Loading...

Melhores cidades para caminhar

A idéia desta postagem surgiu após uma conversa com amigos que disseram que adoram Nova York e acham uma cidade ótima para caminhar. Pensei: como assim? É bom caminhar em ruas barulhentas e entupidas de gente, com prédios por todos os lados onde para ver o céu é preciso entortar o pescoço 90 graus para cima?  Não curti.

5 pontos essenciais para qualidade ao caminhar:
- ruas, praças e espaços abertos e arejados, com sensação de amplitude
- flores, canteiros e árvores, mesmo em ambiente urbano
- limpeza das ruas, nível de ruído e organização em geral
- arquitetura e/ou paisagens bonitas de se contemplar, sem muita poluição visual
- pouco fluxo de carros e pedestres (quem gosta de andar esbarrando nos outros?) 

Acho que cada um viaja por um motivo, para ver ou fazer determinadas coisas que considera interessantes e prazerosas, mas que para outros pode não ser tão legal. Já defendi esta idéia no meu post “gosto não se discute”. De qualquer forma, senti vontade de compartilhar sobre algumas cidades que considero realmente agradáveis para caminhar, e que vale a pena gastar a sola do pé para explorar. 



“TOP TEN” das melhores cidades para caminhar: 
PS: opine também suas preferidas- e as odiadas- abaixo desta lista ;-)

Medalha de ouro: BARCELONA (Espanha)
Minha preferida na Europa, por seu colorido, sua jovialidade e por exalar arte seja no modernismo de Miró e Picasso, ou na arquitetura Art Nouveau (Antoni Gaudi- amo!) espalhada por lá. Uma cidade que tem um pouquinho de tudo: praia urbana, áreas portuárias bem preservadas, uma rua com dezenas de fontes de agua em cada lado (e que a noite “dançam” ao som de música clássica!), montanhas com atrações e mirantes que garantem belas vistas da cidade, a famosa La Rambla (o calçadão da cidade), parques bem tratados e muito mais.

 
 
 


Medalha de prata: PARIS (França)
Parece clichê, mas a cidade é mesmo encantadora. Suas construções são absurdamente belas, a margem do Rio Sena e suas pontes garantem visuais fantásticos, e o sol parece que incide com perfeição nos monumentos, evidenciando os tantos detalhes dourados pelas ruas. A cidade mais visitada do mundo merece as honrarias, e é difícil quem não seja afetado por sua beleza. A expressão “flanar pelas ruas” surgiu da derivação do verbo flâner em francês , que significa caminhar ao acaso (e observar com discrição). Faz jus.  
 
  
Medalha de bronze: VIENA (Áustria)
A capital Austríaca merece o segundo lugar, pois um breve passeio por suas ruas nos faz sentir um pouco do que precisaríamos ter todos os dias: qualidade de vida (não à toa ganhou numa pesquisa em 2010 o título de cidade com melhor qualidade de vida do mundo). Ruas com calçadas perfeitas, limpíssimas, cheias de verde e canteiros floridos. Urbanidade atual em metrôs modernos e fachadas de vidro, contrastando com o charme Imperial de tempos antigos, que persiste até hoje nas construções históricas e carruagens pelas ruas. Espaços bem planejados, segurança, organização e beleza definem a cidade.
 

4- BUDAPESTE (Hungria)
Surpreendeu. Fui esperando pouco da cidade, e ela se mostrou uma “gigante”. Ruas muito amplas e com pouco fluxo de pessoas, pontes lindíssimas e imensas cruzando o famoso Rio Danúbio, com visuais exuberantes em toda sua margem. Parques, Igrejas, cafés, calçadas com muito verde e o ponto clímax no alto do morro: o Castelo de Buda, que na realidade trata-se de um bairro inteiro, um belo convite à caminhada.
 
5- SALZBURG (Áustria)
Cidades pequenas normalmente são atrativas para caminhar, e essa é uma delas. Com um charme todo especial e um toque “clássico” (Mozart por todo lado...), caminhar pela margem do rio que corta a cidade é uma delicia, assim como no centrinho urbano. Por ser uma região montanhosa (“the hills are alive...!”- o filme Noviça Rebelde foi em grande parte rodado lá), garante vistas belíssimas ao olhar ao longe. Parece um cenário de filme e é como se regredíssemos no tempo, de tão bonitinha e peculiar.
 
6- BUENOS AIRES (Argentina)
Cada bairro da cidade é um universo a parte e tem suas particularidades, por isso é uma cidade tão bacana de caminhar e explorar. O centro da cidade é meio sujinho, mas de resto BA tem muita beleza para oferecer. Num passeio pelas ruas com certeza você vai passar por algum dos bonitos parques inseridos no meio da cidade, avistar um “dog walker” (passeador de cachorros), passar por lojinhas de presentes diferentes, e padarias e delicatessens cheias de guloseimas incríveis (e baratas!). Destaque para as caminhadas explorando a região da Recoleta e de Palermo, além da Calle La Defensa.



7- LONDRES (Inglaterra)
Da minha lista, é a cidade mais agitada, levemente “caótica” e multicultural. Passear por Londres é ver seus habitantes loiros de olhos e pele clara, mas também muitos imigrantes, como muçulmanos, indianos, chineses... Assim como Nova York, é um mix, um caldeirão cultural. Caminhar por lá vai lhe garantir apreciar arquiteturas maravilhosas, museus fantásticos e muitas vistas bonitas nas margens do rio Tâmisa, além de praças e monumentos imensos e majestosos, dignos de uma nação que ainda possui a figura de uma Rainha em seu governo.



8- WASHINGTON (Estados Unidos)
Calçadas limpas, pracinhas, canteiros floridos, prédios de tijolinhos com grades baixas em ferro ou prédios grandões inteiramente coberto de vidro refletivo, bem distribuídos de forma arejada em ruas com sinaleiros que avisam o tempo que falta para o sinal fechar para o pedestre. Além dos bairros, a parte do National Mall de Washington é por excelência um local para caminhar. Entre uma atração local e outra, os caminhos são feitos a pé, e para todo lado que se olhe vai avistar um dos marcantes monumentos, jardins, museus e edifícios da região.



9- AMSTERDÃ (Holanda)
Não ficamos muito tempo na cidade, mas só um passeio pelo bairro Jordaan cruzando os inúmeros canais que cortam a cidade, observando os ciclistas pelas ruas e os predinhos coloridos grudados um ao lado do outro já valem a indicação! É a típica região que só a pé mesmo para contemplar. Super agradável e de tirar o fôlego.

10- LISBOA (Portugal)
Na terra de nossos colonizadores, andar a pé e apreciar a cidade nos faz entender melhor nossa própria urbanização e gera uma sensação de familiaridade, por causa de algumas similaridades na arquitetura (e obviamente na língua). É uma cidade bonita com espaços amplos e com um relevo montanhoso em desnível, o que as vezes dificulta o trajeto a pé, mas que dá como recompensa vistas maravilhosas da cidade.





















E você, qual sua opinião e indicação? Deixe seu comentário.
 
E mais:
Siga o blog no Facebook
Acompanhe as fotos no Instagram
Washington 1605084631906313170

Postar um comentário

  1. iquei surpreendio por isboa aprecer no teu TOP 10, pois um dia inteiro a caminhar em isboa de certeza que uma pessoa fica mais magra no final das ferias com tanta dubida ingreme, já eu que moro por ca ando no meu carro, devia largar ve se perco peso. adorei este post

    ResponderExcluir
  2. É, eu avisei no tópico de Lisboa que tem sobe-e-desce! ;-) Mas passear entre as atrações de uma mesma área (alta ou baixa) pode ser bom.

    ResponderExcluir
  3. Reginaldo6/1/12

    Parabens pelo post, ficou otimo!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei encantado com Barcelona, ainda não conheço, mas já vou começar a planejar. Quem sabe 2013? Concordo com sua classificação, embora esteja faltando, nãos ei se vc conhece, Praga. Uma cidade que tem trilha sonora.

    ResponderExcluir
  5. Praga também é ótima (e bonita) para caminhar sim! Não entrou na lista mas sem dúvida mereceria uma menção honrosa, junto com Berlim, que também é d+.

    ResponderExcluir
  6. Sua lista é ótima! E concordo também que Lisboa é ótima pra caminhar e se perder. E tb lembrei de Siena... o centro histórico é pequeno e super bom de percorrer a pé. Aliás, a única forma de andar por lá, já que carros não podem entrar...

    ResponderExcluir
  7. Mi & Ma27/11/12

    Nada melhor que se perder em Veneza...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo27/11/12

    Cade o Rio de Janeiro? Nunca caminhou em Copacabana?

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Já fomos ao Rio de Janeiro, achei a cidade linda, e caminhamos um pouquinho no final do dia pelas calçadas de Copacabana sim, realmente é uma delícia.

    Mas o post se trata de cidades boas para caminhar, e quando digo CIDADE quero dizer no centro e ruas dela (ou ir de um local para outro a pé), pois beira-mar lógico que é ótimo de caminhar mesmo, em quase qualquer lugar. Se o quesito fosse esse certamente a lista seria bem diferente! ;-)

    Ainda quero voltar ao Rio e aproveitar mais, é um lugar que ficou marcado e com certeza vale a pena.

    ResponderExcluir
  10. A tua lista é muito boa e imagino a dificuldade de fazê-la, pois tem tantas cidades encantadoras e ótimas para caminhar, como exemplos citaria algumas da Itália: Roma, Veneza, Florença...

    ResponderExcluir
  11. São cidades muito boas para caminhar tb Arnaldo! Já fui nas 3 e gostei. Veneza é bem diferente de tudo na hora de caminhar, mas muito interessante. Tenho umas ressalvas quanto a Florença, pois tem bastante sobe e desce e costuma ser beeeeem quente em alguns meses, o que torna o passeio meio sufocante, mas tirando isso é boa também!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo19/3/14

    Não acho que Buenos Aires está com essa "bola" toda. Tirando as construções em estilo francês, que estão principalmente na Recoleta e em grandes prédios do centro, achei as demais construções iguais e sem graça. Em minha opinião, se você caminha no bairro da Recoleta, não há necessidade de andar pelo bairro de Palermo, pois aí há muito menos construções de interesse arquitetônico e mais daquelas construções sem graça. Entendo ser imprescindível caminhar pelo centro da cidade e só passar, ou parada rápida, em San Telmo, Puerto Madero e a Boca. Particularmente, na América do Sul, fora do Brasil, prefiro andar na cidade de Santiago do Chile.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9/8/14

    Estive recentemente em Paris e com certeza é um lugar especial. Percebi, entretanto, uma cidade que precisa de mais cuidados, inclusive quanto à limpeza. Acho, também, que pode ser uma cidade um tanto monótona, para caminhadas, se não formos as principais pontos e não escolhermos os lugares certos, ante a uniformidade arquitetônica.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Página inicial item

Pesquisar no blog

Loja Viagema

Reserve seu Hotel

Celular no Exterior

PARA QUEM AMA VIAJAR

Curta no Facebook

Leia Também