Loading...

Curiosidades de PRAGA - Rep. Tcheca

Curiosidades e constatações culturais sobre a cidade:

- A dança dos bonecos do Relógio Astronômico é um pouco decepcionante, não vá com muita expectativa. Em resumo é uma caveirinha batendo o sino e os 12 apóstolos se revezando em cima nas 2 janelas (ver vídeo abaixo). Até achei que o mais legal mesmo é o cara que toca corneta lá no alto da torre, logo após a “dança” acabar. O som é bem alto, e os turistas ficam meio confusos sem saber de onde está vindo, pois só dá para ver um pedacinho da corneta para fora.
  

 

- existe a possibilidade de se hospedar em hotéis-barco como este aqui que ficamos, que ficam atracados na margem do Rio, em regiões bem centrais da cidade. Passamos por esta experiência, e apesar do quarto ser pequeno (afinal era um barco!), valeu muito a pena por causa da vista maravilhosa dos 2 lados do rio Vlatva, incluindo toda a região lá no alto do Castelo de Praga, que podíamos ver através de nossa janela à luz do sol ou ao anoitecer e iluminado!

  
 - O povo da cidade tem um rosto fácil de identificar, bem anguloso e de expressão forte e fechada, que aparenta estarem bravos. Também não são muito sorridentes. A maioria tem pele clara e olhos claros, cabelos loiros ou meio avermelhados e ruivos.

- Mesmo fora de temporadas, muitos turistas pelas ruas, e muitos brasileiros! (ouvimos + português lá do que na Espanha). A Ponte Charles está sempre lotada de gente andando de um lado para outro, a qualquer hora do dia. Vale pelo visual, estátuas ao longo da ponte, músicos fazendo um som e pelas bancas de artesanato com produtos bem-feitos e diferentes (valorizam muito o "fazer manual" /handmade).

 Artesanato na Ponte Charles, e o vai-e-vem da multidão

- Enquanto estávamos na cidade, estava sendo rodado um filme por lá, e tiveram muitas gravações noturnas na ponte ao lado de nosso barco-hotel (1 antes da Charles Bridge), com direito a ferrys carregando iluminação especial ultra-potente, e muito barulho de tiroteio! Devia ser filmagem de ação ou sobre máfia... não conseguimos saber o nome do filme.

- Em Praga se encontram muitos objetos e souvenirs “típicos”, como cristais da Boemia, marionetes em madeiras e bonecas babuschkas (aquelas de madeira, pintadas à mão, e que vão diminuindo de tamanho p/ guardar uma dentro da outra). Os souvenirs mais simples possuem um apelo visual estilo antigo, na tonalidade sépia (tons de marrom), que combinam muito com o visual e estilo da cidade.

 
  
- As rádios tocam música internacional americana. Praticamente não há músicas em tcheco. Toda vez que liguei o rádio e percorri as estações foi assim.

- Locais interessantes e imperdíveis no castelo de Praga: 1) Catedral de São Vito, com os vitrais mais lindos e bem elaborados que já vi na vida, um show de cores e técnica (fora a quantidade!). 2) Museu do brinquedo, com extensa e peculiar coleção de brinquedos antigos até peças e exposições mais atuais, como a dos 50 anos da Barbie, que estava fantástica. Pra quem já foi criança um dia...! ;)

 Vitrais impressionantes da Catedral de São Vito


 Museu do Brinquedo

 - a moeda oficial do país é a Coroa Tcheca (CKZ), em que 1CKZ equivale a aproximadamente R$0,092. Para facilitar, a gente dividia os valores por 10 para ter idéia dos preços, considerando que ainda teria tributação em cima (IOF). Exemplo: 750CKZ=R$75. Porém em Praga grande parte dos estabelecimentos aceitam o euro, e alguns até mesmo dólar ou a moeda da vizinha Hungria. Em stands de souvenir o preço é apresentado em CKZ ou euro (este levemente acima, arredondado para mais). O negócio pelo jeito é vender!

- Os cavalos das carruagens possuem coletor de estrume (um aparato de lona que fica “em ângulo” e próximo à região). O que cai ali desce até o fundo e depois de cheio o dono do cavalo despeja em lixeiras específicas. São ofertados muitos passeios pela cidade nestas carruagens, que estão por toda parte, mas o preço não é muito barato.

  Repare na bolsa preta de couro abaixo da cauda do cavalo...

- Quando pensamos em concertos e orquestras nos vem a mente Viena, porém em Praga tem muito mais! Existem dezenas de casas de apresentação, óperas e igrejas que oferecem concertos. Também é muito comum os “boat trips” (viagem de barco) com música, ao longo do Ria Vlatva.

- A cidade ainda conserva muito da arquitetura medieval. Os monumentos e edifícios estão conservados, mas acho que são mantidos propositadamente sujos e escurecidos para dar este ar mais antigo e autêntico, mostrando a ação do tempo.

  
- no metrô, por várias vezes sentimos cheiro de bebida alcoólica. Sim, álcool! Algo do tipo vodka mesmo. Por ser um país frio e “perto” da Rússia, acho que também costumam ter este hábito de consumir bebidas deste tipo, para aquecer. Entre Budapeste, Viena e Praga, sem dúvida esta cidade é a mais fria (Outono), e a que venta mais. 

- O sistema de bonde elétrico é muito utilizado na cidade, assim como os ônibus. O metrô é eficiente, mas cobre pouquíssimas áreas da cidade, não dá para planejar os passeios baseado nele. As estações de metrô seguem todas praticamente o mesmo visual nas paredes, com relevos de placas repetidas em metal colorido, que causam um efeito ótico interessante (não dá para saber se a concavidade da circunferência está para dentro ou para fora).

Interior padronizado das estações de metrô

- Existem alguns pedintes na rua, principalmente pessoas bem idosas, ou alguns que provavelmente são imigrantes ilegais.

- os trens da ferrovia tcheca são bem mais antigos e velhos se comparados aos trens austríacos. O trecho que pegamos dentro do país era num trem com cabines que podiam ser fechadas e bancos de couro com encosto alto. Piso e acessórios eram mais antigos, e também não tinha TV com indicativo de itinerário e nem aviso sonoro. As estações também são mais antigas e feitas de tijolinho, ao contrário das estações Austríacas que eram branco e cinza com alumínio, bem mais “clean”.  

Vantagem deste trem: dá para cada um deitar no banco inteiro, caso estejam só em 2 na cabine! foi assim com a gente :-D (2 bancos por cabine, um de frente para o outro)


Para ver CURIOSIDADES DE OUTRAS CIDADES, acesse:


República Tcheca 3980636866316973188

Postar um comentário

  1. Anônimo22/1/11

    Oi Simone,
    Adorei seu blog!
    Já esta favoritado!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom Mari, obrigada! Vou lá conferir o seu blog também! ;)

    ResponderExcluir
  3. Simone
    Achei que vc não ficou muito entusiasmada com Praga. visitei a cidade em 2006 e 2007 e sempre tenho vontade de voltar. Aidna visitei Karlovy Vary e Karlstejn. O que mais me agrada em Praga é o estilo arquitetônico e a música. em 2006 assisti Tosca na Ópera Estatal de Praga que ficava bem próxima ao Hotel onde fiquei, na Pça Venceslau (onde está o Museu Nacional - que nunca visitei..r.s)

    ResponderExcluir
  4. Oi Jorge!

    Gostei de Praga sim, com toda sua arquitetura medieval bem peculiar, parece uma viagem no tempo. Só achei que 2 "cartões postais" tãaaao comentados (ponte Charles e o relogio) não eram lá aquela brastemp!! (pelos motivos já explicados acima).
    Mas adorei muita coisa, principalmente todo o complexo do castelo de Praga e passear pelo centro histórico.
    Vi que lá tinha muitos concertos mesmo, mas não assistimos nenhum. Em Vienna é que fomos ver uma ópera, foi interessante.
    Obrigada pela super visita ao site, e boa viagem! :)

    ResponderExcluir
  5. Anônimo30/1/12

    é natural ouvir-se mais português em Praga do que na espanha....em espanha fala-se espanhol....

    ResponderExcluir
  6. Certamente que na espanha se fala espanhol. O que quis dizer é que percebi mais barsileiros em Praga do que na própria Espanha, local que pela "similaridade" de idioma costuma atrair muitos brasileiros.
    Praga poderia inibir o turismo partindo daqui por causa do dificil idioma, mas isto não acontece.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo22/5/12

    Simone, eu gostaria de lhe agradecer pelas informações e excelente guia que esse seu Blog me proporcionou e certamente a muitos outros. Estou neste momento em Praga, vindo de Amsterdam/Budapeste/Viena, e segui tudo o que você postou por aqui. Estive há pouco no Relógio Atômico, depois de ler seu post ontem a noite novamente. Não consegui segurar o riso quando a caveirinha puxou o sino e começou aquela papagaiada, e você tem razão: nada demais, e a cornetinha todos realmente demoraram para achar porque só fica a ponta dourada pra fora no alto da igreja. Fiquei rindo sozinho na rua lembrando do que você escreveu sobre o Relógio Atômico...
    Mas gostei daqui, povo realmente com um semblante sério mas estudei um pouco o tcheco e tentando ser educado no idioma deles (errando sempre o expressão correta da palavra é claro) consegui sorrisos (algumas gargalhadas) e muita simpatia por parte deles.
    Amanha retorno pra "terrinha II", fico mais 4 dias em Amsterdam descansando com a família depois Brasil/Cancun.
    Abri um Blog, não tão organizado quanto o teu mas taí: http://traveldutchman.blogspot.com.br/
    Grande abraço, mais uma vez obrigado e bons passeios.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo14/1/13

    Gostei muito do seu jeito de organizar. As fotos estão ótimas tambem, estou matando bem a saudade de minhas viagens, muito obrigado

    ResponderExcluir
  9. Oi, Simone!
    Gostei muito do seu blog. Já estou seguindo-o pelo Twitter. Pretendo conhecer Praga em breve e tenho uma dúvida: a cidade é cara?

    Um abraço,
    Carmem

    ResponderExcluir
  10. Legal Carmem! Se quiser pode seguir também pelo FB => www.facebook.com/flashesdeviagem

    Praga não é uma cidade cara não. Comparada com outras capitais européias (que já aderiram ao euro), ela fica um bocado mais em conta em termos de alimentação, hospedagem, preços em geral.

    Budapeste também ainda é uma cidade mais em conta, e indicaria muito que a visitasse também! É pertinho de Praga, só pegar um trem! Assim, junta 2 cidades bem agradáveis em uma única viagem.
    ;-)

    ResponderExcluir
  11. Anônimo14/10/14

    Simone, parabéns pelas informações e pelas fotos postadas. Marcelo.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Página inicial item

Pesquisar no blog

Loja Viagema

Reserve seu Hotel

Celular no Exterior

PARA QUEM AMA VIAJAR

Curta no Facebook

Leia Também