Passando por Córdoba
http://www.flashesdeviagem.com.br/2010/08/cordoba.html
No caminho entre Madri e Sevilha resolvemos parar na cidade de Córdoba, que fica no meio do trajeto, na região espanhola da Andaluzia. Foi uma parada curta, apenas para conhecer a Catedral-Mesquita* de Córdoba, em estilo árabe, que é muito bonita. Explico: a Mesquita de Córdoba originalmente já foi um dos maiores templos islâmicos do mundo (23mil metros quadrados!), assim como o primeiro monumento muçulmano do Ocidente. Só que após a reconquista Cristã da cidade, a mesquita virou uma catedral, que foi erguida dentro dela mas preservando toda sua arquitetura, seus arcos e beleza exterior.
Lateral da Mesquita
Apesar disso, ainda assim a lembrança que mais tenho da cidade é.......... do calor!! Era final de junho de 2000, verão, e a cidade registrava 42 graus quando passamos por lá! Nem conseguimos andar com vontade ou apreciar as coisas direito, porque o calor, mais a secura do ar e a ausência total de vento deixavam todos muito desconfortáveis, e esse foi um dos motivos para sairmos dali o quanto antes e continuar a viagem de carro, pois dentro da nossa van (mesmo sem ar condicionado) ainda era menos quente do que lá fora!
Pátio-Jardim do lado de fora
Torre da Mesquita
Existem muito mais coisas para se ver por Córdoba, e para quem quer conhecer melhor esta cidade espanhola algumas atrações que valem a pena são:
- Alcázar de los Reyes Cristianos- Torre de La Calahorra
- Quarteirão Judaico (Juderia)
- Museu de Bellas Artes
Se um dia eu voltar, espero que o clima esteja um pouco mais fresco, para que eu possa absorver melhor as belezas que a cidade tem a oferecer!
Eu também fui em época de verão à Cordoba, mas era em Julho, quando já faziam 45, 46 graus.. Íamos andando até o centro para as aulas, e dançar e estudar com tanto calor era bastante difícil. Mas fui muito bem recebida em Cordoba e lembro com muito carinho da cidade.
ResponderExcluirOi Ki!! Brigada pelo comentário no blog. Pelo jeito Córdoba é sempre um calorão mesmo! ;-)
ResponderExcluirEstou indo para Málaga em maio e vou aproveitar para conhecer Córdoba e as demais cidades da Andaluzia. Espero que não esteja tão quente porque quero tirar muitas fotos da arquitetura maravilhosa dessa região para aproveita na minha graduação. :)
ResponderExcluirBeijos!
Olá
ResponderExcluirIrei em maio - primavera - e as temperaturas são agradáveis. Nos meses de verão a Espanha é muito quente, segundo li.
Você acha que duas noites em Córdoba é de bom tamanho.
Gosto de visitar as cidades com vagar, sentar nos bancos e ficar observando o movimento das cidades.
Abraços, Obrigado pelo seu blog, que é muito bom
Maria Esther
Acho que 2 noites serão suficientes sim, pois a cidade não tem tantas atrações, e mesmo a mesquita não demanda tanto tempo.
Excluir