ÁFRICA DO SUL-Joanesburgo, Kruger Park e arredores
http://www.flashesdeviagem.com.br/2011/03/africa-do-sul-atracoes-1-regiao-de.html
Principais cidades e atrações da região de Gauteng:
JOANESBURGO (Johannesburg)
Site oficial da cidade: www.joburg.org.za
Atrações:
- Apartheid Museum (acima) | www.apartheidmuseum.org
- Gold Reef City | www.goldreefcity.co.za
- SOWETO e Mandela’s House (uma das maiores favelas do mundo, foi o bairro da resistência durante o regime do apartheid, e de onde saíram grandes líderes sul-africanos, como Nelson Mandela)
- Johannesburg Art Gallery
- Zoológico de Jo’burg | www.jhbzoo.org.za
- Carlton Center (prédio mais alto da cidade, com vista panorâmica)
- Zoo Lake (parque da cidade)
- Estádios de futebol: Soccer City e Ellis Park
- Mercado de rua: African Craft Market
- Sandton City (o maior shopping da África do Sul) | www.sandtoncity.com
- Melrose e Rosebank (são os bairros de classe mais alta, com várias mansões, e onde se concentra a parte comercial da cidade, os shoppings, restaurantes e vida noturna) | www.melrosearch.co.za
Atrações nas proximidades:
- Lion Park (a atração número 1 da cidade- quer ver muitos leões, além de brincar e pegar seus filhotes no colo? É lá!) | www.lion-park.com
- Cavernas Sterkfontein (berço da humanidade) e Maropeng (museu) | www.maropeng.co.za
O que evitar na cidade:
- transporte público, bastante lotado e tumultuado. Pegue táxi, indicado pelo hotel. Dica: Táxi lá é “cab”, e “taxi” propriamente dito são as vans brancas, que acomodam várias pessoas (e não indicam para onde vão, tem que gesticular com a mão- difícil né?)
- andar sozinho pela parte mais desabitada do centro da cidade, e também andar a pé à noite.
PRETÓRIA
É a capital do país, e onde se situa toda a sede administrativa. Fica a apenas 50Km ao norte de Joanesburgo, mas é bem diferente de lá, com poucos prédios altos e bem mais vazia, segura e tranquila de se andar.
DICA: se puder, passe pela cidade na primavera. As ruas de Pretória são cheias de árvores de jacarandá, que nesta época ficam totalmente cheias de flores de cor lilás, um espetáculo à parte.
Atrações:
- Union Buildings
- Church Square e Palácio da Justiça
- Museu de Arte de Pretória (arte contemporânea) | www. pretoriaartmuseum.co.za
- Jardim Botânico Nacional (um dos mais famosos do país, junto com o de Capetown)
- Zoológico de Pretória (entre os 10 melhores do mundo) | www.zoo.ac.za
- Voortrekker Monument (homenagem e história dos imigrantes pioneiros que vieram da Cidade do Cabo) | www.voortrekkermon.org.za
* SUN CITY
É um complexo de entretenimento e cassino, é a Las Vegas Sul-africana, onde se encontra o único hotel 6 estrelas do mundo. Tem ainda um ponte com esculturas de elefantes em tamanho real e simulação de terremoto, praia particular com ondas artificiais, parque de jacarés e outras atrações. Se não puder pagar a hospedagem dentro do complexo, fique na cidadezinha ao lado, chamada Rustenburg, onde está o estádio Royal Bafokeng, onde ocorreram jogos da Copa. Um dos hotéis super luxuosos dentro do complexo é este aqui.
SAFÁRIS PRÓXIMOS A SUN CITY:
Parque Nacional Pilanesberg | www.pilanesberg-game-reserve.co.za
Reserva Madikwe (privado- exige reserva prévia) | www.madikwe-game-reserve.co.za
A vantagem destes parques é sua localização, mais próximos a Joanesburgo (2h de carro) e numa área livre de malária.
Atrações da região de Mpumalanga e Limpopo:
NELSPRUIT
Cidade ao lado do Kruger Park, próxima a 2 portões de entrada, e com a rota mais rápida e direta desde Joanesburgo até o parque (4-5h de carro). Também serve de base para passeios diários até o Blyde River Canyon e a Panorama Route.
Atrações:
- National Lowveld Botanical Gardens | http://migre.me/408rG
- Cavernas de Sudwala | www.sudwalacaves.co.za
- Mbombela Stadium (outro estádio de futebol construído para a Copa)
- Chimpanzee Éden (santuário chimpanzés da ambientalista Jane Goodall)| www.chimpeden.com
** KRUGER PARQUE
É o parque de safári maior e mais famoso da África do Sul.
A área total do parque é de 20.000 Km2 (!!), e a variedade e quantidade de espécies de animais é imensa, assim como a diversidade da vegetação, que varia de densas áreas arborizadas à savanas. Fica a leste de Joanesburgo (+-5h de carro), dentro das províncias de Mpumalanga e Limpopo. Como fica uma região com risco de malária, devem ser tomadas as devidas precauções.
O Parque é bastante estruturado para o turismo, com estradas pavimentadas em seu interior, áreas protegidas para piquenique e para visualização de animais. Os campings maiores possuem restaurantes, lojinhas e até posto de gasolina e banco! Apesar disso lembre-se: é vida selvagem livre, não é zoológico, ali dentro os animais caçam e matam uns aos outros para poder sobreviver.
O Parque é bastante estruturado para o turismo, com estradas pavimentadas em seu interior, áreas protegidas para piquenique e para visualização de animais. Os campings maiores possuem restaurantes, lojinhas e até posto de gasolina e banco! Apesar disso lembre-se: é vida selvagem livre, não é zoológico, ali dentro os animais caçam e matam uns aos outros para poder sobreviver.
South African National Parks | www.sanparks.org
Siyabona Africa (tour operator) | www.krugerpark.co.za
* BLYDE RIVER CANYON
É um cânion verde, o terceiro maior do mundo em profundidade, no norte das montanhas Drakensberg. Pontos de observação:
- God’s Window
- The Pinnacle
- Bourke’s Luck Potholes
- Three Rondavels (acima)
É uma rota de carro que inclui o Blyde River Canyon, além das cidades de Graskop, Hazyview, Sabie, diversas cachoeiras (MacMac- Berlin- Lisbon) e Pilgrim’s Rest, uma curiosa vila que se mantém intacta até hoje, local onde os exploradores das minas de ouro (Golden rush) ficavam para descansar.
Olá Simone !
ResponderExcluirVc tomou algum remédio para se prevenir da malária ?
Como fizeram quanto a isso ?
Valeu !!
Olá Maria
ExcluirFui ao meu médico da família antes de ir para conversar a respeito de remédio preventivo. Ele não recomendou usar, visto que a chance de ter um efeito colateral decorrente do remédio (que podem ser graves, com sobrecarga de órgãos) seria muito maior do que a chance de efetivamente pegar malária estando como turista por lá. Ainda assim, ele pesquisou em um livro o tipo de mosquito específico da região, e verificou que aqui no Brasil não se vende remédios para tal, nem se consegue na saúde pública como seria de praxe neste caso, pois eles não estão disponiveis, não é para a mesma espécie de mosquitos daqui. Então, teria que comprar e usar o remédio ao chegar no país, e alguns deles exigem de 3 dias a até 1 semana de uso prévio para começar a ter o efeito preventivo. Sendo assim, preferimos não tomar o remédio, mas tomamos as seguintes precauções listadas abaixo.
O que a gente fez para garantir a segurança do quarto foi o seguinte: levamos aqueles repelentes eletronicos que coloca na tomada e ligávamos a noite. Além disso, a gente jogava o repelente em spray dentro do quarto tb, seguindo as instruções de uso. Todos os repelentes que compramos eram daqueles com proteção extra para mosquito da dengue, inclusive o que passávamos no corpo durante o dia. Também usamos calças compridas e camiseta de manga longa ou jaqueta quando ficávamos na área aberta do camping ou expostos (dentro do carro fechado praticamente não tem risco, mas eu passava o protetor sempre)
Ah! Os quartos no Kruger possuem telas nas janelas, então verifique se não tem furos, e qq coisa tape o buraco com tecido ou fita adesiva larga. Evite deixar a janelinha do bwc aberta.
Seguindo isso no período da noite e com as proteções que comentou durante o dia, não deve ocorrer nada. Lembrando que a região é somente frequentada por turistas e nem tão infestada assim como seriam zonas rurais com grande população por exemplo. Para pegar a doença, o mosquito tem que ter picado alguém doente antes, então não é tão fácil assim (não é só picou e pronto!).
Valeu !!!
ExcluirEstou lendo todos os post !!
Super Super legal !!
Mais uma perguntinha ... existe um post específico sobre o roteiro dia-a-dia ?
Valeu !! Obrigada !!
Não fiz post no estilo roteiro. Mas foi assim:
ExcluirJoanesburgo
até o Kruger Park de carro alugado (ida e volta)
Joanesburgo-> Port Elizabeth (de avião)
Lá alugamos um carro para fazer a Rota Jardim (Garden Route) até chegar em Cape Town. Paramos em várias cidades no caminho, tem post de algumas.
Voltamos de CapeTown para o Brasil
Foi tudo em 2 semanas.
Beeeeeem bacana, uma das melhores viagens, muitos lugares lindos e muitos animais!
Uau ! Que sonho !
ResponderExcluir