Paris em 20 atos
http://www.flashesdeviagem.com.br/2012/02/paris-em-20-atos.html
Além de linda, Paris tem muitas atrações agradáveis e interessantes. de seus famosos cafés e "boulangeries" com cadeiras do lado de fora na calçada. Paris tem muita coisa para visitar, depois revisitar, e quando der mais uma vez... Paris não cansa nunca. Se perguntando o que fazer na cidade?
Os cartões de visita:
1|Catedral de Notre Dame - uma das mais antigas da França, com mais de 650 anos, desenhada e ornamentada em estilo gótico. Fica numa ilhazinha no meio da cidade (Íle de la Cité). Ambiente escuro internamente, com luz pontuada pelos imensos castiçais e através dos vitrais. (http://www.notredamedeparis.fr/)
2|Arco do Triunfo - monumento em comemoração as vitórias militares de Napoleão Bonaparte. Dá para subir pela claustrofóbica escada que parece infinita ou de elevador (pago), para chegar a um mini-museu e ao mirante superior com vista para as ruas da cidade. (http://arc-de-triomphe.monuments-nationaux.fr/)
3|Torre Eiffel - símbolo emblemático da cidade, é o monumento mais reconhecível do mundo. Garante fotos bonitas de todos os ângulos em que se olhe, e merece ser subida, para de lá apreciar a fantástica vista 360 graus da cidade. (http://www.tour-eiffel.fr/)
Museus:
4|Museu do Louvre - o maior da cidade, ou do mundo. Acervo com 380 mil obras, mas SÓ 35mil ficam expostas. Casa da Monalisa, e de muita arte sacra, grega, romana, oriental, egípcia... tem de tudo. Maravilhoso e exaustivo. A pirâmide de vidro foi adicionada no pátio central muito tempo depois, e motivo de polêmica por seu contraste tecnológico em relação ao restante da arquitetura. (http://www.louvre.fr/)
5|Museu D’Orsay - luxuoso por fora e nos salões internos, possui uma vasta coleção de pinturas e esculturas, principalmente ocidentais e modernas. Pra se esbaldar com Van Gogh, Matisse, Monet, Degas, entre tantos outros de renome. (http://www.musee-orsay.fr/)
6|Museu Picasso - o nome é auto explicativo. Só obras de Pablo Picasso. A fachada estava em reforma quando fomos, mas executaram uma idéia genial para manter o visual: bem no meio do prédio colocaram um imenso painel espelhado na perpendicular, criando o efeito óptico de duplicação como se enxergássemos o prédio inteiro. (http://www.musee-picasso.fr/)
7|Centro Pompidou - espaço cultural mais recente, criado em 1977, que chocou os parisienses com sua arquitetura ousada de tubos de ferro expostos e vidro. Realmente não combina em nada com o restante da cidade, mas o museu é de ótima qualidade, com entrada triunfal pelas escadas rolantes com vista para a rua, e muita arte moderna e contemporânea. (http://www.centrepompidou.fr/)
Parques e jardins:
8|Jardim des Tuileries - na frente do Louvre, após passar um portal, no coração da cidade. Jardins, esculturas, fontes e muitos arbustos podados com primor compõem o parque, que abriga a mais alta Roda gigante da cidade. Ótimo passeio por sinal, com vistas lindas de todo o Louvre e do horizonte até onde os olhos alcançam. (http://en.parisinfo.com/museum-monuments/1342/jardin-des-tuileries?1)
9|Jardim de Luxembourg - passamos por ali, entramos sem muita pretensão e tivemos uma grata surpresa! Um parque lindo, todo florido, com várias cadeiras espalhadas para sentar e ficar ali só contemplando, conversando, lendo um livro sossegado. O que mais marcou foi o CHEIRO das flores, que na primavera se espalhava e adocicava o ar. Perfeito é pouco. (http://en.parisinfo.com/museum-monuments/1241/jardin-du-luxembourg-)
Edifícios históricos:
10|Pantheon - edifício monumental construído originalmente para ser uma Igreja, em estilo neo-clássico. Hoje mescla funções litúrgicas com ponto de peregrinação pois lá estão sepultados diversos escritores, poetas e cientistas franceses, como por exemplo Rousseau, Voltaire, victor Hugo e Emile Zola. (http://www.pantheonparis.com/)
11|Hotel de Ville - não é um hotel, pois em francês quer dizer "Câmara Municipal", ou seja: é a prefeitura da cidade, onde fica a parte administrativa do governo. Prédio no estilo Renascentista e muito visitados. Em frente tem uma praça arborizada e fontes que jorram água. (http://www.paris.fr/english/heritage-and-sights/main-sights/hotel-de-ville/rub_8275_stand_34686_port_19140)
12|Grand e Petit Palais - construídos para abrigar a Exposição Universal de 1900, juntamente com a Ponte Alexandre III, hoje em dia o Petit Palais (Pequeno Palácio) é um Museu de Belas Artes, enquanto o Grand abriga um centro de exposições, um Museu de Ciências e a Galeria Nacional. (http://www.petitpalais.paris.fr/ e http://www.grandpalais.fr/visite/en/)
13|Hotel des Invalides - é um complexo de edifícios criado originalmente para abrigar os inválidos da guerra do reinado de Luiz XIV,e ainda hoje em dia serve como casa de retiro e hospital para os veteranos de guerra. Ali também está o Museu das Armas e Museu da História Contemporânea, mas o que atrai mesmo os visitantes é o túmulo de Napoleão Bonaparte, que pode ser visitado. Na foto, ponte Alexandre III e Les Invalides ao fundo. (http://www.invalides.org/)
14|Ministério e Sainte Chapelle - é o Palácio da Justiça, sede do ministério e das prinicipais intituições jurídicas da França. Sendo assim, ostenta na fachada o lema do país: "Liberté Égalité Fraternité" (Liberdade-Igualdade-Fraternidade). Ao lado fica a "Capela Santa", contruída na época do Rei Luiz IX para abrigar suas relíquias da paixão de Cristo, entre elas a coroa de espinhos e um pedaço da vera Cruz. Por este motivo se tornou um local de grande peregrinação Cristã, apesar das dúvidas quanto à autenticidade dos objetos. (http://www.justice.gouv.fr/ e http://sainte-chapelle.monuments-nationaux.fr/en/)
Outros passeios:
15|Rio Sena e suas pontes - e o rio que corta a cidade, muito bem cuidado. Dá para fazer passeios de barco por ele, e ver Paris de outro ângulo. As pontes que cruzam são todas bonitas. Passear nas margens do Sena é um deleite para os olhos e um dos ótimos programas na cidade.
16|Moulin Rouge - consagrado ainda mais pelo filme, trata-se de uma casa de shows, antigamente chamada de cabaré. Mistura de dançarinas de can-can e apresentação circense com mini-pôneis e afins, com muito brilho e roupas espalhafatosas. O preço é pra poucos, mas ao que parece pelo menos inclui a janta. (http://www.moulinrouge.fr/)
17|Universidade Sorbonne e o Quartier Latin - a escola mais renomada de toda a França obviamente fica na capital. Equivale à Harvard ou Cambridge norte-americana. Nas imediações está o "quarteirão Latino", que fervilha a noite em seus bares e vida noturna, já que é uma região boêmia e de estudantes. (http://www.paris-sorbonne.fr/)
18|Basílica de Sacre Coeur e o bairro de Montmartre - toda em mármore branco, a igreja fica no ponto mais alto da cidade, o Monte Martre, que dá nome ao bairro. Dá para subir a pé ou usar o funicular e assim evitar uma íngreme escadaria. Neste bairro foi filmado e estão muitas locações que aparecem no filme "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain", um clássico que merece ser visto. Tem até TOUR que passa pelos pontos principais, como a Rua Le Pic, o Café deux Moulins, o apartamento e o metrô, entre outros. (http://www.sacre-coeur-montmartre.com/us/index.html)
19|Palácio de Versalhes - fica na cidade de Versalhes, nos arredores de Paris, que é o ponto de partida principal, com metrô e trens que vão direto e deixam o visitante praticamente na porta. Um dos maiores do mundo, foi neste castelo suntuoso que moraram vários Reis da França. Destaque para a Galeria dos Espelhos, um longo corredor com janelas de um lado, muitos espelhos do outro, e adornos e castiçais banhados à ouro. (http://www.chateauversailles.fr/homepage)
20|Disneyland Paris - também não fica exatamente em Paris, mas numa vila no subúrbio da cidade. Filial da original em Orlando, é também chamada de Euro-Disney, e mantém o padrão de entretenimento de ponta e muito colorido característico da Disney. (http://www.disneylandparis.co.uk/index.xhtml)
E mais:
Siga o blog no Facebook
Adorei seu post! Me deu uma saudade de Paris! ;)
ResponderExcluirIdem!!:D (deu pra lembrar de tudo de bom que vimos por lá)
ResponderExcluirAdorei o Paris em 20 atos :)
ResponderExcluirMuito bom o post! Favoritei pra recomendar ao pessoal!
ResponderExcluirBjs
Juli
www.mochiladajuli.com
Lindas fotos!
ResponderExcluirAdorei o post!
Bjos,
Lillian.
Muito legal o post! Adorei.
ResponderExcluirBjs,
Aline
www.passaportebitt.com.br
Ai que saudade que bateu de Paris! E quanta coisa tem pra fazer na cidade: em uma semana não consegui fazer metade dos passeios sugeridos no post. Bom motivo pra voltar, né?
ResponderExcluirBeijo!
Com certeza Gisele! Motivos pra voltar pra lá nunca faltam.
ResponderExcluirA gente fez tudo isso em 3-4 dias beeem intensos, caminhando desde cedo até de noite (verão fica aberto até mais tarde, e escurece depois). Só não fomos na Disney e nem exploramos a fundo o bairro de Montmartre ou o Quartier Latin.
lindo post!
ResponderExcluirParabéns pelas fotos!
Concordo com o que li aqui. Paris deixa saudades. Estive nesta cidade em julho do ano passado e tive minhas expectativas superadas. A propósito, ao contrário do que sempre ouvi falar, as pessoas nas ruas de Paris são muito atenciosas e procuraram me ajudar quando precisei. Sempre me comuniquei em inglês, mas isto não foi problema. Só estranhei, quando, em uma confeitaria, ao pedir um pão doce, a moça do caixa, que lidava com dinheiro, pegou o pão com a mão. Não sei se algum dia vou voltar em Paris, pois, quando viajo, procuro lugares novos, mas a viagem até a França foi sensacional.
ResponderExcluir