Loading...

Uma segunda opinião: Edimburgo (Escócia), roteiro por Bruna

Edimburgo é a capital da Escócia, e figura entre os lugares que estão na minha lista de desejo para viajar no futuro, pois é uma cidade muito atraente, cheia de castelos, belas paisagens e construções medievais. Que tal embarcar nas dicas da Bruna sobre a cidade? Ela é nossa convidada da seção "Uma Segunda Opinião" de hoje, e fez um post completinho para a gente. Valeu Bruna! :-)

Edimburgo vista do topo do Calton Hill
Quem vos fala: Bruna Bartolamei. Sou catarinense, mas atualmente estou morando em Curitiba-PR.

Estilo viajante: Não tenho um estilo definido, eu gosto é de viajar. Se for sozinha, com amigos, com familia, pouco importa, o importante é viajar, sempre! Nas minhas viagens sempre procuro visitar museus, palácios e castelos. Gosto também de experimentar um pouco da culinária local. E não dispenso também um show, musical, peça de teatro ou qualquer evento do tipo. 

Castelo de Edimburgo
Blog: Tenho um blog de viagens (www.contandoashoras.com), onde relato meu intercâmbio para estudar inglês em Edimburgo e consequentemente as viagens que fiz ao longo dos quase 2 anos em que morei na Escócia.   

Viajando por: Edimburgo, capital da Escócia e a segunda maior cidade do país, só ficando atrás de Glasgow.

Quantos dias é necessário no local: acredito que para conhecer bem a cidade 4 dias são suficientes.

Old Town de Edimburgo e ao fundo o Castelo de Edimburgo
Castelo de Edimburgo à noite

Moeda e idioma local: A moeda é a libra, assim como no resto do Reino Unido. Os idiomas oficiais da Escócia são: o Inglês e o Gaélico escoces, mas todo mundo fala inglês. Não precisa se preocupar!

Planejamento de viagem e reservas: Eu mesma programei todo o meu intercâmbio e viagens pela Escócia e Europa. Nas passagens do trecho internacional sempre dou preferência em comprar por agência de viagem, mas as demais passagens internas e hotéis, eu mesma reservava nos sites oficiais das cias aéreas e hotéis escolhidos.

Escocês com sua gaita de fole e seu kilt (saia)

Guia de Viagem ou Aplicativos: Procuro ler os guias de viagem da Folha de São Paulo, sites e blogs de viagem. Também acho bem util, no caso de Edimburgo, baixar os aplicativos do Aeroporto e da Lothian Buses (empresa de onibus da cidade e região).

Roteiro e atrações principais que visitou:
Como eu morei quase 2 anos em Edimburgo, acho que o roteiro ideal (de 4 dias) seria esse:

Dia 1: Passeio pela Old Town. A principal rua da Old Town é a Royal Mile, e nela ficam praticamente todas as grandes atraçoes dessa parte da cidade. O ideal é começar pelo Castelo de Edimburgo, o maior símbolo do país. Saindo do Castelo, a próxima atração que recomendo é o Scotch Whisky Experience, considerado o unico “museu”sobre o principal produto escoces, o Whisky. Seguindo pela Royal Mile, é possivel ver muitas e muitas lojas que vendem whisky e cashmere. No “final” da Royal Mile fica o Holyrood Palace, residencia oficial da Rainha Elizabeth II quando está na Escócia. É possivel visitar!
Coleção de Whisky do meu pai (trouxe nas vezes que vim ao Brasil)
Dia 2: Passeio pela New Town. A principal rua da New Town é a Princes Street. A rua é totalmente voltada ao comercio, com muitas e muitas lojas. Também vale a pena passear, sem pressa, pelo Princes Street Gardens. Nessa área da cidade, também é imperdível uma subida até o Calton Hill, uma colina bem no meio da cidade, de onde podemos ter uma visão geral de toda a cidade e do Firth of Forth.

Scott Monument

Castelo de Edimburgo visto do Princes Street Gardens
Dia 3: Na Escócia é bem frequente dias de chuva, então recomendo uma programação nos vários museus da cidade. Destaco 3 em especial: o National Museums of Scotland (onde podemos saber um pouco sobre a história dos Reis e Rainhas Escoceses, bem como ver alguns objetos importantes para o país, sem esquecer o clone da ovelha Dolly, que também está ali), National Gallery of Scotland (onde estão obras dos principais artistas do mundo, mas o foco principal são as obras de artistas escoceses e britânicos no geral) e a Scottish National Gallery of Modern Art (que além de obras de britânicos e escoceses, podemos ver tambem obras de Dalí e Miró. Sem falar nos jardins desse museu, que é espetacular!).

Os jardins da Scottish National Gallery of Modern Art

National Museums of Scotland

Clone da ovelha Dolly
Dia 4: Passeio pelo Arthur`s Seat e a região de Portobello. O Arthur`s Seat é um vulcão em extinção que está localizado no Holyrood Park, ao lado da residencia oficial da Rainha. O parque é enorme e podemos fazer algumas trilhas subindo o vulcão. Basicamente são três trilhas, mas uma em específico ficou mais popular, porque de lá se tem uma das melhores vistas do centro de Edimburgo. A região de Portobello é considerada a praia de Edimburgo. Vale o passeio pelas ruazinhas dessa parte da cidade, assim como uma caminhada a beira-mar.
Trilha para o topo do Arthur's Seat

Arthur`s Seat

Calton Hill visto do topo do Arthur's Seat

Portobello
Meios de transporte utilizados: para conhecer bem Edimburgo, o ideal mesmo é caminhar. A cidade é relativamente compacta e plana. Somente para ir até Portobello acho que talvez seja interessante pegar um ônibus.

O melhor momento: Os escoceses, eles são fantásticos!! São super educados, prestativos, pacientes. Não tenho do que reclamar! Pode dois melhores momentos? Assisir ao Royal Edinburgh Military Tattoo (ABAIXO), é considerado o maior espetáculo da Escócia. Acontecem apresentações de bandas militares e danças da cultura escocesa. O único problema é que esse show acontece somente em agosto.

O pior momento: Provar Haggis (prato principal da culinária escocesa)! haahahaha. Não olhe no google o que é, senão certamente você não vai provar!

Royal Edinburgh Military Tattoo – Bandeira da Escócia

Royal Edinburgh Military Tattoo – Hino "God Save the Queen"

Royal Edinburgh Military Tattoo - Apresentaçã de danças tipicas da Escócia
Faltou visitar o que? Olha, acredito que nada! Nesses quase 2 anos eu visitei muita coisa nessa cidade. Talvez alguns restaurantes, mas também não tem como ir em todos, né?!?!

Não esqueça de levar: Adaptador de tomada. É importante já comprar no aeroporto, seja em Londres ou em Edimburgo. As tomadas do Reino Unido são aquelas grandonas com 3 pinos.

Quem vai até lá, vai também para: Existem diversos lugares interessantes ao redor de Edimburgo que merecem uma visita, como por exemplo: Roslyn Chapel (relacionada ao Código da Vinci), a cidade de Stirling e o Castelo de Stirling (onde foi filmado o Coração Valente), Loch Lomond, a cidadezinha de Linlithgow (onde tudo gira em torno da Queen Mary) e muitos outros.

Cidadezinha de Linlithgow
Perfil do turismo: Edimburgo e seus arredores são indicados para qualquer pessoa com qualquer estilo de viagem. Muito dificil não contentar a todos!

Dica para quem vai com crianças: O museu Our Dynamic Earth (que mostra curiosidades sobre nosso planeta), um passeio pelas Highlands para ver os Highlands Bulls (as famosas vaquinhas cabeludas da Escócia) e por que não também o Lago Ness e a Nessie.

Encostada no iceberg, no Our Dynamic Earth

Lago Ness (...mas cadê o monstro? rsrs) ;-P
VÁ NA BOA! => Recomenda ir:
Hotel/hospedagem: eu me hospedei uma única vez em Edimburgo, que foi numa viagem anterior ao meu intercâmbio. O nome do hotel é Hotel Number 10. Adorei e recomendo!

Restaurantes e bares: Pra quem gosta de Harry Potter, o Elephant House foi onde J.K Rowling costumava frequentar enquanto escrevia os livros dessa série. Tem fotos dela dessa época pendurada pelas paredes!

Compras: As lojinhas de cashmere que existem aos montes pela cidade, principalmente na Royal Mile. Blusas e cachecóis de pura lã e os preços não são absurdos!

FURADA! => Recomenda evitar:
Compras: comprar whisky na lojinha da Scotch Whisky Experience, pelo simples fato de que eles vendem as garrafas a um preço muito superior do que qualquer outra loja na Royal Mile.

Uma ruazinha qualquer na Old Town

Seus 3 destinos de viagem preferidos: Dificil essa pergunta hein! Eu gostei de todos os lugares em que fui, algums mais, alguns menos. Mas certamente eu voltaria na Irlanda do Norte, na Polônia e na Espanha.

PERGUNTA EXTRA: 
E viajar para Edimburgo (e Escócia em geral) no inverno, é roubada?
Não, não é roubada! Se o problema for frio e o horário que escurece um pouco mais cedo que o normal, seria inviavell viajar pra quase todos os países na Europa. Quanto ao frio, é bem frio sim, mas tanto em Edimburgo como na Escócia em geral, os ambientes são todos climatizados. O país tem uma estrutura muito boa pra enfrentar o frio, os ônibus, as lojas, os restaurantes, enfim, tudo tem calefação! Sobre o fato de escurecer mais cedo, é um pouco chatinho sim, mas nada que atrapalhe o passeio. O negócio é se programar e levantar super cedo pra aproveitar muito bem o dia (que inicia as 08:00 e vai até as 16:00). Alguns museus fecham um pouco mais cedo, entre 17:00 e 18:00 horas, mas a grande maioria das lojas e shopping fecham por volta das 19:00 ou 20:00 horas.

*todas as fotos que ilustram este post foram tiradas pela Bruna.
Uma Segunda Opinião 3242364341664273274

Postar um comentário

  1. Oi, Si. Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Beijos.
    Até mais,

    Natalie - Boia Paulista

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone,

    Edimburgo novamente na viajosfera. Legal hein! Todo indo pra lá, eu tbm queeeero voltar!! =)

    ResponderExcluir
  3. Segue abaixo comentário enviado por Daniela. Cliquei em publicar mas aparentemente deu algum problema e o comentário sumiu ou foi excluído. Era este o texto:

    "Oi Bruna, estou indo pra Edimburgo 25 de setembro e gostaria de saber como eu faço pra fazer um tour de um dia aos redores de Edimburgo,onde eu procuro e quanto mais ou menos fica esse passeio?
    Obrigada "

    Ps: agradeço se puder responder e ajudar a leitora nisto Bruna! Thanks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone! Oi, Daniela!

      Eu sei que ta um pouco tarde pra responder esse comentário, mas realmente não recebi nem um aviso por email de novos comentários.

      Se caso alguém tiver a mesma duvida..

      Claro que tudo vai depender de que tipo de passeio vc esta procurando. Se for por conta, algumas cidades tem estaçao de trem, outras só é possivel chegar usando ônibus. Ou ainda existem as empresas que fornecem diversas opçoes de passeio partindo de Edimburgo..

      Eu ja escrevi diversos posts que englobam esses assuntos, vc pode ver aqui:
      http://contandoashoras.com/escocia/edimburgo/

      Excluir
  4. Olá Bruna tudo bem,
    Dei uma lida no seu blog de viagens e gostaria de tirar algumas duvidas com você sobre Edimburgo,
    Estou indo dia 21/12/13 até o dia 27/12/13,
    Edimburgo é possível conhecer a cidade todo andando a pé?
    Tenho interesse de ir para as Hightlands, a principio gostaria ir de carro, o que você acha? Não quero ficar preso nos passeios fechados, mas tenho duvida sobre andar de carro na neve,
    Aonde se aluga carro, o valor é atraente?
    Caso contrário é possível se virar bem de ônibus, trens ou através dos passeios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Sim, é possivel visitar praticamente tudo em Edimburgo a pé. Os lugares mais afastados são: Portobello e o Museu de Arte Moderna. De resto, é tudo bem perto e bem fácil de encontrar.

      Não há garantia de neve na Escócia durante o inverno, as vezes neva mas muitas vezes não. Se caso for alugar um carro, leve em consideração que vc vai dirigir em mão contraria, e muutas vezes vai estar chovendo e com neblina (afinal, no inverno essa combinação é muito mais provavel). Ah, e ainda escurece bem cedo nessa época, por volta das 15:30.

      Vc consegue ir de trem ate as Highlands, seja em Fort William ou em Inverness. De lá vc pode pegar onibus ou ate mesmo alugar um carro em caso de distancias curtas ou ainda pegar algum passeio programado (dependendo de como estiver o tempo).

      Excluir
  5. Obrigada pelas respostas aos leitores Bruna!
    Vou checar se tem algum problema nos emails de acompanhamento de comentários, vai que desabilitou ou algo assim...! ;-)

    ResponderExcluir
  6. Anônimo24/1/15

    Quero ir para Edimburgo ver o "Heart of Lothian".

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Página inicial item

Pesquisar no blog

Loja Viagema

Reserve seu Hotel

Celular no Exterior

PARA QUEM AMA VIAJAR

Curta no Facebook

Leia Também