Loading...

Atomium (Bruxelas)


O Atomium representa um átomo de ferro ampliado 165 bilhões de vezes. Possui 103 metros de altura, e foi construído em 1958 para a Expo58, também conhecida como Exposition Universelle et Internationale de Bruxelles ou Feira Mundial de Bruxelas, que foi a primeira grande Exposição depois da Segunda Guerra Mundial. 

Pode-se subir até as esferas através de escadas por dentro de algumas das hastes metálicas do átomo, e de lá de cima apreciar a vista panorâmica de parte da cidade, ou passear pelas exposições de ciência e sobre os anos 50 que ali se encontram. 


Só em janeiro de 2006 foi aberto ao público em geral, após restaurações que se iniciaram em 2004 visando reparar o monumento e substituir as folhas externas de alumínio já muito gastas. 

Era para ser um monumento temporário, mas acabou permanecendo e hoje em dia se tornou um local de visitação "obrigatória", sendo reconhecido como um ícone nacional e rivalizando com o Manekin Pis, o ícone oficial da cidade. Aliás, certamente é muito mais bonito e interessante do que o ManekinPis, que é nada mais do que uma pequena estátua de bronze de um garotinho mijando! 
Janelas 360 graus, de onde se pode ver o panorama da cidade

Já li algumas críticas injustas em relação ao Atomium, comparando-o com a Torre Eiffel e então subestimando seu charme e apelo turístico. Penso que são 2 propostas totalmente diferentes, e que não tem nem porquê comparar. A Torre Eiffel é linda sim, porém o Atomium também é, além de ser realmente grande e impressionar com suas esferas metálicas brilhando e refletindo o céu. Não achei nada sem graça como li antes de viajar, muito pelo contrário: me encheu os olhos, recomendo!

Vista do Atomium a partir do parque Mini-Europe. Olha o tamanho!

Bruxelas 1886163237691793742

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Pesquisar no blog

Loja Viagema

Reserve seu Hotel

Celular no Exterior

PARA QUEM AMA VIAJAR

Curta no Facebook

Leia Também