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Como é viajar de Motorhome: dúvidas mais comuns

Será que é bom viajar de motorhome? É fácil de dirigir? O espaço é muito pequeno? Vou ter toda a liberdade que imagino? Será que o custo fica mesmo mais em conta? Se você cogita uma viagem deste tipo e já se fez estas perguntas, este post é para você! Confira as dicas abaixo e nossa análise de prós e contras em viajar nesta verdadeira casa sobre rodas!

Nossa experiência: Viagem de motorhome pela Califórnia, 12 dias de locação, com a empresa Cruise America. Viajamos eu e o marido + filho pequeno com quase dois anos. Chegamos por Los Angeles, descemos para San Diego e depois subimos passando por Santa Bárbara e San Luis Obispo até San Francisco, com a ideia de descer de volta para Los Angeles parando nos points da Big Sur. Com certeza a viagem foi divertida e proveitosa em vários aspectos, mas teve o lado ruim também, incluindo um assalto a nosso carro, onde conto em detalhes neste post aqui.

Mas vamos ao que interessa! 

Respondendo as DÚVIDAS MAIS COMUNS:
OBS: nas respostas que incluem valores/preços, tomar como parâmetro uma viagem pelos Estados Unidos- Califórnia, em março de 2016, podendo variar em outros países e regiões.

Será que é bom viajar de motorhome? Para que tipo de viajante é adequado? 
Sim, é gostoso e bem prático em muitos aspectos, principalmente no quesito alimentação e banheiros durante os trajetos. Também é o máximo se locomover entre cidades sem precisar ficar arrumando e desarrumando mala, fazendo check-in em hotel e tal. Motorhome é para quem curte uma pitada de aventura e não necessita de luxo e muita sofisticação para achar que a viagem foi bacana. Tem tudo o que precisa lá dentro, é realmente uma mini-casa sobre rodas!


camping em Los Angeles

É fácil de dirigir? Preciso de qual carteira de habilitação?
Depende. É preciso ter mais calma e ser bem mais atencioso quando se dirige. O bichinho é grande mesmo, é como dirigir um ônibus! Fazer curvas é diferente, estacionar também, e faz uma barulhada ao dirigir, pois as coisas tremem um pouco lá dentro. Apesar disso, só é preciso a carteira de motorista comum brasileira (categoria B/carros) para poder dirigir. Além disso, é sempre recomendável tirar também a PID*(Permissão Internacional para Dirigir) para dirigir em solo estrangeiro, pois podem pedir na hora da locação (condição que varia entre empresas e países). Basta fazer a requisição junto ao Detran e pagar uma taxa, sem necessidade de testes. Em resumo, é sua carteira de habilitação escrita em inglês.

Todo lugar é indicado para viagens de motorhome? Quais cidades na Califórnia são adequadas?
Não, é preciso certa infra-estrutura, para poder despejar os resíduos acumulados, reabastecer de água, e nem todo lugar tem. Se nos EUA que é famoso por este tipo de transporte já não achei tão fácil de achar alguns lugares para isso, imagina em outros onde isso não é usual! Outra coisa: Motorhome e grandes metrópoles urbanas não combinam! Dá para ir? Dá, mas prepare-se para muita dificuldade em estacionar na cidade, paciência extra, trânsito difícil e campings bem fora de mão, longe dos pontos turísticos as vezes até 20 à 40Km. Nesta lista se encaixam as cidades de: Los Angeles, San Diego e San Francisco.

Nesta viagem não consegui visitar lugares que eu queria simplesmente porque foi impossível encontrar lugar para estacionar (pago ou não) nas regiões, então passávamos ao lado e rodávamos por várias quadras ao redor mas não tinha aonde parar mesmo (lembre-se: um motorhome ocupa a vaga de 2 carros, e para fazer baliza exige um espaço enorme! E também não é em todo estacionamento que entra, por causa da altura do teto ou espaço de manobra!). Por isso não conseguimos visitar o Pier de Santa Mônica em Los Angeles, e nem estacionar em qualquer lugar para visitar o Fisherman's Wharf em San Francisco, e olha que tentamos por dois dias! Isso é bem frustrante. Mas se o esquema for visitar somente Parques Nacionais nos EUA (e ficar dentro deles), aí acho que é mais adequado e vale a pena! Ou cidadezinhas menores como Santa Barbara ou San Luis Obispo, que foram tranquilas, dava para parar o carro ao lado das Missões ou dos pontos principais, assim como em Monterrey ou Carmel, onde não tivemos muitas dificuldades. A região do Big Sur também parece ser adequada para motorhome, com a possibilidade de ir parando nos mirantes e o conforto de ter comidinhas (piquenique!) e banheiro ali ao lado.

E em Sausalito, cruzando a Ponte Golden Gate, dá para ir? Até fomos, mas as ruas estreitas e com curvas fechadas onde é preciso passar para conseguir entrar na cidade são de suar a camisa, um sufoco! Para quem não é calmo ou bom de volante, esqueça! Perigo de bater nas curvas, nos carros estacionados, e as calçadas são cheias de arvores com galhos que ficam batendo na parte superior do motorhome! (pode riscar e faz barulho) Só para os mais destemidos -ou desavisados- como nós mesmo! (e veja bem.... depois que entra ali, se arrepender é bem dificil de achar espaço para manobrar e voltar...) :-O


nosso "free camping" em San Francisco foi aqui

O espaço interno é muito apertado?
É suficiente, tem de tudo ali mas obviamente de forma compacta. Locamos o modelo Standart da Cruise America, que é maior que o compact e podem dormir até 5 pessoas. Viajamos em 3 e achamos o espaço adequado, até mais amplo do que imaginávamos. Mas para uma locação com 5 pessoas adultas poderia se tornar pequeno e sujeito a "encontrões" ali dentro.



Como é o funcionamento de um carro desse na prática? Como faço com os resíduos? 
É cheio de detalhes e coisinhas para fazer a cada X dias, visualizado através dos painéis de controle. Ao assistir o vídeo instrucional ou ouvir a explicação na hora de alugar parece tão complicado que dá quase vontade de desistir, mas na prática e em poucos dias vamos vendo que não é um bicho de sete cabeças não, mas exige certa atenção.

Principais coisas a controlar: 
1) a quantidade de "black water" ou "água preta", que é a água suja, ou seja, da privada. Você acompanha o enchimento deste tanque no painel, e quando chega no 3/4 final tem que se agilizar para achar um lugar para descarregar (=dump station). Dizem que tem dump em alguns postos de gasolina de estrada, daqueles que recebem caminhões grandes, mas garantido mesmo você encontra isso nos campings, então a cada 3 ou até 4 dias (ou menos) você precisa parar em um para descarregar.

2) a quantidade de água limpa do tanque. Você precisa dela para banho e para a pia do banheiro e cozinha. Quando estiver terminando, tem que repor, por isso é indicado economizar na hora do banho, só ligando para se molhar e depois enxaguar, e nada de lavar a louça com a torneira aberta direto também! O abastecimento se faz pela lateral do veículo, com mangueira, e entra muita água! Não, não dá para colocar com regador em um posto de gasolina! (a não ser que você encha uns 100 deles pelo menos...).

Tem também que fazer o controle da quantidade de propano no tanque. Ele é usado para manter a geladeira ligada no dia-a-dia, ou para quando precisa usar o fogão ou forno de microondas e não está conectado diretamente a uma fonte de energia elétrica. Também é usado para o ar-condicionado (quente/frio) e para o aquecimento de água. Na Cruise America indicaram que costumava durar até 10 dias, mas rodamos por 12 dias e só usamos meio tanque (porém nos esforçamos para economizar, e eram só 2 adultos).


foto do site http://humoroutcasts.com/2012/rv-adventures-to-the-national-parks/

A mini cozinha funciona bem? E o banheiro?
Sim, funciona. A geladeira é até grandinha, maior que um frigobar. Fogão 4 bocas, pia grande, microondas. Tem vários armários, com suporte para os pratos e canecas não caírem com o movimento, além de gavetas. Não pagamos pelo "kit cozinha" (100 dólares) mas estava lá dentro do carro, como acontece muitas vezes. Além dos pratos e copos, tinha panelas, chaleira e talheres completos.
O banheiro é formado por 2 partes: a pia com armário e espelho fica do lado de fora, e a privada e o chuveiro ficam dentro de uma portinha. Ali falta espaço e praticidade, como local para pendurar coisas, porta shampoo e lixeira. Tem que adaptar, e o banho é meio espremido. Quem é alto (acima de 1,75m) provavelmente vai ter que se abaixar ou se banhar com a cabeça enfiada na área da janela/clarabóia, que é um pouco mais alta. Apertado, mas dá para sobreviver.

Vou ter toda a liberdade que imagino? 
Huuuummmm.... DEPENDE. Veja bem: em teoria você pode se deslocar e estacionar ou dormir onde quiser, mas na prática não é bem assim, portanto é preciso se planejar, dia após dia, imaginando com antecedência quais lugares vai visitar e aonde irão dormir, para não começar a escurecer e ter que se deslocar quilômetros sem rumo ou buscar vaga em campings distantes e que nem sempre tem disponibilidade. Fomos em março -final de inverno e fora de temporada- e vários campings que ligamos no dia (ou um dia antes) estavam lotados. 
Já no sentido de conseguir manejar quantos dias ficar em cada local, ou parar com mais calma em um lugar que gostou no meio do caminho, aí sim é legal e mais flexível, pois você não tem um hotel reservado no dia X que precisa estar lá, então pode mudar um pouco os planos no meio do caminho (mas com restrições, afinal, se quiser ir mesmo em um lugar e for alta temporada, você teria que ter reservado com BASTANTE ANTECEDÊNCIA um camping na região, como dentro dos Parques Nacionais por exemplo -> Yosemite/ Grand Canyon e outros).

É seguro dormir na rua? 
Depende, de novo. Milhares de pessoas fazem isto anualmente, é chamado de "free camping" e raramente acontece algo, mas pode acontecer, não tem como garantir. O melhor mesmo é encostar em locais onde tenha certa vigilância na área, ou perto de algum estabelecimento comercial que fique aberto, ou nos tais estacionamentos do Walmart, preferencialmente se outros motorhomes estiverem por ali e tiver câmeras de vigilância. Em geral, o máximo que acontece é alguns jovens bêbados sacudirem o carro ao saírem do bar ou algo do tipo. Ladrões mesmo não querem invadir carro com gente dentro, eles buscam facilidade e furtos rápidos, sem ninguém por perto, apenas para roubar coisas internas, como aconteceu com a gente. Sim, nós fomos assaltados! Se ainda não leu, tem o relato completo neste post aqui. Eu dormiria novamente na rua em outra viagem de motorhome? Provavelmente não, ou com MUUUUITA cautela e restrições de lugar.

Ah! E não dá para parar em qualquer lugar com o carro, ou até dá, mas pode ser desconfortável. Exemplo bem comum de ocorrer: quando se pára na rua, o motorhome fica meio inclinadinho, pois o meio-fio das calçadas costuma ter desnível ou ser meio rebaixado. Resultado? A cama fica levemente inclinada, então você acaba "fazendo força" para manter o corpo na posição de dormir (especialmente de lado) e no dia seguinte pode acordar bem dolorido, acredite! Desníveis no piso é algo a se observar ao estacionar para dormir, assim como se tem luz de poste elétrico bem em cima do carro ou casas e bares com som alto ao redor. Caso contrário, seu sono pode não ser tão restaurador e tranquilo quanto deveria... ;-)


Como são os campings para motorhome e quanto custa?
Os que tivemos a oportunidade de ver eram bem simples. Os campings urbanos mais se parecem com estacionamentos, são vagas para os carros, quase tudo de cimento, e um ou outro canteiro gramado ou mesinha de piquenique ao lado, mas tudo ali entre os carros e meio espremido, nenhuma "vibe" gostosa em especial. Anexo a isso, em uma área ao lado costuma estar a parte de "resort", que de resort mesmo não tem nada, é apenas uma casa com banheiros coletivos, as vezes lavanderia, playgrounds e outros serviços. Alguns tem piscina, no geral pequenas, e que na prática pouca gente deve ter tempo de usufruir.

Na Califórnia achei os preços de camping bem salgados, ainda mais com cotação do dólar a praticamente 4 reais quando fomos! O mais barato ficou em 30 dólares, mas era só uma área gramada para estacionar (em Monterey), sem saída de esgoto, nem energia e nem água. Teve outro que custou U$40, era uma vaga simples na frente da recepção, mas que dava para acessar tomada e colocar água, porém sem dump station (esgoto/descarregar). E as pernoites "completas", com dumping e tudo incluso, não saíam por menos de 60 ou 70 dólares, chegando a U$89 no camping de San Francisco! Então R$250 à 350 reais só para pernoitar o carro, dependendo é quase o preço de um hotel, acho meio caro...






Será que o custo fica mesmo mais em conta do que dormir em hotel e locar um carro comum?
Fica mais ou menos igual, ou dependendo da quantidade de noites em camping, e da distância que rodar, até mais caro. Isso porque muitas locadoras de motorhome não dão kilometragem livre, como acontece em geral ao alugar carros. Então quanto mais distância você roda, mais gasta, e fora a gasolina, que consome muito mesmo! Na prática, um motorhome consome pelo menos o dobro de gasolina de uma carro comum. Leve isto em conta. No mais, é só orçando e colocando os custos na ponta do lápis para saber o que fica mais em conta, pois ao comparar depende muito também do tipo do hotel que você se hospedaria. Se você se hospeda sempre em 4 estrelas por exemplo, é bem provável que o combo hotel + carro vai ficar mais caro do que viajar de motorhome.

Ainda no comparativo de preços, vale lembrar que ao viajar de motorhome a gente acaba comendo mais no carro, e comprar coisinhas prontas de comer no mercado ou para cozinhar com certeza é bem mais barato do que comer fora! Nisto economiza muito, e talvez você acabe até comendo melhor, de forma mais saudável. Preço de um frango assado inteiro no mercado: 8-10 dólares, alimenta até 3-4 pessoas em 2 almoços/dias. Preço de comer algum prato com carne em restaurante (não fast food): mínimo 12-15 dólares POR PESSOA.

Exemplo de simulação preço: U$60-70 dólares/por dia (valor da locação em época de baixa temporada) + U$35 a cada 100 milhas percorridas (que é o que a empresa estima que irão gastar por dia, mas devolvem o $ proporcional se gastar menos) + mínimo U$40 para pernoites em camping simples (sem dump station). Então só aí, sem contar a gasolina e todo o resto, se for ficar em camping diariamente já daria por dia uns U$135-175 pelo menos... Isso é igual ou mais do que o preço de muitos Hostels ou Hotéis 2-3 estrelas em áreas centrais nas cidades + carro simples/econômico.

Quais os gastos extras além do valor de locação do carro?
Custos extras: eventuais pedágios (na Califórnia inteira só teve na ponte Golden Gate, voltando de Sausalito para San Francisco), gastos com propano (tem que devolver com o tanque cheio), custo do GERADOR para tomadas e eletrônicos funcionarem quando não plugados em tomada externa (U$3,50 por hora/ nós gastamos 3h em 12 dias). E mais: gastos com camping todo dia ou pelo menos a cada 2 à 4 dias se fizer "free camping", conforme necessidade. 
Tem também os gastos com estacionamentos e gasolina, que explico melhor abaixo. 



camping em Monterrey - só local para estacionar

E quanto custam os estacionamentos? E a gasolina?
Não é barato. São raros casos em que dá para parar próximo de lugares turísticos sem pagar nada. Normalmente tem pelo menos o parquímetro, que você tem que pagar a cada hora utilizada, e muitas vezes cheio de restrições de horário e limites de tempo. E por causa do tamanho, muitas vezes tem que pagar 2 vagas no parquimetro. Para maior segurança, após termos sentido na pele o que é ter o carro arrombado e pertences roubados (leia + aqui), sugiro parar em estacionamentos fechados particulares. Preço? Para um motorhome, entre 25 à 40 dólares perto das áreas turísticas. Chocou? Nós também! E mais: ainda assim, é dificil achar vaga pois lotam e são poucos que conseguem abrigar um motorhome, por causa das restrições de ALTURA das garagens. Melhor procurar algum estacionamento ao ar livre, o que nem sempre acha fácil em áreas urbanas. 

Dica: parar em vagas de supermercados. (OBS: um motorhome ocupa no mínimo 2 vagas, e as vezes a gente usava 4 vagas na diagonal para garantir um bom angulo para manobrar o carro na saída...)

Para gasolina, calcule que vai gastar o dobro de um carro comum, já li isso em outro blog e constatei na prática mesmo. O motorhome é um grande bebedor de combustível, e por ser grandão consome muito mais. Nos Estados Unidos (região da Califórnia), o custo da gasolina no primeiro trimestre de 2016 oscilava entre U$2,50 à 3,40 por um galão, que equivale a 3,78 litros,  variando conforme o posto de gasolina e a cidade. Se prepare, cada parada para abastecer vai uns 100 dólares! (parando a cada 3 dias +ou-)

SITES PARA CALCULAR DISTÂNCIAS ENTRE CIDADES E GASTO DE GASOLINA:
Meu preferido, por ser bonitinho, confiável e muito prático: www.rome2rio.com.br 
O site www.viamichelin.com.br também é muito bom, mas com visual mais sério e apenas para deslocamentos de carro. Mostra os pedágios e sugere 3 opções de rotas, ao invés de somente uma como no outro.

Vou morrer de frio ou de calor lá dentro?
Não. O carro é equipado com ar condicionado e calefação. Para ativar, usa o gerador, que por sua vez gasta gasolina. Mas verifique se está funcionando ainda na locadora, TESTE junto com o inspetor antes de sair com o carro, não olhe apenas que botões apertar e confie que está ok. O nosso por exemplo estava com defeito no aquecimento, tentamos todas as formas e testes sugeridos no guia do usuário e nada! Passamos um pouco de frio em algumas noites ou de manhã cedinho, tinha que dormir cheio de roupa para garantir.

E como se localizar nas ruas e estradas? 
GPS! Ninguém sobrevive às rodovias americanas ou dentro de cidades como Los Angeles sem ele! Pode ser um aparelhinho, ou aqueles aplicativos no celular, como o Waze ou em nosso caso o HERE Maps (para celular Windows Phone), que é muito bom e funciona offline baixando os mapas antecipadamente, o que é uma mão na roda!


trecho da "17 mile road" - em todo lugar, o GPS é necessário

E internet e comunicação, como faz?
Um dos pontos complicados de motorhome é não ter internet. Hoje em dia ela serve para tudo, de trabalho a contato com a família a redes sociais, difícil ficar sem. Um complicador é passar o final do dia e noite sem acesso, pois só é possível ter wi-fi se pernoitar em um camping (e nem é todo camping que tem). O que nos salvou nesta viagem foi ter um CHIP PARA CELULAR INTERNACIONAL, que dava internet 3G/4G ilimitada e ligações telefônicas dentro de solo americano (além de crédito para falar com o Brasil também). Ou seja: tive internet no celular (e da boa!) a viagem inteira, e isso foi o que salvou nossa pele, até para consultar sobre campings, prever itinerários e listar locais a visitar em cada cidade.

O chip que utilizamos foi o da Travel Mobile, a conexão sempre foi ótima e gostamos tanto que nos afiliamos a eles, ou seja: dá para comprar o chip através do nosso blog! \o/ Clicando no banner abaixo ou no da coluna lateral você nos ajuda e motiva a continuar este trabalho de compartilhar dicas e experiências de viagens, e claro, não paga absolutamente nada a mais por isto!








BALANÇO GERAL DA EXPERIÊNCIA:
Muitos amam este tipo de viagem, e obviamente tem sua razões. Porém, para nós, considerando o tipo de turismo e aproveitamento que gostamos de dar nas viagens, achei que o motorhome acabou mais nos prendendo e preocupando do que dando a sensação de maior liberdade que eu buscava. Achei que podia ir só com um breve roteiro traçado e ir se adaptando, mas não é bem assim. A preocupação com onde dormir é fato diário e dá trabalho (mental/planejar e físico/dirigir), seja porque tem que achar um local seguro para parar na rua ou mesmo em camping fechado, que muitas vezes é longe, ou caro, ou não tem vaga. Para estacionar nas cidades maiores é um stress, gasta um tempo enorme e energia, e as vezes nem consegue, como já contei antes. Analisando isto, acho que não foi o motorhome em si o problema, mas algumas cidades muito urbanas que escolhemos para visitar. Então tem que pesar isso muito bem na balança antes de optar e montar o roteiro! Talvez esta seja a melhor dica que eu poderia dar! ;-)


Onde pesquisar mais: outras blogueiras também escrevem sobre viagens deste tipo. A mais entusiasta delas é a Claudia, do blog Felipe O Pequeno Viajante, que tem posts completíssimos e viagens em vários locais do mundo feitas assim, peguei muitas dicas por lá. Outros blogs com posts sobre motorhome: Colagem, da Luciana e Eu Viajo Com Meus Filhos, da Patrícia. 

*Nossa viagem de motorhome foi uma parceria com a Cruise America, empresa líder no segmento de locação nos Estados Unidos. Consideramos muito bom o carro, e o atendimento deles também foi satisfatório.


E aí, o post respondeu suas perguntas? Comente ou envie sua dúvida na caixa de texto logo abaixo! ;-)

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Postar um comentário

  1. Post completíssimo! Discordo de muitas coisas, tipo free camping, que eu adoro fazer, mas por isso mesmo adorei - certamente tem mais gente parecida com vocês do que conosco kkkk (nós somos um pouco inconsequentes mesmo!)
    Beijo e obrigada por nos indicar :)

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    Respostas
    1. Hahaha! Legal, Claudia! ;-) Não acho que seja inconsequencia, tem algumas formas de tentar evitar problemas, mas como disse, não dá para ter certeza, são coisas que não dependem da gente, né!! Que bom que nunca tiveram problemas. Infelizmente minha experiência foi diferente, mas mesmo assim não tenho intenção nenhuma de desaconselhar viagens de motorhome. Pelo contrário, quem quer deve fazer, e é bem legal, mas vale ter cautela e acho que nem todos os locais/cidades são adequados para este tipo de viagem ;-)

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  2. Anônimo28/5/16

    Gostei Si. Depois coloca aquele problema do terreno inclinado. Bençoe.

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    1. Que bom! :) Ah é, vou adicionar isto no texto já!

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  3. Oi, Simone. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

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    Respostas
    1. Que legal que gostaram, obrigada pela divulgação VnV! :-D
      Valeu, Natalie!

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  4. Anônimo30/8/16

    Achei muito enriquecedor seus relatos, pois de fato exige maior atenção em diversos aspectos despercebidos numa viagem convencional... Valeu.

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  5. Úteis informações. Muito bom mesmo. A simples mas importante dica da inclinação eu gostei muito. Mas, como o Brasil é "outro mundo", com belezas muitas naturais mas presumo precárias infra estrutura para motor home, vou procurais mais posts similares a esse. Parabéns.

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    Respostas
    1. Que bom que gostou! :)
      Não sei quanto ao aluguel e infra estrutura para isso aqui no Brasil. De fato é pouco utilizado, precisaria se aprofundar melhor e ver se a região que pretende é adequada e estruturada para tal. Para isso, sugiro que contacte os hotéis e campings da região em questão, devem saber lhe ajudar

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  6. Olá Simone,
    Em janeiro deste ano, eu e minha família fizemos um roteiro parecido com o seu mas ficamos 23 dias de motorhome e tô pra te dizer que não quero mais hotel, nós simplesmente amamos a experiência. Concordo com muitas coisas que você comentou mas os problemas foram muito pequenos perante as incríveis experiências que vivemos. Rodamos 4.000 Km e falo com absoluta certeza que de carro e hotel nós jamais teríamos conhecido tanto como de RV. Cheguei da viagem tão feliz e louca pra compartilhar nossa experiência que criei um blog pra isso www.roteironamao.com.br. Agora em dezembro estamos saindo para mais uma grande aventura, motorhome pela Flórida. Com certeza absoluta, será muito mais fácil que a primeira e estou muito ansiosa pra isso.
    Concordo com a Cláudia, o melhor do motorhome é o free camping... muito mais emocionante..kkk
    Mas Simone, parabéns pelo seu blog e com certeza continuarei seguindo vocês...
    Cris Hossu

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    Respostas
    1. Que bom que teve um ótima experiência, melhor assim mesmo!! Eu também gostei, achei super válido, mas tive os perrengues.
      Não sei se estava com filho bem pequeno como o nosso (a fazer 2 anos), acho que isto ajudou a ser um pouco mais complicado, pois ninguém curte muito ficar rodando a esmo (para achar vaga por exemplo) com filho pequeno dentro do carro, né! ;-)
      Abraço e parabéns pelo blog.

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  7. Anônimo9/1/17

    bem esclarecedor

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  8. Esse tipo de viagem é bem o estilo americano, por isso imagino que o pessoal do Brasil tenha tanta dúvida. Seria legal se fosse estimulado no país essa forma de acomodação.

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  9. Muito show! Respondeu várias duvidas munhas! Obrigado!

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  10. Wilson28/3/17

    Muito bom o relato! Parabéns​! Pra mim ficou uma dúvida​: Nos postos de combustíveis, não é possível​ pernoitar​, como fazemos no Brasil​? (Eu tenho motorhome​ e aqui no sul do Brasil sempre dormimos em postos de combustíveis).

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  11. Olá, parabéns pelos relatos detalhados, dicas e por compartilharem suas experiências. Tenho duas dúvidas:
    - caso parados fora de camping, o ar-condicionado/calefação funciona com o gerador ligado?
    - uma vez parados em um camping ou RV parking, com motorhome, é permitido sair do camping com o motorhome para passear sem fazer o checkout e perder a vaga?

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    Respostas
    1. Oi Marcelo, obrigada! Respondendo:
      - Sim, é para isso mesmo que serve o gerador! (além de energia para a geladeira)
      - sim, pode sair e voltar, pois se reservou a vaga por X dias ela é sua. Só faz checkout no dia final.

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  12. Carolina13/7/17

    Pretendo ir de MH para Portugal, minha duvida é: posso entrar nas cidades com o MH?? Ou tenho que deixar no camping e ir a pe ou de taxi? tenho receio que nao possa cirular nas ruas das cidades...

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    Respostas
    1. geralmente pode sim, mas algumas ruas menores pode ser dificil, e muitas vezes nos centros históricos não é permitido circular. Teria que na hora lá observar bem as placas se não restringe carros acima de X tamanho/peso.

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  13. Anônimo26/10/17

    Parabéns Simone! Estou na duvida se seu depoimento aumentou ou diminuiu as minhas duvidas sobre uma viagem de MH com família. Mas, uma coisa é certa, é um dos melhores post que já li sobre o tema. Carlos Alberto Xaulim

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    Respostas
    1. Espero que tenha mais ajudado!;-) E obrigada!!

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