Loading...

Paris em 20 atos

Além de linda, Paris tem muitas atrações agradáveis e interessantes. Lugar dos sonhos de quase 10 entre 10 pessoas, a "Cidade Luz" é a mais visitada do MUNDO, e não vive só de seus famosos cafés e "boulangeries" com cadeiras do lado de fora na calçada. Paris tem muita coisa para visitar, depois revisitar, e quando der mais uma vez... Paris não cansa nunca. Se perguntando o que fazer na cidade?

Os cartões de visita:

1|Catedral de Notre Dame - uma das mais antigas da França, com mais de 650 anos, desenhada e ornamentada em estilo gótico. Fica numa ilhazinha no meio da cidade (Íle de la Cité). Ambiente escuro internamente, com luz pontuada pelos imensos castiçais e através dos vitrais. (http://www.notredamedeparis.fr/)




2|Arco do Triunfo - monumento em comemoração as vitórias militares de Napoleão Bonaparte. Dá para subir pela claustrofóbica escada que parece infinita ou de elevador (pago), para chegar a um mini-museu e ao mirante superior com vista para as ruas da cidade. (http://arc-de-triomphe.monuments-nationaux.fr/)


3|Torre Eiffel - símbolo emblemático da cidade, é o monumento mais reconhecível do mundo. Garante fotos bonitas de todos os ângulos em que se olhe, e merece ser subida, para de lá apreciar a fantástica vista 360 graus da cidade. (http://www.tour-eiffel.fr/)


Museus:

4|Museu do Louvre - o maior da cidade, ou do mundo. Acervo com 380 mil obras, mas SÓ 35mil ficam expostas. Casa da Monalisa, e de muita arte sacra, grega, romana, oriental, egípcia... tem de tudo. Maravilhoso e exaustivo. A pirâmide de vidro foi adicionada no pátio central muito tempo depois, e motivo de polêmica por seu contraste tecnológico em relação ao restante da arquitetura. (http://www.louvre.fr/)


5|Museu D’Orsay - luxuoso por fora e nos salões internos, possui uma vasta coleção de pinturas e esculturas, principalmente ocidentais e modernas. Pra se esbaldar com Van Gogh, Matisse, Monet, Degas, entre tantos outros de renome. (http://www.musee-orsay.fr/)


6|Museu Picasso - o nome é auto explicativo. Só obras de Pablo Picasso. A fachada estava em reforma quando fomos, mas executaram uma idéia genial para manter o visual: bem no meio do prédio colocaram um imenso painel espelhado na perpendicular, criando o efeito óptico de duplicação como se enxergássemos o prédio inteiro. (http://www.musee-picasso.fr/)


7|Centro Pompidou - espaço cultural mais recente, criado em 1977, que chocou os parisienses com sua arquitetura ousada de tubos de ferro expostos e vidro. Realmente não combina em nada com o restante da cidade, mas o museu é de ótima qualidade, com entrada triunfal pelas escadas rolantes com vista para a rua, e muita arte moderna e contemporânea. (http://www.centrepompidou.fr/)


Parques e jardins:

8|Jardim des Tuileries - na frente do Louvre, após passar um portal, no coração da cidade. Jardins, esculturas, fontes e muitos arbustos podados com primor compõem o parque, que abriga a mais alta Roda gigante da cidade. Ótimo passeio por sinal, com vistas lindas de todo o Louvre e do horizonte até onde os olhos alcançam. (http://en.parisinfo.com/museum-monuments/1342/jardin-des-tuileries?1)


9|Jardim de Luxembourg - passamos por ali, entramos sem muita pretensão e tivemos uma grata surpresa! Um parque lindo, todo florido, com várias cadeiras espalhadas para sentar e ficar ali só contemplando, conversando, lendo um livro sossegado. O que mais marcou foi o CHEIRO das flores, que na primavera se espalhava e adocicava o ar. Perfeito é pouco. (http://en.parisinfo.com/museum-monuments/1241/jardin-du-luxembourg-)


Edifícios históricos:

10|Pantheon - edifício monumental construído originalmente para ser uma Igreja, em estilo neo-clássico. Hoje mescla funções litúrgicas com ponto de peregrinação pois lá estão sepultados diversos escritores, poetas e cientistas franceses, como por exemplo Rousseau, Voltaire, victor Hugo e Emile Zola. (http://www.pantheonparis.com/)


11|Hotel de Ville - não é um hotel, pois em francês quer dizer "Câmara Municipal", ou seja: é a prefeitura da cidade, onde fica a parte administrativa do governo. Prédio no estilo Renascentista e muito visitados. Em frente tem uma praça arborizada e fontes que jorram água. (http://www.paris.fr/english/heritage-and-sights/main-sights/hotel-de-ville/rub_8275_stand_34686_port_19140)


12|Grand e Petit Palais - construídos para abrigar a Exposição Universal de 1900, juntamente com a Ponte Alexandre III, hoje em dia o Petit Palais (Pequeno Palácio) é um Museu de Belas Artes, enquanto o Grand abriga um centro de exposições, um Museu de Ciências e a Galeria Nacional. (http://www.petitpalais.paris.fr/ e http://www.grandpalais.fr/visite/en/)


13|Hotel des Invalides - é um complexo de edifícios criado originalmente para abrigar os inválidos da guerra do reinado de Luiz XIV,e ainda hoje em dia serve como casa de retiro e hospital para os veteranos de guerra. Ali também está o Museu das Armas e Museu da História Contemporânea, mas o que atrai mesmo os visitantes é o túmulo de Napoleão Bonaparte, que pode ser visitado. Na foto, ponte Alexandre III e Les Invalides ao fundo. (http://www.invalides.org/)


14|Ministério e Sainte Chapelle - é o Palácio da Justiça, sede do ministério e das prinicipais intituições jurídicas da França. Sendo assim, ostenta na fachada o lema do país: "Liberté Égalité Fraternité" (Liberdade-Igualdade-Fraternidade). Ao lado fica a "Capela Santa", contruída na época do Rei Luiz IX para abrigar suas relíquias da paixão de Cristo, entre elas a coroa de espinhos e um pedaço da vera Cruz. Por este motivo se tornou um local de grande peregrinação Cristã, apesar das dúvidas quanto à autenticidade dos objetos. (http://www.justice.gouv.fr/ e http://sainte-chapelle.monuments-nationaux.fr/en/)


Outros passeios:

15|Rio Sena e suas pontes - e o rio que corta a cidade, muito bem cuidado. Dá para fazer passeios de barco por ele, e ver Paris de outro ângulo. As pontes que cruzam são todas bonitas. Passear nas margens do Sena é um deleite para os olhos e um dos ótimos programas na cidade.


16|Moulin Rouge - consagrado ainda mais pelo filme, trata-se de uma casa de shows, antigamente chamada de cabaré. Mistura de dançarinas de can-can e apresentação circense com mini-pôneis e afins, com muito brilho e roupas espalhafatosas. O preço é pra poucos, mas ao que parece pelo menos inclui a janta. (http://www.moulinrouge.fr/)


17|Universidade Sorbonne e o Quartier Latin - a escola mais renomada de toda a França obviamente fica na capital. Equivale à Harvard ou Cambridge norte-americana. Nas imediações está o "quarteirão Latino", que fervilha a noite em seus bares e vida noturna, já que é uma região boêmia e de estudantes. (http://www.paris-sorbonne.fr/)


18|Basílica de Sacre Coeur e o bairro de Montmartre - toda em mármore branco, a igreja fica no ponto mais alto da cidade, o Monte Martre, que dá nome ao bairro. Dá para subir a pé ou usar o funicular e assim evitar uma íngreme escadaria. Neste bairro foi filmado e estão muitas locações que aparecem no filme "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain", um clássico que merece ser visto. Tem até TOUR que passa pelos pontos principais, como a Rua Le Pic, o Café deux Moulins, o apartamento e o metrô, entre outros. (http://www.sacre-coeur-montmartre.com/us/index.html)


19|Palácio de Versalhes - fica na cidade de Versalhes, nos arredores de Paris, que é o ponto de partida principal, com metrô e trens que vão direto e deixam o visitante praticamente na porta. Um dos maiores do mundo, foi neste castelo suntuoso que moraram vários Reis da França. Destaque para a Galeria dos Espelhos, um longo corredor com janelas de um lado, muitos espelhos do outro, e adornos e castiçais banhados à ouro. (http://www.chateauversailles.fr/homepage)


20|Disneyland Paris - também não fica exatamente em Paris, mas numa vila no subúrbio da cidade. Filial da original em Orlando, é também chamada de Euro-Disney, e mantém o padrão de entretenimento de ponta e muito colorido característico da Disney. (http://www.disneylandparis.co.uk/index.xhtml)

E mais:
Siga o blog no Facebook
Acompanhe as fotos no Instagram



Parques 1332023646366703539

Postar um comentário

  1. Adorei seu post! Me deu uma saudade de Paris! ;)

    ResponderExcluir
  2. Idem!!:D (deu pra lembrar de tudo de bom que vimos por lá)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post! Favoritei pra recomendar ao pessoal!

    Bjs
    Juli
    www.mochiladajuli.com

    ResponderExcluir
  4. Anônimo27/2/12

    Lindas fotos!
    Adorei o post!
    Bjos,
    Lillian.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o post! Adorei.

    Bjs,
    Aline
    www.passaportebitt.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ai que saudade que bateu de Paris! E quanta coisa tem pra fazer na cidade: em uma semana não consegui fazer metade dos passeios sugeridos no post. Bom motivo pra voltar, né?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Com certeza Gisele! Motivos pra voltar pra lá nunca faltam.
    A gente fez tudo isso em 3-4 dias beeem intensos, caminhando desde cedo até de noite (verão fica aberto até mais tarde, e escurece depois). Só não fomos na Disney e nem exploramos a fundo o bairro de Montmartre ou o Quartier Latin.

    ResponderExcluir
  8. Gladys A19/3/12

    lindo post!
    Parabéns pelas fotos!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11/12/15

    Concordo com o que li aqui. Paris deixa saudades. Estive nesta cidade em julho do ano passado e tive minhas expectativas superadas. A propósito, ao contrário do que sempre ouvi falar, as pessoas nas ruas de Paris são muito atenciosas e procuraram me ajudar quando precisei. Sempre me comuniquei em inglês, mas isto não foi problema. Só estranhei, quando, em uma confeitaria, ao pedir um pão doce, a moça do caixa, que lidava com dinheiro, pegou o pão com a mão. Não sei se algum dia vou voltar em Paris, pois, quando viajo, procuro lugares novos, mas a viagem até a França foi sensacional.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Página inicial item

Pesquisar no blog

Loja Viagema

Reserve seu Hotel

Celular no Exterior

PARA QUEM AMA VIAJAR

Curta no Facebook

Leia Também