Loading...

Florença - 3 locais imperdíveis na cidade

Florença, ou Firenze para os italianos, fica bem no meio da Itália, na região da Toscana. A cidade é marcada pela arte renascentista, que se vê retratada através de esculturas e monumentos por toda parte. No verão é muito quente, o que torna andar pela cidade um pouco exaustivo, porém é um mal que pode ser contornado se deliciando com alguns gelatos artesanais, que por aquelas bandas dizem ser o melhor do mundo.

Vale a pena visitar:

PIAZALLE MICHELANGELO
Piazzale significa grande praça em italiano. E Michelangelo... bem, por que lá tem mais uma estátua reproduzindo a principal obra escultórica de Michelangelo: Davi.

Fica meio distante do centro histórico, e é preciso pegar um ônibus pois a subida é íngreme. Lá do alto, a recompensa: apesar da simplicidade do local, só com alguns bancos e uma fonte central, o panorama que se tem da cidade e das montanhas ao redor é incrível!

Fique atento para descer, pois não passam muitos ônibus e o horário é restrito. Além do mais, não achamos local para vender ticket de transporte ali por perto, e dentro do ônibus não tem como pagar. Acabamos indo no onibus "de graça" mesmo...!  

 Rio Arno e suas pontes
 Vista do Duomo da Catedral
 O tamanho da praça
 Panorama e barzinhos embaixo
 Réplica de Davi (Michelangelo)

PONTE VECCHIA
Ponte "vecchia" ou ponte velha, já que sua forma atual data de 1345(!) e é um ícone na cidade. Durante a segunda guerra a ponte não foi bombardeada (diz-se que a mando de Hitler), ao contrário de todas as outras pontes da cidade que cruzam o Rio Arno.

A história é +ou- assim: novamente o tal do Médici, a fim de demonstrar poder e "pôr ordem na casa", mandou reformular a ponte para que a travessia entre seus 2 Palácios (o Pitti- residencial e o Vecchio- governamental) se tornasse mais agradável... Isso porque antes ali havia intenso comércio de carnes, e os açougues costumavam jogar os restos no rio, gerando um odor e visual desagradável para quem passava por ali. Medici mandou incrementar a ponte, criando um corredor exclusivo para sua passagem (corredor "Vassariano", que pode ser visitado) e anos depois obrigou os açougues a sairem dali, mudando o tipo de comércio para algo muito mais "nobre" e bonito: ourivesarias e joalherias! Até hoje a ponte inteira por dentro só tem lojas que vendem jóias, uma ao lado da outra, chiquérrimo e muito curioso!


 Ponte vista a partir da Galleria Uffizi
 Detalhe (corredor Vassariano em cima)
 Vista do rio a partir do interior da ponte
 As dezenas de joalherias

GIARDINO DI BOBOLI
Uma jóia escondida atrás dos portões do Palazzo Pitti. O Giardino di Boboli é um ótimo local para passar uma tarde inteira, relaxar, ler, fazer um piquenique, apreciar a vegetação bem cuidada, alguns mini-museus internos e a vista da cidade nos mirantes. Tem que pagar ingresso. Pegue um mapa, pois o local é grande e tem muito a explorar.

Originalmente, o Palazzo foi contruído para a família Pitti (daí o nome do local), que queria exaltar seu poder aquisitivo e rivalizar com os Médici, mas que acabaram falindo diante de projeto tão grandioso, que no final acabou caindo nas mãos de seu "inimigo", que o comprou, ali fixou residência e em seguida iniciou a construção do jardim, em 1550, criando um padrão de beleza e paisagismo tão admirado que depois foi amplamente copiado por toda a Europa. Posteriormente os outros governantes da cidade também moraram ali. A visitação pública iniciou a partir de 1766. O jardim é composto de diversas partes, cheio de esculturas, fontes e até pequenos lagos.
Entrada do Palazzo Pitti 


  Fonte de Netuno não pode faltar! (ao fundo e em close)




 


  Passagem "coberta" e alameda dos ciprestes




Praças 8543735191887244115

Postar um comentário

  1. oi Si, como Florença é linda, não tinha a menor ideia...

    ResponderExcluir
  2. Da primeira vez que fui à Firenze nao visitei o Giardino di Boboli, e agora vou no invernao... nao acredito que vou conseguir ver toda sua beleza. Mas é uma bela dica. ;-)
    Beijocas e adorei o post!

    ResponderExcluir
  3. A cidade é mesmo muito bonita sim.

    Carina, de qualquer forma acho válido ir lá no Giardino, quem sabe vc não pega um visual de inverno diferente mas também inesquecivel!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Simone! Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia

    ResponderExcluir
  5. Opa! Fiquei feliz pela seleção!
    Agradeço à Bóia ;-)

    ResponderExcluir
  6. A Itália é um sonho ainda não realizado...E Florença principalmente! Belas fotos! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  7. Teu post só fez relembrar meus dias de lua de mel em Florença, é um lugar que pretendo voltar um dia e também explorar regiões mais afastada da Toscana.
    Conheci uma dona de um B&B que ía abrir um curso de 1 semana de culinária para casais no campo e esse é meu sonho.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Que delicia de post... preciso retornar a Florença.
    Tanta coisa que não vimos!!!!
    Abs

    ResponderExcluir
  9. Jorge Luiz29/1/12

    Ótimo achar esse post e o seu blog. Vaijo em Abril e essas dicas são ótimas. Já copiando tudo...rs

    ResponderExcluir
  10. Anônimo29/1/12

    Oi SIMONE
    CONHECI SEU BLOG ATRAVÉS DO VNV
    IREI A FLORENÇA EM MAIO E ADOREI SEU POST
    QUANTO TEMPO LEVA PARA CONHECER CADA UM DESSES LUGARES?
    VOU FICAR EM FLORENÇA POR 5 DIAS , MAS GOSTARIA TAMBÉM DE VISITAR
    ASSIS, PIZA E SIENA.
    SERÁ QUE DA TEMPO?
    PARABÉNS PELO POST
    BJS
    ISALMA

    ResponderExcluir
  11. Simone
    Vc entoru naquelas filas enormes da Ufizi e da Accademia? Além deste dois e agora dessa idnicação do Giardino. Algum outro museu imperdível? ah sim, há visita do Palazzo ou só dos jardins?
    Abraços e surfando muito no seu ótimo blog

    ResponderExcluir
  12. Isalma
    Que bom que veio visitar o blog e gostou!
    Depois de algumas viagens passei a achar que 2 dias são muito pouco para conhecer quase qualquer lugar. Florença merece mais que isso. Sugiro uns 3 dias cheios por lá explorando, e se for o caso 2 daytrips (bate-volta) em até 2 dessas cidades que citou ;-)

    ResponderExcluir
  13. Jorge
    Obrigada pelas (várias) visitas e o "surf" pelo blog! :D
    Tivemos sorte pois não pegamos muita fila em nenhum dos 2 museus, pois não era alta temporada. Se vai em abril deve estar assim tranquilo, em 10-20min entra.
    Tem visitação no Palazzo Pitti também, mas não fomos e então não sei dizer se é boa. http://www.palazzopitti.it/site.php Mas os jardins valem a pena, certeza!

    ResponderExcluir
  14. Virginia Lucia11/2/12

    Simone, lindo o seu post, me trouxe boas lembranças. Embora seja bem íngreme, dá para ir à Piazzale Michelangelo a pé, eu fiz isso. Subi devagar, apreciando a paisagem; pra descer, então, é melhor ainda! Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Simone, seus post me ajudou muito. Fiz um agradecimento à ajuda generosa dos blogueiros lá no meu blog . Passa lá! http://deunstempospraca.blogspot.com.br/2012/03/pedindo-ajuda-aos-univers-ops.html

    ResponderExcluir
  16. Ola a todos.
    A história sobre o corredor Vasariano não esta correta.
    Ao viajar não se baseie somente em Guias escritos, muito estão errados.
    abraços.

    ResponderExcluir
  17. Olá Deyse!
    Ué!! Mas saberia então nos dizer qual a história correta sobre a ponte/corredor? Realmente li sobre isto e confirmei em vários artigos escritos. Se possível compartilhe comentando aqui, ou me avise aonde achar mais infos históricas para que eu possa atualizar no post, caso seja realmente diferente do descrito.
    Abraço

    ResponderExcluir
  18. Si,
    Amei seu blog,as fotos são lindas e vc tbm.
    Como diz o excelente Ricardo Freire,"viajei na viagem".
    Dia 02/11/13 estarei em Florença com minha filha e ficarei 5 dias.
    Seu blog me ajudou muito.Obrigada.Bjs

    ResponderExcluir
  19. Super Obrigada Aparecida! E fico feliz em tê-la ajudado!

    Abraço e boa viagem, aproveite bastante!

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do seu blog, parabéns e obrigado pelas descrições detalhadas.
    Bom, eu tenho vontade de conhecer Florença e gostaria de saber como são os preços de lá (hospedagem, restaurante, compras, etc).
    Já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Página inicial item

Pesquisar no blog

Loja Viagema

Reserve seu Hotel

Celular no Exterior

PARA QUEM AMA VIAJAR

Curta no Facebook

Leia Também