Loading...

Amboise e Vale do Loire, na França

Perguntas feitas pelo blog Flashes de Viagem para a amiga Shirley, que viajou para a Europa este ano e vai nos contar aqui tudo que viu de bonito em Amboise e no Vale do Loire, uma região de suntuosos castelos e jardins franceses! Que tal viajarmos um pouquinho junto com ela através dos relatos, fotos e dicas? ;-)
AMBOISE - CHÂTEAU ROYAL AO FUNDO

Quem vos fala: Shirley Junckes - Joinville SC - consultora de vendas na Formus

Estilo viajante: Procuro por diversidade cultural. Esta viagem fiz com mais 5 amigos de trabalho - todos consultores de venda, além da nossa diretora, que nos acompanhou na viagem.

Viajando por: Milão, Paris e Amboise, na região do Vale do Rio Loire (próximo a Paris).
 
Moeda e idioma local: a moeda é o Euro. Idioma local é o Francês, mas todos tem o inglês como segunda lingua. Não tivemos dificuldade até porque nossa diretora fala fluentemente Francês. E mesmo assim arranhando no inglês a gente se vira perfeitamente!!!

AMBOISE - JARDINS DE TULIPAS
Planejamento de viagem e reservas: Como ganhamos a viagem através de uma campanha de vendas interna, não nos preocupamos com roteiros, reservas, pagamentos, etc. pois já estava tudo preparado pela direção. Mas não foi por nenhuma agência.

Guia de Viagem ou Aplicativos: Apenas aplicativos de tradução do Francês para o Português e vice-versa, para alguma emergência.

Como chegar: Saímos de Paris segunda feira de manhã (perto do almoço) com destino a Amboise, pela auto estrada A10. Dá mais ou menos 1:30h de viagem, paramos para um lanche no caminho. A auto estrada é um tapete mesmo, nada comparado com as BR´s daqui! rsrsrs. A paisagem no caminho é magnífica, plantações de canola dá um colorido lindo contrastando com o asfalto, além das lindas árvores cerejeiras que nesta época ficam floridas e dão um charme especial à viagem. O Vale do Loire era a região onde moravam os reis e aristocratas da Corte Francesa, e nesta região encontram-se cerca  de 300 Castelos, ou Château..

 
Roteiro/itinerário:
Chegando em Amboise, cidade às margens do Rio Loire, é fácil perceber a característica bélica da cidade, e que parece que parou no tempo medieval... Durante a tarde, batemos muitas fotos pois a paisagem e principalmente os jardins de tulipa são maravilhosos! Caminhamos pelo centrinho, conhecemos o comércio local, visitamos a Catedral de Saint Denis bem no alto do morro - construída em 1.107. A arquitetura conservada da época é impressionante. No final do dia fomos para o Hotel (Novotel Amboise) e jantamos lá mesmo no restaurante.

CATEDRAL SAINT DENIS

CENTRINHO DE AMBOISE

No outro dia acordamos cedo e fomos então visitar os principais castelos da região. Uma dica é que não precisa entrar em todos, depois do terceiro parece que tudo fica meio igual!
Primeira parada foi no Château de Chenonceau, também conhecido como Castelo das 7 Damas, construído sobre o Rio Cher, onde inclusive uma das titulares da morada foi a amante do Rei Henrique II, no século 16. Este castelo possui uma enorme galeria sobre o rio Cher, construída para facilitar as cavalgadas e a caça na floresta situada ao fundo. Vale a pena caminhar pelos dois jardins enormes deste Castelo, são lindos. Entramos neste Castelo e visitamos todos os cômodos, tudo é muito imponente, ambientes, móveis, decoração, com muito detalhes em ouro. Ficamos por volta de 3 horas neste Castelo, fizemos um lanche ali mesmo na Creperia. Na saída tem uma loja de souvenirs e presentes pra comprar, tem muita coisa legal. 



JARDINS DO CHENONCEAU

A galeria sobre o rio Cher (ao fundo)

À tarde fomos visitar o Château de Chambord, o maior e mais imponente Castelo da região do Rio Loire, construído para servir de Pavilhão de caça para o Rei Francisco I. Devido ao pouco tempo que tinhamos, visitamos apenas a parte externa do Castelo, admirando sua imponente arquitetura. Mas muito se fala sobre sua dupla escadaria central, desenhada por Leonardo Da Vinci, onde duas pessoas subindo e descendo ao mesmo tempo só se encontram no térreo ou no topo da escada. 



Mais final da tarde fomos visitar o palacete Château du Clos Lucé, onde Leonardo da Vinci morou e passou os últimos anos de sua vida. Este pequeno castelo,mais simples do que os anteriores, mas não menos interessante pois aqui se encontra um pequeno museu dedicado a Leonardo da Vinci, com todas as réplicas de suas invenções e pinturas.  Dizem que  que existe uma passagem secreta  subterrânea liagada ao Château d'Amboise, distante 500 metros apenas, para permitir que o soberano visitasse Leonardo com toda a discrição. 



ALGUMAS INVENÇÕES DE LEONARDO

A noite visitamos a cidade de Tours (cerca de 30 minutos dali) e jantamos no restaurante Leonardo da Vinci. Saimos de Amboise na madrugada seguinte, em direção ao aeroporto de Paris, pois nosso próximo destino era Milão - Itália.

PASSEANDO PELO CENTRINHO DE TOURS À NOITE

Meios de transporte utilizados: Alugamos um carro (uma mercedes Vito mini-van) em Paris para Amboise. Lá tinhamos a opção de passear de bicicleta, já que é uma cidade muito calma. Porém estava muito frio nos dois dias que estivemos lá, e então fizemos as visitas e passeios de carro mesmo. 

O CARRO E AS CEREJEIRAS DO CHENONCEAU

Faltou visitar o que? O Château Royal deAmboise - que fica bem no centrinho e onde encontra-se o túmulo de Leonardo da Vinci. E também o Château de Villandry, onde tem os mais belos jardins, entre todos os castelos.

Não esqueça de levar: máquina fotográfica! (para tirar muitos “Flashes de viagem”!) ;-)

Quantos dias é necessário no local: Ficamos 2 dias, mas acho que 3 dias no máximo seria o ideal e suficiente para fazer os passeios e visitas com mais calma aos principais Castelos do Loire.

Perfil do turismo: Para quem gosta muito de história e cultura.

E para quem vai com crianças? Acho que não é muito apropriado para crianças, pelo menos não vi nenhum atrativo para eles.
 
VÁ NA BOA! =>Recomenda:
Hotel/hospedagem: ficamos no Novotel de Amboise, maravilhoso. todos os quartos tinham a vista para o Vale do Loire e o Castelo Royal. Lindo e silencioso! 

VISTA DO VALE DO LOIRE (olhando do quarto do hotel)

Restaurantes e bares: Na primeira noite jantamos no restaurante do hotel mesmo devido ao cansaço da viagem. No segundo dia fomos à cidade vizinha - Tours - que já é um pouquinho mais "moderna" que Amboise e lá jantamos no restaurante Léonard da Vinci - maravilhoso! Foi a primeira vez que comi massa à carbonara com ovo cru, ou seja, o ovo vem cru em cima da massa e você mistura na hora, com o macarrão bem quente. Fica uma delicia e um sabor diferenciado! O restaurante é todo temático, com réplicas das peças, quadros e invenções do Leonardo da Vinci.



Compras: Não é um turismo de compras, você pode comprar souvenirs e lembrancinhas nas visitas aos castelos. 


Quer conhecer um pouco mais da França? Acesse nossos posts sobre a capital do país, a belíssima Paris! => http://www.flashesdeviagem.com.br/search/label/Paris
Vale do Loire 4128442519762979475

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Pesquisar no blog

Loja Viagema

Reserve seu Hotel

Celular no Exterior

PARA QUEM AMA VIAJAR

Curta no Facebook

Leia Também