO vc pode utilizá-lo durante o vôo, mas precisa estar desligado em todo processo da decolagem e do pouso. Eles avisam pelo microfone quando está proibido, e quando liberam avisam também.

    ResponderExcluir
  166. Vou desoachar de Sao Paulo para Fortaleza um caixa com muitos objetos de decoraçao, me deu um trabalho enorme arrumar tudo nessa caixa, ela sera aberta no momento do chek in???

    ResponderExcluir
  167. Olá Beee,
    A caixa não deve ser aberta não, não tem motivo para isso. Eles não abrem malas despachadas (ou de mão), a não ser que quando passar no raio x interno deles suspeitem de algo nocivo que precise abrir para verificar (armas, tráfico, explosivos...).
    Só fique atenta ao peso máximo da caixa, que deve seguir os mesmos padrões de uma mala, com no máximo 23kg e limite de tamanho (ver site cia aérea).

    Além disso, peça para colocarem etiquetas de FRÁGIL no checkin, se houver objetos sensiveis.

    ResponderExcluir
  168. Olá, tudo bom? Vou fazer uma viagem de São Paulo para Mato Grosso Do Sul pela Tam no próximo dia 26/10, e meu RG tem mais de 10 anos. Estou pensando em renová-lo pra evitar confusão. Minha pergunta é: será que consigo viajar com o RG antigo e/ou apenas com o protocolo do novo, caso o mesmo não fique pronto a tempo? Desde já, brigadão.

    ResponderExcluir
  169. Não tem problema nenhum Bob, o RG é documento oficial aqui no Brasil, e não tem necessidade de fazer outro por isso. Se tem dúvidas ou medo pois a foto está muuuuuuuito diferente de vc hoje em dia, leve tb sua carteira de motorista, que tem foto e o número do rg e cpf. ;-)

    ResponderExcluir
  170. Oi Simone,
    Estou querendo ir para a Argentina, porem nao tirei meu passaporte ainda, para ir pra la precisa do passaporte e do visto tambem?

    ResponderExcluir
  171. Para a Argentina não precisa nada disso não Marilia. Como fazem parte do mercosul, não precisa de visto e pode entrar apresentando apenas a carteira de identidade. Única restrição é que o RG precisa estar em boas condições (plastificado, não rasgado...), e preferencialmente que tenha sido feito nos últimos 10 anos.

    ResponderExcluir
  172. Bom dia Simone! Diga-me por favor, para os cidadãos portugueses a viajar para o Japão deve abrir um visto? Obrigado.

    ResponderExcluir
  173. Olá Dumitru
    Não sei lhe responder e ajudar com precisão. Sei que para os brasileiros é necessário visto para o Japão sim, tirado junto ao consulado local, mas não sei dizer em relação aos portugueses. O ideal seria que pesquisasse no google ou entrasse em sites oficiais do Japão para conferir as regras.

    ResponderExcluir
  174. ## DELETEI SEM QUERER UNS COMENTÁRIOS RECEBIDOS CLICANDO NO BOTÃO ERRADO! ENTÃO EU MESMA ESTOU REPRODUZINDO OS TEXTOS RECEBIDOS (abaixo) E VOU RESPONDER NA SEQUENCIA ##

    ==> "olá
    Comprei o trecho SP/CARTAGENA ida e volta, na ida faz conexão por 15 horas em Bogotá. é possivel eu ficar em Bogotá? desistir do resto da viagem sem perder a volta?
    obrigado desde já"

    ResponderExcluir
  175. Olá!
    Não é possível fazer isto não!! Se você não cumpre um dos trechos da ida, com certeza perde a volta.
    Único jeito de parar em Bogotá e ficar uns dias lá seria se ligasse bem antes para a empresa aérea (ou agência onde comprou as passagens) e conseguisse negociar um "STOP OVER" no local. Como a passagem já está comprada, certamente haverá taxas, e isso caso seja permitido (as vezes simplesmente não é possível e pronto).

    ResponderExcluir
  176. Anônimo29/10/13

    Vou viajar de Uberlândia para Natal em dezembro. Minha identidade foi atualizada há mais de 20 anos e meu CPF é de solteira. Terei problemas no embarque?

    ResponderExcluir
  177. Acredito que não. O documento é sempre válido no Brasil, não tem prazo mínimo e máximo, mas é sempre bom estar em bom estado. Na dúvida, leve também a carteira de motorista, que tem os números dos documentos e foto mais atualizada.

    ResponderExcluir
  178. Anônimo30/10/13

    Simone J.
    Boa tarde!
    Muitíssimo obrigada pela resposta.
    Sempre que tiver dúvidas solicitarei sua ajuda.
    Tchau.

    ResponderExcluir
  179. eu tenho que levar essas bagagens com rodinhas ? ou posso levar aquelas que levamos normalmente em onibus ?

    ResponderExcluir
  180. Pode sim Cinthia! O modelo da mala não importa, contanto que a bagagem não exceda o peso e dimensões máximas tudo bem. Vá tranquila quanto a isso.
    Peso para vôos nacionais- 23kg e vôos internacionais normalmente são 32kg.

    A maioria usa com rodinhas simplesmente porque é mais fácil de transportar. Se a sua não tem, pegue um carrinho de colocar malas do aeroporto para utilizar ;-)

    ResponderExcluir
  181. Anônimo1/11/13

    Comprei passagem de ida e volta em voo doméstico e fiz o cheque in pela internet, porém só apareceu ,para impressão o cartão de embarque de ida .

    ResponderExcluir
  182. É assim mesmo que funciona. Você só recebeu o de ida pois fez o check-in para o vôo de ida.
    Como pela internet o check-in online só abre alguns dias antes do vôo, para o vôo de volta você terá que fazer novo check-in pelo site (com o mesmo número de reserva ou e-ticket), e aí receberá o cartão de embarque da volta. ;-)

    ResponderExcluir
  183. Anônimo3/11/13

    Podia ter dicas para fotos, porq sou uma adolescente boba e quero dicas. não sei se alguém vai entender, mais ok kkk

    ResponderExcluir
  184. Anônimo4/11/13

    So pergunto se o moddo de voo e seguro

    ResponderExcluir
  185. Respondendo últimos 2 comentários:
    - Dicas para tirar fotos não tem neste post mesmo, e infelizmente ainda não escrevi sobre isto no blog!

    - Sobre se "o modo de vôo é seguro" => não entendi muito bem o que quis perguntar, favor especificar melhor.
    Sim, aviões são super seguros. E se for sobre o CELULAR EM MODO DE VÔO é permitido sim e possível, mas não durante o pouso ou decolagem (eles avisam pelo microfone dentro do avião quando é preciso desligar e quando está liberado para usar.) Passe para o modo de vôo antes mesmo de desligar.

    ResponderExcluir
  186. Oi Simone!
    Farei minha primeira viagem de avião e tenho uma dúvida que parece boba, mas pra mim não é...
    Como abrir o bagageiro do avião(Aquele que fica em cima das poltronas)? Estou com dúvidas quanto a isso. Irei levar minha mala que não é de mão, claro e uma mochila,com meus pertences mais valiosos, como computador, câmera etc. Na minha mala que será enviada separada de mim, poderei levar um perfume (tem 100ml) e tem embalagem escura mas que dá pra ver o líquido? O perfume é o Malbec (se vc quiser ver a embalagem). E quanto às malas, eu pensei que ELES colocavam algum tipo de identificação. EXCELENTES postagens.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  187. Respondendo suas dúvidas Junior:
    - para abrir o bagageiro é só apertar (ou empurrar) a trava de segurança que fica na frente de cada um. As portas abrem para cima.
    - correto levar os pertences caros na mochila, só que normalmente terá que tirar o laptop da mochila para passá-lo no "raio x" em separado.
    - pode levar o perfume que quiser na mala grande despachada, tanto faz a embalagem. Pode levar shampoo grande se quiser também.
    - para as malas de mão (que vão com vc dentro do avião), eles costumam lhe dar etiquetas da empresa para pendurar nelas, durante o check-in. É só escrever seu nome e fixar na alça, não tem muito segredo. Tem gente que nem coloca, e empresa que nem fornece também. Já as malas despachadas vão com etiquetas adesivas cheia de códigos, e aí é colocada por eles, na sua frente, durante o check-in no aeroporto.
    Bom, é isso! espero ter ajudado e boa viagem! ;-)

    ResponderExcluir
  188. Rodrigo12/11/13

    Boa tarde Simone.
    Dia 15 de Dezembro sairei de Belo Horizonte com destino Maringá Paraná com uma conexão em Campinas. Quero saber si a bagagem despachada irá para o destino final sem eu si preocupar,,ou será preciso eu pegala e passar pelo check-in no aeroprto de Campinas??:-)

    ResponderExcluir
  189. Quase sempre as malas vão direto, mas não custa perguntar e se certificar durante o check-in na hora de embarcar no aeroporto.

    ResponderExcluir
  190. Anônimo13/11/13

    Vou fazer um voo mas na hora da compra nao me informaram qual meu assento.Como saber com antecedência?
    Si nao for na janela, ha uma possibilidade de troca e escolher o assento na janela?O que eu faço?

    ResponderExcluir
  191. Se não está marcado tem como marcar assim. Você pode ligar para a empresa aérea, especificar seu código de reserva e pedir a marcação. Ou então entrar no site da empresa e procurar a área de acesso aos viajantes, entrando ali com seu número de reserva, e aí procurando pelo item "marcação de assentos".
    No site da GOL por exemplo, a área que você tem que acessar é o link "Seu Vôo", que fica na barra superior do site.

    ResponderExcluir
  192. Anônimo14/11/13

    muito bom vou viajar pela a primeira vez de aviâo gostei muito das explicaçoes vâo me ajudar bastante

    ResponderExcluir
  193. Anônimo19/11/13

    Muito massa as dicas! Obrigado.

    ResponderExcluir
  194. Anônimo21/11/13

    Olá! Minha dúvida é sobre a esteira. Quando eu chegar no aeroporto (supondo que eu faça o check- in pela internet, o que eu devo fazer? O voo é da Gol. Se eu fizer pela internet eu devo fazer o que quando chegar no aeroporto? Onde eu sei onde despachar minha mala? É só por na esteira e pronto?

    ResponderExcluir
  195. Se seu vôo é da Gol, o que você tem que fazer é procurar pelos guichês de atendimento da Gol ao chegar. Você pode perguntar a alguém ou olhar em que local fica nos painéis e telas do aeroporto. Ache os da Gol e o que está com nome do seu destino, e entre na fila do check-in. Mesmo que você faça o check-in pela internet, precisa entrar na fila e ir lá, já que tem malas para despachar. A atendente que colocará a etiqueta e irá pesar a mala na esteira bem ao lado dela. Você só entra em "contato direto" com a esteira na hora de retirar a mala ao chegar em seu destino.

    ResponderExcluir
  196. Anônimo23/11/13

    Obrigado! Mas qualquer balcão Gol serve ou terei de sair catando um específico para o meu voo? Se eu tiver de procurar um balcão específico, onde poderei obter detalhes sobre qual balcão escolher?

    ResponderExcluir
  197. Como citei, vá até os balcões da Gol, estarão todos juntos em uma única região. Acima dos guichês tem televisores com a Logomarca da Gol, e cada um deles mostra escrito o DESTINO FINAL DO VÔO. Entre na fila relativa aquele destino. Na dúvida, pergunte a algum atende da Gol que fica por ali na parte final das filas, eles podem te ajudar e confirmar.

    ResponderExcluir
  198. Anônimo23/11/13

    oi simone vou viajar com meu filho de 2 anos, posso botar minha bagagem junto com a dele pois vai passar de 23 quilos,ou tenho que levar separadas,vou viajar na azul mim ajude.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Página inicial item

Pesquisar no blog

Loja Viagema

Reserve seu Hotel

Celular no Exterior

PARA QUEM AMA VIAJAR

Curta no Facebook

Leia Também