Grand Place e Galeria Hubert (Bruxelas)
http://www.flashesdeviagem.com.br/2010/07/grand-place-e-galerias-hubert.html
Grand-Place (Grote Markt) é a praça central de Bruxelas. É considerada por alguns a praça mais bonita do mundo, integrando a lista de Patrimônio Mundial da Unesco desde 1998.
É um local de grande visitação turística, centro geográfico, histórico e comercial da cidade, possuindo diversos edificios imponentes que datam do século XVII. Somente a Prefeitura e algumas fachadas resistiram aos bombardeios franceses de 1695, o restante foi reconstruído alguns anos mais tarde, originando uma arquitetura diversificada, em que cada edificio é muito detalhado e uma atração à parte, parecendo que competem entre si.
Detalhe fachada: centenas de esculturas alinhadas.
É uma praça toda construída, não existem plantas nem fontes. Sua beleza reside nas fachadas e seus detalhes esculturais, dispostas ao redor de um amplo espaço quadrado e vazio ao centro, que abriga um mercado de flores todas as manhãs. Durante o mês de agosto a praça é coberta com um tapete floral que chega a ter 500 mil plantas (nos anos pares). Durante a noite, fica toda iluminada e com seus bares e restaurantes lotados.
A Prefeitura domina a praça com sua torre de 96 metros de altura (ACIMA-à direita). Em frente, está situada a Casa do Rei, e dentro se encontra o Museu de Bruxelas, com ampla coleção que conta a história da cidade.
Perto da praça fica a Galeria Hubert, que concentra o comércio mais famoso da cidade (e caro!). É uma galeria com teto de vidro em formato de arco. Ali, pode-se encontrar diversas lojas do famoso chocolate Belga (considerado o melhor do mundo), e as lojas de rendas de bilro, o artesanato típico da cidade. Os preços dos doces são salgados, em torno de 5 euros cada 100g! Me inibi com os valores e porte das lojas, e acabei comprando chocolates no mercado mesmo, com preços mais em conta e ainda assim muito gostosos. Mesmo assim, um dos melhores chocolates que já comi! A especialidade de lá são os bombons recheados, conhecidos como pralinés.
Galerias Hubert: muitas chocolaterias
Chocolate Belga: cacau de alta qualidade e quantidade de manteiga de cacau superior aos outros
Comprado no mercado: textura finíssima e recheios deliciosos
Rendas de bilro: alta qualidade nesta especialidade dos Belgas
Outra comida local e que não dá para deixar de provar são os WAFFLES. São divinos, meio crocantes e com chocolate quente e espesso por cima, e mais coberturas a escolher (chantilly, amendoim, morangos, etc). Comi só com chocolate para apreciar melhor, em uma das muitas banquinhas de waffle ao redor e atrás da Gran Place.
Wafles Belga: o sabor é ainda melhor do que o visual!