Loading...

ÁFRICA DO SUL-Joanesburgo, Kruger Park e arredores

Principais cidades e atrações da região de Gauteng:

JOANESBURGO (Johannesburg)
Site oficial da cidade: www.joburg.org.za 
Atrações:
- Apartheid Museum (acima) | www.apartheidmuseum.org
- Gold Reef City | www.goldreefcity.co.za
- SOWETO e Mandela’s House (uma das maiores favelas do mundo, foi o bairro da resistência durante o regime do apartheid, e de onde saíram grandes líderes sul-africanos, como Nelson Mandela)
- Johannesburg Art Gallery
- Zoológico de Jo’burg | www.jhbzoo.org.za
- Carlton Center (prédio mais alto da cidade, com vista panorâmica)
- Zoo Lake (parque da cidade)
- Estádios de futebol: Soccer City e Ellis Park
- Mercado de rua: African Craft Market
- Sandton City (o maior shopping da África do Sul) | www.sandtoncity.com
- Melrose e Rosebank (são os bairros de classe mais alta, com várias mansões, e onde se concentra a parte comercial da cidade, os shoppings, restaurantes e vida noturna) | www.melrosearch.co.za

Atrações nas proximidades:
- Lion Park (a atração número 1 da cidade- quer ver muitos leões, além de brincar e pegar seus filhotes no colo? É lá!) | www.lion-park.com
- Cavernas Sterkfontein (berço da humanidade) e Maropeng (museu) | www.maropeng.co.za

O que evitar na cidade:
-  transporte público, bastante lotado e tumultuado. Pegue táxi, indicado pelo hotel. Dica: Táxi lá é “cab”, e “taxi” propriamente dito são as vans brancas, que acomodam várias pessoas (e não indicam para onde vão, tem que gesticular com a mão- difícil né?)

- andar sozinho pela parte mais desabitada do centro da cidade, e também andar a pé à noite.

PRETÓRIA
É a capital do país, e onde se situa toda a sede administrativa. Fica a apenas 50Km ao norte de Joanesburgo, mas é bem diferente de lá, com poucos prédios altos e bem mais vazia, segura e tranquila de se andar. 

DICA: se puder, passe pela cidade na primavera. As ruas de Pretória são cheias de árvores de jacarandá, que nesta época ficam totalmente cheias de flores de cor lilás, um espetáculo à parte. 
Atrações:
- Union Buildings
- Church Square e Palácio da Justiça
- Museu de Arte de Pretória (arte contemporânea) | www. pretoriaartmuseum.co.za
- Jardim Botânico Nacional (um dos mais famosos do país, junto com o de Capetown)
- Zoológico de Pretória (entre os 10 melhores do mundo) | www.zoo.ac.za
- Voortrekker Monument (homenagem e história dos imigrantes pioneiros que vieram da Cidade do Cabo) | www.voortrekkermon.org.za

* SUN CITY
É um complexo de entretenimento e cassino, é a Las Vegas Sul-africana, onde se encontra o único hotel 6 estrelas do mundo. Tem ainda um ponte com esculturas de elefantes em tamanho real e simulação de terremoto, praia particular com ondas artificiais, parque de jacarés e outras atrações. Se não puder pagar a hospedagem dentro do complexo, fique na cidadezinha ao lado, chamada Rustenburg, onde está o estádio Royal Bafokeng, onde ocorreram jogos da Copa. Um dos hotéis super luxuosos dentro do complexo é este aqui.
 

SAFÁRIS PRÓXIMOS A SUN CITY:
Parque Nacional Pilanesberg  | www.pilanesberg-game-reserve.co.za
Reserva Madikwe (privado- exige reserva prévia) | www.madikwe-game-reserve.co.za
A vantagem destes parques é sua localização, mais próximos a Joanesburgo (2h de carro) e numa área livre de malária.

Atrações da região de Mpumalanga e Limpopo:

NELSPRUIT
Cidade ao lado do Kruger Park, próxima a 2 portões de entrada, e com a rota mais rápida e direta desde Joanesburgo até o parque (4-5h de carro). Também serve de base para passeios diários até o Blyde River Canyon e a Panorama Route.

Atrações:
- National Lowveld Botanical Gardens | http://migre.me/408rG
- Cavernas de Sudwala  | www.sudwalacaves.co.za
- Mbombela Stadium (outro estádio de futebol construído para a Copa)
- Chimpanzee Éden (santuário chimpanzés da ambientalista Jane Goodall)| www.chimpeden.com

** KRUGER PARQUE
É o parque de safári maior e mais famoso da África do Sul.
A área total do parque é de 20.000 Km2 (!!), e a variedade e quantidade de espécies de animais é imensa, assim como a diversidade da vegetação, que varia de densas áreas arborizadas à savanas. Fica a leste de Joanesburgo (+-5h de carro), dentro das províncias de Mpumalanga e Limpopo. Como fica uma região com risco de malária, devem ser tomadas as devidas precauções.
O Parque é bastante estruturado para o turismo, com estradas pavimentadas em seu interior, áreas protegidas para piquenique e para visualização de animais. Os campings maiores possuem restaurantes, lojinhas e até posto de gasolina e banco! Apesar disso lembre-se: é vida selvagem livre, não é zoológico, ali dentro os animais caçam e matam uns aos  outros para poder sobreviver.

South African National Parks | www.sanparks.org
Siyabona Africa (tour operator) | www.krugerpark.co.za

* BLYDE RIVER CANYON 
É um cânion verde, o terceiro maior do mundo em profundidade, no norte das montanhas Drakensberg. Pontos de observação:
- God’s Window
- The Pinnacle
- Bourke’s Luck Potholes
- Three Rondavels (acima)

* PANORAMA ROUTE 

É uma rota de carro que inclui o Blyde River Canyon, além das cidades de Graskop, Hazyview, Sabie, diversas cachoeiras (MacMac- Berlin- Lisbon) e Pilgrim’s Rest, uma curiosa vila que se mantém intacta até hoje, local onde os exploradores das minas de ouro (Golden rush) ficavam para descansar.


Sun City 4633703188810122081

Postar um comentário

  1. Olá Simone !
    Vc tomou algum remédio para se prevenir da malária ?
    Como fizeram quanto a isso ?
    Valeu !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria
      Fui ao meu médico da família antes de ir para conversar a respeito de remédio preventivo. Ele não recomendou usar, visto que a chance de ter um efeito colateral decorrente do remédio (que podem ser graves, com sobrecarga de órgãos) seria muito maior do que a chance de efetivamente pegar malária estando como turista por lá. Ainda assim, ele pesquisou em um livro o tipo de mosquito específico da região, e verificou que aqui no Brasil não se vende remédios para tal, nem se consegue na saúde pública como seria de praxe neste caso, pois eles não estão disponiveis, não é para a mesma espécie de mosquitos daqui. Então, teria que comprar e usar o remédio ao chegar no país, e alguns deles exigem de 3 dias a até 1 semana de uso prévio para começar a ter o efeito preventivo. Sendo assim, preferimos não tomar o remédio, mas tomamos as seguintes precauções listadas abaixo.

      O que a gente fez para garantir a segurança do quarto foi o seguinte: levamos aqueles repelentes eletronicos que coloca na tomada e ligávamos a noite. Além disso, a gente jogava o repelente em spray dentro do quarto tb, seguindo as instruções de uso. Todos os repelentes que compramos eram daqueles com proteção extra para mosquito da dengue, inclusive o que passávamos no corpo durante o dia. Também usamos calças compridas e camiseta de manga longa ou jaqueta quando ficávamos na área aberta do camping ou expostos (dentro do carro fechado praticamente não tem risco, mas eu passava o protetor sempre)

      Ah! Os quartos no Kruger possuem telas nas janelas, então verifique se não tem furos, e qq coisa tape o buraco com tecido ou fita adesiva larga. Evite deixar a janelinha do bwc aberta.
      Seguindo isso no período da noite e com as proteções que comentou durante o dia, não deve ocorrer nada. Lembrando que a região é somente frequentada por turistas e nem tão infestada assim como seriam zonas rurais com grande população por exemplo. Para pegar a doença, o mosquito tem que ter picado alguém doente antes, então não é tão fácil assim (não é só picou e pronto!).

      Excluir
    2. Valeu !!!
      Estou lendo todos os post !!
      Super Super legal !!
      Mais uma perguntinha ... existe um post específico sobre o roteiro dia-a-dia ?
      Valeu !! Obrigada !!

      Excluir
    3. Não fiz post no estilo roteiro. Mas foi assim:

      Joanesburgo
      até o Kruger Park de carro alugado (ida e volta)
      Joanesburgo-> Port Elizabeth (de avião)
      Lá alugamos um carro para fazer a Rota Jardim (Garden Route) até chegar em Cape Town. Paramos em várias cidades no caminho, tem post de algumas.
      Voltamos de CapeTown para o Brasil

      Foi tudo em 2 semanas.
      Beeeeeem bacana, uma das melhores viagens, muitos lugares lindos e muitos animais!

      Excluir

emo-but-icon

Página inicial item

Pesquisar no blog

Loja Viagema

Reserve seu Hotel

Celular no Exterior

PARA QUEM AMA VIAJAR

Curta no Facebook

Leia Também