Loading...

FOTOLIVRO - Uma forma bacana de expor seus melhores “flashes”!

Capa e contracapa impressa (sobrevoando a Cordilheira dos Andes)


Aqui em casa a gente sempre imprime as fotos de viagem, ou melhor, uma parte delas, já que tiramos literalmente MILHARES de fotos quando viajamos. Então a gente escolhe, trata, compra álbuns sempre de tamanho igual com cerca de 200 fotos cada e manda revelar. Mesmo com as câmeras digitais e a possibilidade de deixar tudo armazenado no computador, ter algumas fotos impressas tem sempre um gostinho especial, é bom para rever e também para decorar a casa ou mostrar para as visitas, já que nem sempre o acesso ao computador pode ser fácil.

Eu sempre achei bonito e interessante aqueles álbuns de fotos que mais parecem um livro, ou tipo scrapbook, mas na prática sempre achava meio caro e também trabalhoso para montar. Bom, testamos o produto e de fato é mais demorado e trabalhoso mesmo para montar, porque tem que “harmonizar” as fotos que estarão em cada página para ficar bonito. Mas em compensação o resultado...... fica lindo de ver, com certeza mais interessante que só as fotos reveladas!!

Foi da empresa Fotoregistro que ganhamos a oportunidade de testar este tipo de revelação e montagem, chamada de FOTOLIVRO (se gostássemos, ficaria a nosso critério fazer um post... e adorei!). Nos ofereceram 20 páginas do maior álbum disponível (versão "Plus"- quase 30x30cm!), com capa dura e que dava para personalizar com fotos próprias. No site da Fotoregistro tem 2 formas de montar o álbum, uma diretamente pela internet, e outra baixando o programinha D-book, onde dá para montar off-line, e que oferece algumas opções a mais, e vários templates diferentes para cada um deixar o álbum com a sua cara. Não é preciso ser expert para montar, pois existem centenas de opções para compor as fotos na página, e com certeza cada um vai achar alguma que agrade!

Porém, como somos designers, resolvemos criar uma diagramação e template próprio para expor nossas fotos, e então o que fizemos foi gerar cada página em um programa de desenho, e aí exportar cada folha inteira e jogar na opção de página branca (vazia) que o D-book oferece. O resultado foi este nas fotos abaixo, não ficou demais?

Todo o processo foi tranquilo, seja para publicar as fotos e enviar, seja na entrega que foi super rápida, ou então na qualidade do material e da revelação, que não deixou nada a desejar. A impressão é muito bem definida, assim como a fidelidade de cores. Fotos da capa e contracapa também ficaram show, e a espessura da folha é bem grossa, o que faz ficar com um visual muito profissional. Aprovado mesmo, folheei o álbum umas 300 vezes sorrindo no dia que chegou aqui!



DICAS PARA MONTAR UM FOTOLIVRO BACANA:
- escolha um template que lhe agrada, mas não tente encher demais de fotos cada página só para aproveitar melhor. O que fica bonito são áreas arejadas, com bordas, fundos coloridos, aí que está a graça e diferencial do negócio!

- Use cores contrastantes entre as páginas lado a lado, isso ajuda a deixar menos repetitivo e monótono do que se optar sempre por uma mesma cor de fundo em tudo. Mas evite exageros é claro!

- Ponha um pouco de texto junto às fotos, seja uma legenda ou pelo menos o titulo. Este é outro diferencial do álbum, que se torna dinâmico e “auto-explicativo” para quem está olhando.

- Outra dica bacana é criar álbuns por estilos de fotos. No nosso caso fizemos uma compilação de nossas viagens após casados, montando uma página POR PAÍS visitado. Dá para criar várias formas de catalogar, seja no tema viagem ou não. Por exemplo: aniversários do seu filho (de 1 a 5 anos), ou então fotos de eventos junto aos amigos, e por aí vai...



Confesso que ainda acho os preços dos fotolivros em geral um pouquinho caros, e que se o serviço se popularizasse e baixasse um pouco o valor eu usaria com mais frequência. Mas com certeza fica uma recordação super bonita, e uma forma diferente de arquivar nossos melhores “flashes” e momentos! Como estou para ter um filho, já penso em personalizar um fotolivro para o primeiro aninho dele, que com certeza terá as imagens mais lindas que fotografaremos na vida! (mamãe coruja) ;-)

E você, o que achou do nosso álbum e dicas? Já experimentou montar um desses? Conta pra gente como você guarda ou expõe suas fotos!
Fotos de viagem 6268160139342598074

Postar um comentário

  1. Amei a ideia do fotolivro! Já estou separando um monte de fotos para poder imprimir um destes ainda!
    Ótimo blog!
    Angelica
    http://www.angelicabrunatto.com.br

    ResponderExcluir
  2. Anônimo28/3/14

    Muito legal mesmo!
    Eu e meu marido fizemos um de nossa lua-de-mel e amamos!!!
    Baixei o arquivo D-Book e fizemos um book com as fotos + alguns comentários nas páginas para não esquecermos de nada!
    Estou pensando em fazer um de nossa viagem para a Europa.
    Partimos no dia 20 de abril.
    Dá um pouquinho de trabalho, mas acho que vale muito a pena.
    Parabéns pelo post.
    Cristiane Almeida.

    ResponderExcluir
  3. Legal Cristiane e Andrea, vale a pena mesmo! Não canso de olhar meu album, é um ótimo resumo de viagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo14/9/16

      ola...gostaria de saber mais detalhes dos templates que voce usou....as bandeiras de cada pais....estilo da letra...eu ameiiiiiiiiiii!!?!?!!?
      Vanemoreschi@hotmail.com

      Excluir
    2. Oie, que legal que curtiu!
      O nome da fonte é Scriptina, e as bandeirinhas achamos pelo google mesmo (como é para uso pessoal interno, não teria problema utilizar), buscando por "bandeira países".
      E nas fotos, o importante é mesclar imagens mais gerais e detalhadas com outras mais "em zoom", para cada página não ficar muito poluída.
      Boa montagem!

      Excluir
  4. Adorei o post. Lindo o fotolivro de vocês!
    Qual a fonte usada nos nomes dos países?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Diego!
      Somos designers e optamos por fazer uma diagramação elegante e que ao mesmo tempo coubesse várias fotos ;-)
      A fonte utilizada se chama SCRIPTINA

      Excluir
  5. Parabens pelo site, por gentileza como escolho esse layout ? ou vcs mandaram as fotos ja montadas com o layout (tipo ele pronto) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo!
      Nós é que criamos esse layout, e exportamos as páginas já montadas para o sistema deles.

      Excluir
  6. Obrigado Simone, novamente por gentileza, eu pensei em criar os layout pelo photoshop, vc me indicaria um tamanho para criar ? tamanho A4 ou outra dimensão ? (desde ja muito obrigado)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo!
      Bom, depende. Vc precisa criar de acordo com o tamanho que a empresa disponibiliza o modelo impresso. No nosso caso, optamos por um modelo quadrado, do maior tamanho que ofereciam, quase 30x30cm.

      Excluir
  7. Anônimo30/9/16

    Por favor qual seria o tamanho dos layout q vocês usaram ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso fotolivro tem quase 30x30cm, o maior tamanho que a empresa oferece.

      Excluir
    2. Anônimo1/10/16

      Simone desculpe a curiosidade, se eu fazer no photoshop que tamanho da pagina vc aconselha ? pra ficar do tamanho do plus e não perder qualidade, obrigado pela atenção ^^

      Excluir
    3. Oie! Monta no photoshop em tamanho 30x30cm mesmo, mas com resolução de 300dpi. Verifiquei aqui, e em pixels isto daria 3543x3543 pixels (tamanho folha total).

      Excluir
  8. Anônimo16/11/16

    Simone parabéns pelo site, não querendo ser abusado voce nao teria um psd do photoshop que eu poderia baixar pra ter noção de como fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie _____?!
      Entre em contato pelo formulário do site e a gente vê se consegue lhe ajudar, ok?

      Excluir

emo-but-icon

Página inicial item

Pesquisar no blog

Loja Viagema

Reserve seu Hotel

Celular no Exterior

PARA QUEM AMA VIAJAR

Curta no Facebook

Leia Também