Loading...

Panorama Route e Blyde River Canyon (África do Sul)

Na província de Mpumalanga (leste de Joanesburgo) fica esta Rota panorâmica, ideal para ser percorrida de carro curtindo as paisagens montanhosas, cachoeiras e cidadezinhas com pontos de interesse, como Graskop e Pillgrim's Rest. Gostei deste site, que dá uma rápida e eficiente referência do que há para explorar nesta região: http://www.graskop.co.za/seedo/index.html

Panorama Route - ESTRADAS


Passeamos de carro alugado pelo Blyde River Canyon, que é o terceiro maior cânion do mundo em profundidade, e durante o trajeto fomos parando em alguns cachoeiras* do caminho para curtir toda a beleza da região.  

Em cada atração desta rota, tanto nas cachoeiras quanto nos diversos "points" do Cânion é preciso pagar uma taxa para entrar e ver de perto. É barato, se não me engano uns R$ 2,50 por pessoa (10 rands). Apesar da região montanhosa, nenhum destes locais requer preparo físico ou caminhada, as áreas para estacionar o carro são bem estruturadas e pertinho das atrações, bastando em geral descer algumas escadas até os mirantes.


*Berlin Falls (Cachoeira Berlim) 


*Lisbon Falls (Cachoeira Lisboa)
Sempre tem estandes de artesanato regional na entrada destas atrações, e os vendedores ficam chamando a gente para olhar. Aproveite para pechinchar! (como em toda a África do Sul).


BLYDE RIVER CANYON

- The Pinnacle (Pináculo)
É uma região com vista para os vales, e da parte mais funda se ergue o pináculo, uma imensa rocha vertical de granito.
 
Mais ao lado do Pináculo tem uma cachoeirinha, e meu marido ficou numa situação um pouquinho de risco para enxergá-la melhor e fotografá-la, mas deu certo! (abaixo)

 

- God's Window (Janela de Deus)
Infelizmente a vista da Janela de Deus estava fechada para nós! (não pude deixar de fazer o trocadilho, rsrs) Foi esta visão que tivemos, pois um conjunto de nuvens permaneceu na área enquanto estávamos lá, uma pena:


- Wonder View (Vista maravilhosa)
Para compensar, tivemos uma boa visão panorâmica neste ponto da região:


- Bourke's Luck Potholes
Esta foi a parte que mais nos impressionou pela beleza. Os "potholes" são um conjunto de formações rochosas naturais, com buracos circulares que foram sendo esculpidas nas pedras com o passar do tempo, devido ao fluxo da água e desgaste causados nestas regiões. Estes buracos nas rochas são bem numerosos e de diferentes tamanhos, e são perfeitamente circulares.


 





Não deu tempo de explorar a parte mais ao norte do cânion (Three Rondavels e a parte de maior profundidade onde se vê realmente o Rio Blyde), pois os "portões de entrada" de cada região são distantes muitos Km entre si, e o último horário de entrada em cada um era 17h (podendo permanecer até as 18h). Uma pena... mas de qualquer forma valeu demais o passeio, pois vimos um monte de maravilhas naturais, super recomendo!

E mais:
Siga o blog no Facebook
Acompanhe as fotos no Instagram
Panorama Route 5936146399151915096

Postar um comentário

  1. Incrível!!!
    Vocês foram ao Canyon após o safari? Qual a melhor saída do Kruger para pegar essa rota?
    Ainda tô montando o roteiro, tomara que eu consiga encaixar o Blyde River Canyon.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Fomos após sim. Saimos pelo portão Orpen, que PARECE mais perto, mas tem que descer bastante ao sul para contornar o canyon e conseguir acessar, não tem como cruzar. Acho que dá na mesma sair pelo Paul Kruger Gate, que é mais ao sul, vai depender do camping que estiver.
    Saímos do parque após o almoço, e não deu tempo de ver todo o canyon, então sugiro que saiam mais cedinho se quiserem aproveitar lá melhor.

    ResponderExcluir
  3. Luciano9/9/11

    Ola Simone!
    Estou indo com minha familia para Africa do Sul e tenho planos de visitar a Panoramic Route tambem. Vamos chegar em Sabie mais ou menos uma 11h. Você acha que até umas 15:30h conseguimos subir até o Blyde River Canyon? Porque temos que estar no Skukuza Camp Resta até as 18h, horario que fecham os portões. Quanto tempo vocês levaram para chegar do Paul Kruger Gate até Lisbon Falls? A viagem é mesmo linda...ja a fiz em 1994!!

    ResponderExcluir
  4. Parece meio corrido Luciano, mas não dá para dizer com certeza. Até Lisbon Falls dá, pois ela é bem ao sul do canion, logo no inicio.
    Antes de viajar fiz uma simulação no google maps com os pontos/atrações do canion e tempo de deslocamento, vou tentar te passar o link do mapa completo ainda hoje ou amanha ok? (está em outro computador)

    ResponderExcluir
  5. Ah! (Luciano)
    Para o Skukuza Camp tem "LATE ENTRY"(entrada tardia) até as 21h pelo Paul Kruger Gate, mas é bom avisar antes e tem que pagar uma taxa de R150 (menos de R$40 por carro).
    Se achar que vão mesmo atrasar tem esta "solução". Não é algo muito divulgado (para a exceção não virar regra), mas veja no link:
    http://www.sanparks.org/parks/kruger/get_there/default.php (LATE ENTRY)

    ResponderExcluir
  6. Luciano9/9/11

    Legal!! Quando puder me passar o link, agradeço. E tentarei entrar em contato para checar a possibilidade do late entry...se nao conseguir via email, vou ligar para eles... Thanks!!

    ResponderExcluir
  7. Luciano, demorei mas achei meus mapas (links):

    - http://migre.me/5G875 (versão com TODOS os pontos do Blyde River Canyon e Pilgrim's rest).

    - http://migre.me/5G88M (versão resumida só com pontos principais)

    Note que abaixo da listagem dos locais tem o tempo total que leva (opção de carro). Dá para ir deletando o que não quiser, o tempo vai mudando.
    O ponto inicial colocado foi o Orpen Gate(portão pelo qual saimos do Kruger), mas é só vc mudar para outro portão/local. E o ponto final marcado na cidade de Nelspruit era nosso hostel (Old Vic), que NÃO recomendo!! (bem fraquinho e sujo)

    ResponderExcluir
  8. Simone, tudo bem?
    entao, gostaria muito da sua ajuda se possível!!
    estou indo para a Africa do Sul e vou passar uma semana por conta de viajar por essa regiao do Kruger. Chegarei em johanesburgo dia 25/12, irei direto para o meu hostel perto da entrada mais ao sul do parque, entrarei no parque dia 26 onde durmirei uma noite. no dia 27 pretendo explorar o parque todo, sair pelo portao um pouco mais acima e durmir num hostel perto de HAzyview. a partir daí começa minha dúvida.no dia 28, Nao sei se valeria a pena uma terceira ida ao kruger, ou 1 dia passeando pelo canyon. nao sei se 1 dia seria suficiente para passear pela regiao do canyon, ou seria melhor deixar 2. pois tenho a opcao de pegar o aviao de volta em johanesburgo dia 30/12 (iria para la no dia 29) ou 31/12 (iria para johanesburgo no dia 30)....pela sua experiencia, o roteiro esta razoavel? muito obrigado!

    ResponderExcluir
  9. voces fizeram essa rota toda que tem no mapa do comentario acima em 1 dia apenas?

    ResponderExcluir
  10. Oi Ivan
    O canion é lindo sim, mas se sair cedinho em 1 dia dá para ver tudo. Depende do quanto vc gosta de animais e natureza, mas eu ficaria 1 dia a mais no Kruger ao invés de 2 no canion (até pq nao tem onde dormir por lá, vc teria que ir e voltar 2 vezes).

    O Kruger é enooorme, vc vai explorar só uma pequenissima parte do parque em 3 dias, mas cada estrada vai trazer novidades, é muito bacana.

    ResponderExcluir
  11. Ivan,
    não fizemos a rota toda do mapa nao. Eu já sabia quais eu queria ir mais e fomos administrando o tempo. Todos os "points" que fomos na região estão descritos neste post, sendo que saimos do Kruger direto para lá ainda de manha antes do almoço.

    ResponderExcluir
  12. Simone, vc tem mais informações sobre esta Late entry? No site não tem como vc agendar esta opção.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Oi Ticiane
    Não sei mais nada a respeito, só aquilo que está escrito no link http://www.sanparks.org/parks/kruger/get_there/default.php, como já citei acima. Acho que o ideal é achar o email geral ou ligar lá. Ou comentar isso na hora da reserva do camping pelo site.
    Se não for atrasar no primeiro dia, tente conversar lá dentro mesmo na recepção de seu camping. ;-)

    ResponderExcluir
  14. Ticiane,

    estava olhando no site do park, e talvez estes telefones dos portões de entrada ajudem, para adquirir maiores informações: http://www.sanparks.org/parks/kruger/get_there/gates.php
    Na africa do sul praticamente todo mundo fala um bom inglês, então se souber pode ligar tranquila! E se quer ganhar a simpatia mencione que é brasileira, eles adoram nosso povo.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pelas dicas, Simone!

    ResponderExcluir
  16. Oi Simone,

    Que bom encontrar o seu blog! Estamos indo para o Krueger em janeiro de 2012 e vamos seguir as suas dicas e ir por conta. Queria muito ver o mapa que voce postou, mas nai consegui. Será que voce poderia enviar para o meu email: tatikots@gmail.com?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Oi "Help"-tati...!

    Mudei o encurtador do link, veja se assim vc vai conseguir acessar (não tenho o mapa salvo para enviar por email, pois é interativo do google-maps, então só pelo link mesmo):

    http://bit.ly/sXgkG3
    Tomara que consiga!

    ResponderExcluir
  18. Nossa, babei no Bourke's Luck Potholes. Pena que não fui! Eu fui burra, não comprei muito souvenir nessa rota e deixei para comprar no Kruger. Paguei muito mais caro. As estradas da África do Sul são lindas né? E não tem pedágio.

    ResponderExcluir
  19. É verdade Fernanda. E tem mais: as estradas além de lindas e sem pedágios também são excelentes em estrutura, lisinhas, bem sinalizadas, impecáveis! (ninguém acredita que na África do Sul é assim, mas é!)

    ResponderExcluir
  20. Ola Simone!
    Parabéns pelo Blog. Sua série sobre africa do sul está perfeita. Prêmio merecido.

    Uma dúvida: Depois que vc saiu do Kruger, fizeste a rota e terminou dormindo em Nelspruit? Dali vc não voltou mais para o Kruger?

    Eu estou pensando em ficar 3 dias inteiros no kruger, sair pelo mesmo caminho que o seu, fazer a rota panorâmica e dormir em Nelspruit. No dia seguinte seguir para Johannesburg. Que acha?

    Outra dúvida: a rota panôramica tem toda no GPS? é tranquilo e sereno?

    Obrigado!
    Att.
    Thiago Callado

    ResponderExcluir
  21. Olá Thiago!

    Sua rota parece bem bacana, fizemos algo parecido.

    Ficamos 2 dias inteiros no Kruger e saímos por um dos portões no terceiro dia por volta de meio-dia. De lá, fomos para a Rota Panorâmica para ver as cachoeiras e o canyon. Fomos parando em quase todas (de sul para norte), porém não deu tempo de ver os "Tree Rondavels" e o vale do canyon em si, que fica bem ao norte, pois a última entrada para cada lugar fecha as 17h (e pode ficar lá dentro até 18h). Pouco antes deste horário chegamos aos Potholes, foi nossa ultima parada na rota. De lá voltamos para Nelspruit, dormimos, e no dia seguinte cedinho partimos para Joanesburgo. São 4h de viagem, numa estrada muito boa, lisinha, ótimo acostamento, motoristas educados e quase nenhum pedágio. O GPS levou até lá sem problema nenhum, deu para colocar em português inclusive. E outra coisa é que lá as placas estão em inglês tb, em quase todos os trechos, então é só ficar atento (tem placa no dialeto local, e outras em inglês).

    Na rota panoramica também é bem sinalizado, e tem estacionamento para parar o carro do ladinho de quase tudo, e sempre gratuito, vc só paga uma taxinha de entrada do local. É parar o carro, andar 100m e ver uma cachoeira, fácil fácil! ;-)

    ResponderExcluir
  22. Ola Simone!
    Obrigado pela resposta.
    Meu trajeto no kruger ficará o seguinte: de carro chego em Malelane (pestana), no dia seguinte pela manhã faço um game drive lá, logo depois parto para Skukuza rest camp, ficarei duas noites em um bungalow. Findo as duas noites, parto pela manhã para Hazyview-Vakansiedorp, dai farei parte da rota panorâmica ainda nesse dia ou no outro pela manhã.

    Você acha muito cansativo sair de Hazyview-Vakansiedorp fazer parte da rota panorâmica (pelo menos Wonder view e Bourke's Luck Potholes)e ir direto para johannesburgo? isso leva uns 500km, 100 a mais do que ir sem fazer a rota panorâmica..

    Obrigado mais uma vez
    Att.
    Thiago Callado

    ResponderExcluir
  23. Acho que dá para fazer isso sim Thiago! A visita ao Wonder View é muito rápida. Nos "potholes" você leva um pouco mais de tempo para explorar e apreciar, mas mesmo assim é fácil acesso e não é cansativo, dá para ir tranquilo no mesmo dia e prosseguir (claro que o cansaço e vigor físico varia entre cada um, mas é uma idéia bem plausível...).

    Só lembre que o último horário de entrada destas atrações da Panorama Route é as 17h, mas pode ficar lá dentro até as 18h se quiser.

    ResponderExcluir
  24. Valéria5/3/13

    Olá Simone!! Gostei demais de ter conhecido seu blog (através do Viaje na Viagem e do Aprendiz de Viajante)! Seus posts são completos, cheios de dicas valiosas e muito gostoso de ler!

    Em julho, iremos para a África do Sul (eu, meu marido e duas filhas, de 12 e 14 anos) a pedido de minha filha mais velha. Imagino ficarmos duas semanas.

    Mas estou bastante indecisa. Gostaria de ter uma ideia de roteiro, uma vez que há tantas coisas a conhecer e não sei se é viável em função das distâncias a percorrer... Cape Town, Hermanus, Vinícolas, Kruger, Monkeyland, Birds of Eden, Panorama Route....

    O que é possível colocar no roteiro e quantos dias para cada coisa?

    Muito obrigada!!

    Valéria

    ResponderExcluir
  25. Super obrigada pelos elogios Valéria! Agora que já conhece o blog, pode voltar outras vezes, tem sempre novidade!

    Olha, para vc ter uma idéia, o roteiro que fizemos por lá durou 12 dias, divididos +ou - assim: 2 dias Kruger e 1 p/ sair de lá + Oanorama Route, 1 dia Joanesburgo, 4 dias Rota Jardim "extendida" (Port Elizabet até Capetown, parando nas cidadezinhas), 4 dias CapeTown.

    Achamos melhor gastar nosso tempo nas atrações de Capetown mesmo do que indo até uma vinicola próxima, mas sei que um bate-volta de um dia até lá já costuma ser suficiente. Tanto vinicolas quanto Hermanus você pode inserir no roteiro quando estiver fazendo a Rota Jardim, está mais ou menos no caminho. As estradas lá são boas e um GPS alugado te leva direitinho onde quiser, com familia penso ser a melhor opção! (flexibilidade de parar e de horários)

    Espero ter ajudado, qualquer coisa pergunte. Boa viagem e até mais!

    ResponderExcluir
  26. ops! ...no comentário acima, onde está Oanorama Route, leia *PANORAMA ROUTE ;-)

    ResponderExcluir
  27. Valéria, sua pergunta me deu idéia para um post mais no estilo "roteiro" da África do Sul, com estas questões de quantos dias, aonde ir e etc. Vou colocar na lista para escrever sobre isto, quem sabe nas próximas semanas sai novo post!

    ResponderExcluir
  28. Valéria6/3/13

    Adorei!!! Vou aguardar!!! Abraço

    ResponderExcluir
  29. Ola Simone!
    No dia 12 de fevereiro fiz uma pergunta aqui.
    Além do ótimo post que já tinha feito, você me ajudou respondendo prontamente minha pergunta.
    Fiz a viagem. Foi maravilhosa. E seu blog contribuiu para isso.

    Tomei a liberdade de citá-la no meu relato no mochileiros.com
    Segue o link
    http://www.mochileiros.com/lua-de-mel-15-dias-ilhas-mauricio-e-africa-do-sul-t82824.html

    obrigado
    Att.
    Thiago Callado

    ResponderExcluir
  30. Olá Thiago! Que viagem boa a sua hein! E fico feliz de tê-lo ajudado, obrigada por lembrar de citar o blog lá no fórum!
    Volte mais vezes para ler sobre outros destinos, quem sabe não te inspiramos ou ajudamos com dicas em uma próxima viagem também? ;-)

    Para acompanhar o blog, assine por email nossa newsletter (na coluna à direita em cima), ou então curta nossa pagina do Facebook => www.facebook.com/flashesdeviagem
    Abraço

    ResponderExcluir
  31. Oi Simone! Estamos planejando nossas férias para a África do Sul e estou adorando suas dicas e cada dia mais tenho a certeza de que fizemos uma ótima escolha! Temos muitas coisas em comum, rsrs: temos o mesmo nome, somos da mesma cidade e adoramos viajar! Obrigada pelo blog super completo, irei visitá-lo muitas vezes! Simone

    ResponderExcluir
  32. Que legal xará curitibana, volte mais vezes sim! ;-)

    Te convido também para acompanhar o blog nas nossas redes sociais:

    Facebook- http://www.facebook.com/flashesdeviagem
    Twitter- http://twitter.com/FlashesporSi

    Até mais!

    ResponderExcluir
  33. Oi Simone! Eu de novo!

    Minha dúvida (por hora!) seria em relação ao transporte de vocês durante a viagem a África do Sul, conforme você colocou em um dos seus posts:

    Vocês chegaram em JNB e saíram por Cape Town?
    Alugaram o carro em JNB e foram até Kruger de carro?
    Fizeram a Panorama Route (adorei!) de carro também por conta, dormiram uma noite em Noedspruit (não me lembro se é assim que se escreve)e voltaram a JNB de carro?
    Como foram a Port Elizabeth? De carro? TInha pensado em voar esse trecho e lá alugar um carro para se chegar em Cape Town.
    É preciso tirar a Carteira Internacional? Ou fica naquela "obrigatório não é, mas é melhor se tiver"?

    Muito obrigada e até mais!

    ResponderExcluir
  34. Olá Simone!

    Se lhe ajuda, vou esclarecer como foi NOSSO ITINERÁRIO e responder suas dúvidas acima, mas é claro que teria outras formas de fazer também:

    - Sim, nosso vôo internacional entrou por Joanesburgo, e voltamos ao Brasil a partir de CapeTown. Dá para comprar a passagem assim clicando em multi-cidades (multi-cityes) no site mesmo, ou por telefone.

    - Alugamos carro em JNB, fomos ao Kruger, ficamos dois dias e depois saímos de lá no terceiro dia cedo, rodamos pela Panorama Route e dormimos em Nelspruit (hotel pré-reservado). No dia seguinte saímos cedo para Joanesburgo, passamos o dia na cidade, e pegamos um vôo até Port Elisabeth, onde locamos outro carro e fomos assim até Cape Town! (este trecho JNB- Port Eliz. achamos muito longe e sem atrativos para ir de carro, e o aéreo foi barato, então não compensava).

    - Nas 2 locadoras de veículo nos pediram a habilitação internacional antes de locar, e não sei se aceitariam sem, então é bom fazer sim!! (é só ir ao Detran de sua cidade e pedir pela PID- Permissão internacional para dirigir)

    DICA: se possível reserve o carro antes pela internet!! Os carros mais baratos são locados antes, então pedindo só no dia a chance de ter que pegar em carro "melhor/mais chique" (e pagar bem mais caro) é maior! Recomendo a Tempest Car Hire, não é tão conhecida por nós mas tem bom atendimento e frota nova. Outra opção que utilizamos: Thrifty.

    Bom, acho que isso supre suas dúvidas (por hora) né! ;-)
    Abraço e boa viagem para vcs!

    ResponderExcluir
  35. Oi Simone! Muito obrigada pelas suas valiosas dicas! Vou dar mais uma estudada e qualquer coisa nos voltamos a falar! Valeu!
    Um abraço, Simone

    ResponderExcluir
  36. Oi Simone, sua xará aqui de novo!

    Uma pergunta: por que vcs fizeram a Panorama Route do sul em direção ao norte? Não dá para fazer do norte para o sul? Ou o acesso (se existe) pelo norte é mais difícil?

    Obrigada e voltamos a nos falar!
    Um abraço
    Simone

    ResponderExcluir
  37. Boa pergunta Simone!

    Não digo que NÃO EXISTE, porém não sei te dizer como faz. Para quem sai dos portões do meio do kruger (Orpen, região do Satara Camp) seria mais fácil mesmo, pois aí só desceria, e chegando na estrada ao sul tomaria o caminho para Joanesburgo, sem precisar subir e descer.

    Olhando no goosgle maps as estradas aparentemente iam até um pedaço mas não cruzavam a cadeia de montanhas (canyon), precisando fazer uma volta grande por cima para acessar o "lado esquerdo" do canyon e a estrada onde ficam as atrações e entradas para os points e cachoeiras. Mas talvez esta seja a melhor opção mesmo com esta volta, pois aí não precisa ir e voltar (o que acaba demandando tempo também). Acredito que o caminho pelo norte seja bem mais montanhoso (o que pode diminuir a velocidade média do carro), enquanto pelo sul foi estrada normal direto, bem boa por sinal. Fomos pelo que parecia o mais usado normalmente...

    Se fizer pelo outro lado (norte) nos conte como foi e quanto demorou para chegar ao primeiro ponto do canyon depois! ;-) (Three rondavels)

    ResponderExcluir
  38. Oi Simone,
    Vou dar mais uma pesquisada e resolver como faremos... Mas depois te conto como foi nossa rota!
    Obrigada novamente e até!
    Um abraço
    Simone

    ResponderExcluir
  39. Anônimo29/9/13

    Olá Simone, estou começando a planejar a minha viagem pra África do Sul, e como provavelmente só irei eu e a minha amiga, gostaria de saber se você acha perigoso nos 2 estarmos sozinhas dirigindo nesse roteiro que você fez por exemplo....E Há postos de gasolina sem problemas ? Tem frentista? ou é como na europa que você mesmo abastece o carro ? Grata.

    ResponderExcluir
  40. Acho que não teria problemas não. As estradas são seguras e bem sinalizadas. As vezes o texto em inglês está junto com o outro em dialeto local na placa, e as vezes tem placa só em dialeto e um pouco mais para a frente em inglês, ou vice versa.
    Se estão em duas mulheres, é sempre prudente evitar muitos deslocamentos a noite. Nos trechos que fizemos, foi somente em uns 2 momentos que a estrada passou perto de lugares "estranho" ou meio tipo favela, mas eram trechos curtos.
    Existem em algumas áreas na estrada placas de sinalização dizendo para não dar carona (geralmente próximo a estas favelas), então obviamente não pare por ali.

    ResponderExcluir
  41. Na placa para não dar carona está escrito "no hitchhiking" e teve tb uma placa de alerta de sequestro uma única vez, onde estava escrito "hijacking hot spot". Nestas áreas, passar mais rapidinho e evitar paradas. De resto, é sossegado, e mesmo nestas áreas não sentimos nenhum perigo evidente aparente, eram apenas algumas pessoas pobres ao redor, não muito diferente de algumas beira de estrada no Brasil.

    Quanto aos postos de gasolina, possuem frentista que lhe atende. Só garanta ter sempre um pouco de dinheiro (em espécie) para isso, pois nem todos os postos aceitam cartão de crédito, ou no caso de dar erro também.

    ResponderExcluir
  42. Olá Simone estou planejando uma viajem gostaria de tirar uma dúvida vc alugou um carro em Johanesburgo ou alugou la no parque kruger? estava pensando em ir de avião para o parque.

    ResponderExcluir
  43. Em Joanesburgo. Aliás, saímos direto do aeroporto de carro. Os taxistas estavam querendo cobrar tão caro a ida até o nosso hotel, que compensava mais já retirar o carro ali do que ter que voltar no dia seguinte.
    Se pode ir de avião até o parque é interessante também (embora nem tão mais rápido, se considerar que tem que chegar bem antes no aeroporto - cerca de 1-2h), e aí pode locar um carro por lá mesmo. De carro J1burg até Kruger são 4h de boas estradas e sem muita velocidade/correria.

    ResponderExcluir
  44. Anônimo16/6/14

    Olá Simone. Diante mão agradeço pelas informações aqui disponibilizadas. Estou indo para Africa do Sul em agosto próximo e estou muito insegura com relação a dirigir nas estrada de lá - é dificil dirigir ? e Hospedagem no Kruger ou perto dele. Você tem sugestão de hostel ou hotel.

    ResponderExcluir
  45. OLá! As estradas de lá são bem tranquilas, melhores do que as do Brasil (muito bem asfaltadas) e com pouquissimos pedágios. É bem sinalizada com placas na lingua local africana ou em inglês (as vezes os textos juntos e as vezes em placas separadas um pouco distantes uma da outra). Os motoristas são educados na estrada, e o padrão é que se vêem que vc está vindo rápido atrás, eles já vão para o acostamento para te dar passagem. Aí é legal dar uma buzinadinha de agradecimento após passar. ;-) Na estrada tem placas avisando quando terá postos de gasolina com lojas de conveniencia para parar, e a qual distancia. Vá tranquila.

    PS: posto de gasolina nem sempre aceita cartão de crédito, portanto tenha sempre uma reserva em $ para não ficar na mão

    Quanto a hospedagem, sugiro que leia estes 2 posts aqui, que sugerem alguns links:

    http://www.flashesdeviagem.com.br/2011/05/safari-no-kruger-park-comparativo.html

    http://www.flashesdeviagem.com.br/2012/07/safari-na-africa-do-sul-como-funciona-o.html

    É isso! espero ter ajudado e boa viagem!

    ResponderExcluir
  46. Fernando4/11/16

    Boa Noite Simone, tudo bem?! Estava lendo e acompanhando seus posts sobre a Africa do Sul,. Minha dúvida é: para ir no Kruger e Blade River Canyon eu compro a passagem para Joanesburgo ou para Cape Town, eu não dirigo, como funciona o transporte lá para turistas? Ficarei todo dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para estes dois passeios o mais indicado é entrar por Joanesburgo, que fica na mesma região, 4 horas de distância de carro.
      Existem vans vinculadas aos hotéis que podem fazer seu translado do aeroporto até o Parque Kruger. Mas preço varia conforme cada hotel, precisaria entrar em contato com os locais para se informar melhor das possibilidades.
      Quanto aos ônibus de viagem, não sei dizer exatamente como funciona por lá.

      Excluir
  47. Bruna23/1/17

    Bom dia! Gostaria de saber se essa rota panorâmica é caminho entre o aeroporto e kruger? Vou de carro até o kruger e queria saber se a ida é possível ir de carro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Bruna, fica no caminho! Na verdade, fica bem próximo ao Kruger, e dá para acessar a partir da estrada que liga Joanesburgo até lá (região de Nelspruit)

      Excluir
  48. Olá Simone, tudo bem? Estou na dúvida onde me hospedar na região do Blyde. Eu li que vc ficou em Nelspruit mesmo. Eu sairei do Kruger pela manhã e meu voo para Joburg é só no dia seguinte as 15h. Estou pensando em passar a noite em um lodge perto do Canyon mesmo, você acha que vale a pena passar a noite por lá ou uma vez vistas as atrações valeria mais a pena já ir para Graskop ou Nelspruit? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer. Não me pareceram cidades cheia de atrações, além do canyon em si, que na verdade fica meio fora de mão e ligado a uma auto estrada. Talvez visitar o canyon durante o dia e já se encaminhar na direção de Joanesburgo de volta seja a melhor opção, até dormindo lá (se eu entendi direito). Não deixaria para fazer o trajeto todo de volta somente no dia do vôo, lembre que o check-in é minimo 2h antes e se algo der errado ou demorar na estrada arrisca perder o vôo

      Excluir
  49. Parabens pela belissima viagem e ótimas fotos.
    Gostaria de fazer umas perguntas, se por gentileza puder me ajudar:
    * o Blyde River é visto pelo Gods Windows, é isso? Ou falei bobagem? (Deduzi q sim, por nao ver fotos do canion na postagem de vcs)
    * tem que andar muito a pé pra chegar nos pontos de interesse (Lisbon, Berlin, Mac Mac, Blyde River...), ou é perto de onde paramos o carro.
    Muito obrigado desde ja... grande abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Pedo!
      Então, o canyon é um complexo enorme. O Gods Windows tem aquela paisagem que mostramos na foto mesmo. Na real, não deu tempo de chegarmos na parte do "vale" do canyon em si, que é bem ao norte do complexo, pois os portões fecham por volta das 17h e a gente saiu tarde do parque Kruger. Isto fica acima (mais ao norte) dos "potholes", que foi a última atração que visitamos no dia, e que adoramos por sinal.

      Sobre os pontos de interesse, não se preocupe! É tudo bem do ladinho das paradas de carro, não gasta energia nem precisa de caminhada, dá para levar crianças e bebês se quiser.
      ;-)

      Excluir
  50. Olá,
    Adorei seu post é muito completo e me ajudou muito quando viajei para África em 2015, parabéns!!
    Como gostamos muito de natureza ficamos 3 dias próximo a Graskop na Silk Farm e conseguimos conhecer tudo com mais tranquilidade.

    ResponderExcluir
  51. Oi Simone! Amei as dicas tb e gostaria de uma ajuda! Estamos indo eu e meu marido agora em julho, vamos ficar hospedados dentro do Kruger e queríamos sair no último dia pela manhã logo depois do game drive da manhã para fazer essa rota. Pensei em ir direto até o norte e ir descendo para tentar um aproveitamento melhor. Tu tem ideia da quilometragem total que vcs fizeram na rota? Como fizeram para abastecer? Última dúvida, se fizermos essa estratégia de ir descendo será que conseguimos chegar de noite em Joanesburgo ou teremos que dormir em uma cidade antes? Aguardo teus comentários �� Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta
      Olha, já faz tempo que viajamos, não lembro bem. Acredito que a melhor opção seja colocar os pontos de saída, chegada e intermediários no ggogle maps e ver quanto tempo demora e qual distancia, para ver a viabilidade de fazer tudo no mesmo dia.
      Acho que vcs teriam que sair de manhã bem cedo para dar tempo, pois vão subir e descer a estrada que leva ao norte do canyon, e só o trecho kruger- Joanesburgo já são 4h de viagem. se contar mais as paradas para ver as atrações, acaba por ficar corrido, talvez tenham que se hospedar em uma cidade mais próxima ao sul do canyon, de fácil acesso a estrada no dia seguinte. Fazendo tudo em um dia é provável que cheguem em J-burg já escuro, o que pode ser um empecilho ou gerar certa insegurança

      um site que gosto para calcular distancia é o www.rome2rio.com, acesse e simule. Boa viagem! :-)

      Excluir
  52. Lucas Factor Feliciano14/3/18

    Simone, minha esposa e eu iremos para a África do Sul em Julho e gostaria de saber se é viável passar pela Panorama Route saindo de Johanesburgo indo para o Kruger, ou seja, fazendo o contrário do que você fez... Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É viável sim! Mas como as entradas das atrações lá fecham por volta das 17h na Panorama Route, seria bom que saíssem de manhã cedo de Joanesburgo, já que teria algumas horas de trajeto antes até chegar lá (umas 3h talvez...). Assim conseguem aproveitar melhor o dia.
      Senão corre o risco de só conhecerem as primeiras cachoeiras e mirantes da parte mais ao sul da rota (pois chegarão pelo sul, tem que subir e depois descer de volta para dormir em Nelspruit. Tenha algo já reservado para esta noite. Boa viagem!

      Excluir
  53. Oi Simone, se puder me ajudar com uma dúvida... Você sabe se os pontos panorâmicos estão abertos para visitação aos domingos? Obrigada. Juliana (juazeredo@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim por ser um local bastante turistico, mas não consigo te dar certeza. Veja se acha alguma página sobre o assunto mais oficial no google com esta informação (geralmente em inglês)

      Excluir

emo-but-icon

Página inicial item

Pesquisar no blog

Loja Viagema

Reserve seu Hotel

Celular no Exterior

PARA QUEM AMA VIAJAR

Curta no Facebook

Leia Também