Mês antes da viagem: o que fazer
http://www.flashesdeviagem.com.br/2010/09/mes-antes-da-viagem-o-que-fazer.html
O mês que antecede uma viagem de LONGA DURAÇÃO ou INTERNACIONAL é uma loucura, não? Ao mesmo tempo que é prazeroso pois a data vem chegando, também pode deixar alguns de “cabelo em pé” com tantos preparativos que é preciso lembrar (e fazer) antes de embarcar!
Além de tudo isso ainda tem os trabalhos profissionais pendentes para terminar dentro do prazo.... uma correria só, principalmente para quem é autônomo como nós! Por este motivo até nos referimos a este mês pré-viagem como “inferno astral”, numa paródia e comparativo com o mês que antecede o aniversário e que costuma ser chamado popularmente assim.
Se você fica preocupado e tem medo de esquecer alguma coisa importante no meio deste caos que é o mês ou semana antes de viajar, dá uma olhada nesta lista com vários itens que é preciso checar e fazer antes de viajar:
1- Passaporte e documentos em dia + cópia impressa ou xerox dos mesmos, muito útil em caso de perda (guarde 1 via em cada mala)
2- Reserva de hotéis em cada destino. Busque em sites e portais grandes e confiáveis como o www.booking.com. Prefiro sair com tudo já reservado, assim não preciso ficar batendo perna com o peso das malas de um lado para outro na cidade até achar um local. Também é legal porque você escolhe a faixa de preço que quer, enquanto na hora tem que pegar o que estiver disponível...
3- O país para onde vai exige alguma vacina específica? Procure saber antecipadamente e tome pelo menos uma semana antes, para fazer efeito. (ex: África- vacina contra febre amarela)
4- Dinheiro... já trocou seus reais por $ na moeda local? Divida entre dinheiro em espécie, traveller cheque e/ou Visa Travel Money. Assim você garante uma viagem com menos necessidade de saques e de ficar procurando por casas de câmbio.
2- Guias de viagem e informações sobre seu destino: leve o guia inteiro ou tire xerox da parte de seu interesse para levar. Também tenha em mãos pelo menos um mapa básico de cada cidade.
6- Seguro-saúde: muitos países exigem um seguro do viajante, que pode ser solicitado na chegada ao aeroporto (nunca me pediram, mas sempre levo para garantir e também porque com saúde não se brinca).
Contrate um seguro de qualidade, como o da Mondial Assistance, a líder aqui no mercado brasileiro. Ela tem seguros de acordo com as regras do Tratado de Schengen, requisito necessário para entrar em qualquer país da Europa (Comunidade Européia), cobrindo o valor de até 30mil euros.
Contrate um seguro de qualidade, como o da Mondial Assistance, a líder aqui no mercado brasileiro. Ela tem seguros de acordo com as regras do Tratado de Schengen, requisito necessário para entrar em qualquer país da Europa (Comunidade Européia), cobrindo o valor de até 30mil euros.
Dica: se comprou sua passagem com cartão de crédito Platinum ou superior, ligue para a central de atendimento e solicite seu seguro de viagem, grande parte dos cartões das principais bandeiras (Visa, Master) oferece ao cliente e é gratuito.
7- Remédios: se usa medicamentos controlados, terá que solicitar ao seu médico uma receita prescrita, preferencialmente em inglês. Leve sempre os remédios na mala de mão, dentro da embalagem original e com a bula, nada de vidrinhos com comprimidos “não identificados”! Medicamentos de uso comum como remédio contra gripe e dor de cabeça, pastilhas e pomadas não precisam de receita, mas vale a regra da embalagem para evitar dor de cabeça no aeroporto.
8- Ainda sobre cartão de crédito: para evitar que suas compras sejam bloqueadas por segurança enquanto estiver fora, ligue para a central de atendimento (número no verso do cartão) e avise que vai fazer uma viagem internacional, pedindo o desbloqueio de uso para tal. Algumas centrais perguntam até as cidades pelas quais você irá passar e as datas.
9- Passagens aéreas entre as cidades que pretende visitar. Se for fazer vôos low-cost entre cidades, o ideal é ter tudo comprado previamente pelos sites das cias aéreas, é mais barato comprar antes e você garante sua viagem no dia e hora que quiser. Separar e levar todos os vouchers e confirmações impressos.
10- Passagens de trem ou ônibus entre cidades: só é vantajoso comprar antes se achar preços promocionais pela Internet no site de cada empresa, se não o mais fácil é no dia que chegar em uma cidade já comprar a passagem para o próximo destino, diretamente na rodoviária ou estação de trem.
12- Roupas e sapatos: verifique pela Internet como estará o clima em seu destino, e escolha roupas adequadas. Se precisar sair para comprar um casaco mais quente, calçado confortável ou um biquíni a hora é agora! Certifique-se também que as roupas que gosta e pretende levar estão no armário, e não para lavar ou passar.
13- Gadgets e afins eletrônicos: não esqueça de separar o carregador de cada eletro, de comprar mais pilhas, cartão de memória para câmera digital, e um adaptador universal para tomadas. Verifique a voltagem elétrica do local! (Europa 220V e Estados Unidos 110V)
Outras dicas:
- Vai ficar hospedado na casa de alguém? É de praxe e educado perguntar se a pessoa quer que você leve algo de sua cidade, e se não quiser mesmo assim leve um presentinho para ela, afinal gentileza e agradecimento nunca é demais.
- Contas de banco e despesas do mês: peça a um parente ou alguém de confiança para pegar em sua casa e pagar no banco, ou agende para cair no débito automático. O que for possível pague antecipadamente. Você não vai querer voltar e ter um monte de contas com multas e juros para pagar...
- Para sua segurança e em caso de urgência, deixe sua opções de contato com algum parente ou amigo (telefones de hotel, emails pessoais, números dos vôos, etc) e leve junto alguns telefones importantes (de parentes, de médico, do síndico, do banco, da agência de turismo, do pet shop que hospeda seu bichinho...etc).
- Verifique a segurança de sua casa ou apartamento, instale grades, chave-tetra ou alarme se necessário, e viaje despreocupado.
OBS: use e abuse das informações acima, imprima, adapte, use como check-list, descarte o que não se encaixa... a tentativa aqui é juntar quase tudo que seria preciso lembrar, para lhe ajudar! Esqueci de algo? Comente ali embaixo que eu incluo! ;-)
Acho que a lista está super completa! ;)
ResponderExcluirAdorei, principalmente a parte dos pets, rs!
ResponderExcluirSimone
ResponderExcluirSua lista esta excelente :D
Bjos
Que bom que a lista está completa! Obrigada a todos pelos comentários elogiosos! ;)
ResponderExcluirOi! Deixo aqui duas sugestões que recebi e achei interessante: 1ª Scanear, documentos, cartões de créditos, tudo que vc pode precisar lá fora. Envie para seu próprio e-mail e guarde. Precisando, em qualquer lugar, é só acessar seu e-mail (Hotmail ou gmail, pq não são br)e imprimir. Em papele vc pode perder. A segunda é ter sempre em mãos endereços e telefones de hotéis perdo de onde vc reservou. Caso chegue lá e encontre problemas, vc já tem uma indicação.
ResponderExcluirBem colocado Katia!
ResponderExcluirEscanear e enviar por email já faço, mas sua segunda dica ainda nao tinha pensado em fazer, e pode ser util mesmo.
Obrigada por acrescentar conteudo ao blog! ;-)
Nuca esuqecer de ao levar medicamentos, as receitas devem estar junto e atualizadas, principalmente para os medicamentos de uso controlado.
ResponderExcluirAlguns dos itens desta lista são muito importantes e eu nunca tinha percebido. Em nenhum momento me preocupei com a voltagem elétrica dos países que visitei ou com a entrada da tomada para carregador. Até hoje dei sorte, pois nunca tive problemas para carregar a máquina de fotografar ou o telefone celular. Vou ficar atento para estes pontos e quero dar uma dica quanto a um problema que tive na última viagem que fiz: procurar a operadora e habilitar o telefone celular para o país que se pretende viajar. Fiquei sem telefone na viagem que fiz à Bélgica e França. Também não tinha percebido a importância do item 1 da lista acima. De agora em diante, para viajar, vou sempre tirar cópias dos documentos. Por fim, vou relatar um problema que tive. Ao comprar o dinheiro de um país sul americano para o qual viajei, em uma casa de câmbio, uma parte levei em cartão de crédito, o qual não funcionou. Procure sempre levar algum dinheiro, em papel moeda, para o exterior e habilite seu cartão de crédito de uso comum aqui no Brasil, para sacar em outros países.
ResponderExcluirValeu o complemento das dicas! Realmente, antes de viajar tem que ligar para a operadora do cartão e habilitar para uso no exterior, senão podem bloquear.
ResponderExcluir