Atomium (Bruxelas)
http://www.flashesdeviagem.com.br/2010/06/atomium_3521.html
O Atomium representa um átomo de ferro ampliado 165 bilhões de vezes. Possui 103 metros de altura, e foi construído em 1958 para a Expo58, também conhecida como Exposition Universelle et Internationale de Bruxelles ou Feira Mundial de Bruxelas, que foi a primeira grande Exposição depois da Segunda Guerra Mundial.
Pode-se subir até as esferas através de escadas por dentro de algumas das hastes metálicas do átomo, e de lá de cima apreciar a vista panorâmica de parte da cidade, ou passear pelas exposições de ciência e sobre os anos 50 que ali se encontram.
Só em janeiro de 2006 foi aberto ao público em geral, após restaurações que se iniciaram em 2004 visando reparar o monumento e substituir as folhas externas de alumínio já muito gastas.
Era para ser um monumento temporário, mas acabou permanecendo e hoje em dia se tornou um local de visitação "obrigatória", sendo reconhecido como um ícone nacional e rivalizando com o Manekin Pis, o ícone oficial da cidade. Aliás, certamente é muito mais bonito e interessante do que o ManekinPis, que é nada mais do que uma pequena estátua de bronze de um garotinho mijando!
Janelas 360 graus, de onde se pode ver o panorama da cidade
Já li algumas críticas injustas em relação ao Atomium, comparando-o com a Torre Eiffel e então subestimando seu charme e apelo turístico. Penso que são 2 propostas totalmente diferentes, e que não tem nem porquê comparar. A Torre Eiffel é linda sim, porém o Atomium também é, além de ser realmente grande e impressionar com suas esferas metálicas brilhando e refletindo o céu. Não achei nada sem graça como li antes de viajar, muito pelo contrário: me encheu os olhos, recomendo!
Vista do Atomium a partir do parque Mini-Europe. Olha o tamanho!