Loading...

Japão: Apresentações Culturais

Se você vai ao Japão e quer conhecer um pouco mais da cultura, dos cerimoniais, teatros e arte, uma boa pedida é ir até uma “casa de shows” que apresente estas peças mais tradicionais, e assim imergir um pouquinho neste universo oriental.

Meu marido foi para lá em 2008, e na cidade de Kyoto viu as apresentações do Yasaka Hall. Trata-se de peças curtas de teatro, dança e afins, com artistas e dançarinos tradicionais encenando, para que assim possam demonstrar as várias facetas do Japão. Pela variedade das peças apresentadas, o custo não é tão caro não (3150 ienes, no momento cerca de U$38 ou R$70).

Conheça um pouquinho de cada uma destas atrações representativas da rica Cultura Japonesa:

- Montando um ikebana: todo mundo já deve ter visto aqui no Brasil mesmo, em versões estilizadas, mas a técnica do arranjo floral com harmonia e simplicidade, de forma mais escultural e sem excessos é típica de lá, com resultados que são quase arte.

- Cerimônia do chá: preparar um chá no Japão pode incluir um ritual preciso, de muita elegância, etiqueta e destreza por parte da mulher que o prepara, e que precisa dominar várias artes tradicionais para o correto preparo da cerimônia, feita durante encontros que envolvem a degustação de doces, aperitivos ou mesmo jantares mais elaborados. Para participar também é preciso saber esta etiqueta, para não parecer um troglodita sem modos.


- Dança gueixa (Kyo-mai): hoje em dia as gueixas já não existem mais andando pelas ruas, mas ainda é possível ver suas performances, se apresentando vestidas à caráter e dançando. Ao contrário do que se imagina, essas mulheres não são o equivalente as prostitutas por lá, apesar de serem especialistas na arte da sedução e de servirem como acompanhantes. Não passa disso.


- Música com o instrumento Koto: instrumento de madeira com cordas, de som similar à uma cítara ou harpa. Tradicional, é ensinado em algumas escolas para as crianças, assim como o piano e o violino. O som é maravilhoso!
 



- Teatro da Corte Imperial (Gagaku): mistura de teatro e dança japonesa, com músicas clássicas elegantes e personagens mascarados, que eram originalmente apresentadas nas Cortes Imperiais do Japão, ou seja: para entreter o rei.




- Teatro de marionetes (Bunraku): bonecos estilizados e com feições e movimentos muito reais, que parecem tomar vida no palco. Esta arte é muito utilizada para contar histórias do Japão antigo.



- Teatro cômico japones (Kyogen): costumam narrar histórias de humor do povo ou da zona rural, e o objetivo principal é o entretenimento e fazer o público dar risada.



Fora as apresentações, no local também estão expostos artigos japoneses tradicionais, como as perucas e adornos de gueixa, quadros e ikebanas. Curioso e muito informativo, vale o passeio.
 




Kyoto 2330971254322991167

Postar um comentário

  1. Simone
    Estou de volta depois de 30 dias viajando pela Itália e França. Amei tudo que vi, comi e visitei. E Veneza foi a cidade que mais mexeu comigo. que lugar! Passaria um mês lá com folga.
    Agradeço suas dicas.
    Um abraço. e no meu blog comecei a psotar.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Página inicial item

Pesquisar no blog

Loja Viagema

Reserve seu Hotel

Celular no Exterior

PARA QUEM AMA VIAJAR

Curta no Facebook

Leia Também