Chegando lá (África do Sul)
http://www.flashesdeviagem.com.br/2010/07/informacoes-gerais-africa-do-sul.html
Postado por: Simone
Autor: Moisés (participação especial/convidado do blog)
Assim que defini o meu período de férias, vi que seria ainda antes da Copa, o que evitaria pegar o fluxo de turistas que estariam indo especificamente para o World Cup 2010, adeptos da folia e algazarra.
Descobri que haviam vôos diretos, sem escalas de São Paulo para Johannnesburgo pela South African Airways, o que simplificava as coisas. O vôo durou em torno de 8:30h e o serviço de bordo foi satisfatório.
Para brasileiros que estão indo ao país apenas como turistas não existe a necessidade de visto, porém é obrigatória a apresentação da Carteira Internacional de Vacinação.
Locar um veículo, principalmente em Cape Town, pode ser bastante vantajoso pela comodidade e praticidade de deslocamento, o único entrave maior na hora de dirigir é a "mão-inglesa". Notei que em muitos cruzamentos existem vários semáforos, alguns inclusive para o mesmo sentido, o que pode ocasionar uma certa confusão.
As pessoas são bastante cordiais, prestativas e solícitas na maioria dos lugares. Todas as vezes que pedi informação fui prontamente ajudado. Em alguns casos eles vão junto com você até o local, ou te deixam bem perto!
A moeda da África do Sul é o Rand (ZAR). Cada real vale aproximadamente ZAR4,00! A comida não é cara, mesmo em restaurantes de melhor nível, e os frutos do mar são em conta.
A África do Sul é um país que oferece muitas possibilidades e roteiros diferenciados para quem estiver disposto a explorar, e pode ser uma grata experiência tanto urbana, quanto com a vida selvagem e a natureza, ou com a cultura e a arquitetura.
A África do Sul é um país que oferece muitas possibilidades e roteiros diferenciados para quem estiver disposto a explorar, e pode ser uma grata experiência tanto urbana, quanto com a vida selvagem e a natureza, ou com a cultura e a arquitetura.
Justamente por ter inúmeras opções, tive que fazer escolhas, tentando maximizar o meu tempo em cada localidade pela qual passei.
Não consegui dormir muito bem no vôo. Cheguei no aeroporto O.R.Tambo International (Joanesburgo) por volta das 07:30h, e fui recebido pelos meus amigos Ellen e Thiago, que me levaram até Centurion, a cidade onde eu ficaria hospedado, a 50km de distância. A diferença de fuso horário é de 5h a mais do que no Brasil. Apesar de cansado e meio zonzo, resolvi me manter acordado, senão perderia o dia todo dormindo. Achei melhor preencher o dia com atividades, me alimentar bem e dar uma volta por Pretória.