Loading...

Viajar de avião‬ pela primeira vez: Tudo o que você queria saber mas tinha vergonha de perguntar! ‪

Pesquisas comprovam que o brasileiro tem viajado cada vez mais de avião, batendo recordes de crescimento e até mesmo ultrapassando a quantidade de viagens por ônibus, isso devido aos baixos preços praticados atualmente pelas cias. aéreas, e também pelo aumento de renda da população e as várias possibilidades de financiamento e parcelamento oferecidas, que tornam o sonho de viajar (dentro do Brasil ou para o exterior) cada vez mais possível hoje em dia.

 
Numa viagem de ônibus é só chegar na rodoviária uns 10-15 minutinhos antes do horário, colocar a bagagem no maleiro, mostrar a identidade e o ticket e entrar. Já numa viagem de avião o processo é mais burocrático e cheio de regrinhas sim! Isso não quer dizer que seja um “bicho de sete cabeças” e que você deve desistir por medo de se perder ou passar vergonha. Leia estas dicas e vai sem medo! ;-D

Abaixo um "guia" explicando quase tudo que você gostaria de saber antes de voar pela primeira vez!

Primeira questão: onde comprar as passagens aéreas?
É possível comprar diretamente pela internet nos sites das companhias aéreas, mas pode comprar também pela loja física empresa aérea ou através de agências de turismo/viagem.
Principais Cias Aéreas Brasileiras:

Dica: recomendo já viajar com o hotel ou hospedagem reservado sempre, acho furada chegar na cidade e ficar perdendo seu tempo precioso atrás disso! Reserve na certa pelo site Booking, lá tem milhares de opções, em todas as faixas de preços e para todos os estilos, e normalmente só paga ao chegar no hotel! (e não no ato da reserva/ OBS: verificar condições extras) 

No aeroporto:

1- Chegar no aeroporto com bastante antecedência.

Para vôos domésticos (dentro do Brasil): chegar no mínimo 1h antes.
Para vôos internacionais: chegar 2 horas antes (para Estados Unidos estão pedindo 3h...)
OBS: os guichês de check-in fecham 30-40 minutos antes do embarque, então perdeu este prazo não adianta chorar que não tem mais jeito! ;-)

2- Procurar o balcão da empresa e fazer o check-in. 
Ali você vai entregar suas malas e receber seu cartão de embarque, que diz por qual Portão (Gate) e em que horário deve entrar para embarcar. Não esqueça de levar seu documento e o e-ticket que recebeu por email (+ passaporte se for viagem internacional, e o visto em alguns casos).

Também existem máquinas automáticas para que o próprio passageiro efetue seu check-in, e depois entre na fila só se tiver bagagem para despachar. Se a empresa em que vai voar possui este serviço, você pode tentar antecipar seu check-in ali! Você deve inserir seu CÓDIGO DE RESERVA e outros dados de cadastro para que seu vôo seja identificado.

 Aeroporto: área dos balcões de check-in

SOBRE MALAS/BAGAGENS:
Bagagem de mão: é uma bolsa/mala/mochila de pequeno porte e com itens pessoais que você leva junto dentro do avião. O peso máximo permitido costuma ser de 5 quilos por passageiro. A soma do comprimento, altura e largura da mala deve ter no máximo 115 centímetros. Porque isso tudo? Estas malas vão dentro do bagageiro do avião ou abaixo do banco, e o espaço é restrito, portanto se ela for grande não terá onde colocar. Além da mala de mão, também é permitido levar na mão 1 artigo pessoal (ex: bolsa pequena, casaco, travesseiro).  
DICA/ATENÇÃO: é proibido levar dentro desta mala embalagens com líquidos ou cremes acima de 100ml (seu shampoo não pode estar aqui!), assim como qualquer objeto cortante, arma ou material spray e inflamável. Mande sua tesourinha, pinça, guarda-chuva e canivete na mala despachada, pois caso contrário irão jogar fora ao passar no raio-x!

Bagagem despachada: é aquela que você entrega no check-in e só pega após sair do avião em seu destino. Se sua mala for preta ou de modelo muito comum, procure colocar uma fita colorida ou qualquer outra coisa que possa identifica-la com mais facilidade na esteira, assim evita confusão entre malas iguais. 

3- após fazer o check-in, fique de olho nos “quadros de horários de vôos”. 
São as telas de TV espalhadas pelo aeroporto, mostrando os horários e outros detalhes de todos os próximos vôos. Tem quadros que se referem aos Vôos de Chegada (Arrivals) e outros são sobre os Vôos de Partida (Departures), que é o seu caso se vai voar. Se acontecer alguma alteração de local ou atraso em sua viagem, vai mostrar ali na tela, então confira sempre.

 
4- no horário estipulado no cartão de embarque, acesse a área restrita de embarque para esperar pelo seu vôo.
A partir daqui seu acompanhante ou família não pode mais entrar e ficar junto com você. Não se preocupe com banheiro ou lanchonetes para alimentação, pois lá dentro tem também.
Antes de chegar na sala de espera, você e sua mala irão passar por um "raio-x". Caso os inspetores achem que tem algo estranho ou suspeito lá dentro, será preciso abrir a mala para que eles possam conferir (ver dica sobre Bagagem de mão ali em cima no texto!). Depois disso, siga para seu portão de embarque, fique esperando lá por perto, prestando atenção nos anúncios do alto-falante e também nos quadros de horários. Quando chamarem seu vôo, siga as instruções para embarcar.

 Na área de embarque, só esperando a hora de voar...

Com que roupa eu vou?  
Não precisa viajar com roupa super social, mas também não vá desleixado demais (principalmente em viagens internacionais) para evitar que o pessoal da fiscalização (Receita Federal/Alfândega) julgue sua aparência e fique fazendo muitas perguntas por conta disso. Use roupas e sapatos confortáveis e não muito chamativos, como no exemplo da foto ali em cima, simples mas arrumadinho (jeans com casaquinho de lã)

O que é: Duty Free
São lojas onde é possível comprar mercadorias livres de impostos, e só existem nas salas de embarque para vôos INTERNACIONAIS. Por isso lá os produtos são mais baratos, além de ter muita coisa importada e que você não encontra facilmente em sua cidade. Aproveite! A dica aqui é comprar as coisas na volta, assim não fica com a mala apertada já durante a viagem.


Dentro do avião:

- Entre, coloque sua bagagem no compartimento acima de sua poltrona ou no local mais próximo onde tiver espaço vazio. Se não couber ali, dá para colocar embaixo do banco do assento na frente do seu (em frente aos seus pés).

- Sente e não fique no corredor atrapalhando. Se estiver com crianças ou precisar de algo específico, chame um dos comissários de bordo para lhe ajudar.

- Um comissário de vôo vai se apresentar e indicar todos os procedimentos de utilização e de emergência antes do avião partir. Preste atenção nas explicações, que são dadas em 2 ou até 3 idiomas.

Um comissário de bordo checando tudo antes de vôo

- Acima do seu assento tem vários botões. Geralmente um é de luz para leitura e outro para chamar o comissário durante o vôo. Tem também um botão de rosca que regula o vento que vai sobre a SUA cabeça (então não deixe virado para seu vizinho de assento!).

- Todo avião tem banheiros (2 pelo menos, ou 4), que podem ser utilizados durante todo o trajeto. Tem também cozinha, mas só vá lá se necessitar de algo e não estiver sendo atendido, pois é uma área mais para a tripulação, e não exatamente para os viajantes.

- Todo vôo tem lanche ou refeição inclusa. Em alguns casos são pagos, e aí receberá um cardápio com preços ou a comissária irá lhe avisar. Caso contrário, o lanche, almoço ou jantar será oferecido gratuitamente, assim como as bebidas. Geralmente existem 2-3 opções, e você pode escolher qual deseja. Em vôos de curta duração, é servido uma opção única de sanduiche pequeno ou salgadinho/bolachinha + refrigerante. 

Snacks simples são servidos nos vôos de curta duração

- Dica quente: se não quer passar frio, vá bem agasalhado. Dentro do avião lá no alto a temperatura é bem mais fria, ainda mais se o vôo for de noite. (ah! e tome bastante água durante o trajeto para não desidratar!)

Situações que podem acontecer dentro do avião:
Turbulências – é quando o avião sofre trepidações e sacode. Pode ser bem fraquinha ou mais forte, pode durar só um minuto ou bastante tempo, o que NÃO SIGNIFICA QUE O AVIÃO IRÁ CAIR, então mantenha-se tranquilo que logo passa. Geralmente as turbulências ocorrem quando o avião passa por alguns tipos de nuvens ou massas de ar, e é um fenômeno completamente normal. Se isto ocorrer, a única coisa que deve fazer é ficar sentado em sua poltrona com o cinto afivelado.

Enjôo – já voei muitas vezes, e nunca vi ninguém enjoar. Porém, para quebrar esta regra e me fazer "morder a língua", tenho uma amiga que vôou tempos atrás e foi vomitando o percurso inteiro por causa do nervosismo. Então tente se manter calmo para não passar mal, afinal você está a bordo do meio de transporte mais seguro que existe! Se ainda assim se sentir mal, use os saquinhos plásticos (vulgo “saco de vômito”) que se encontra no bolso na frente do seu assento. Também é bom não exagerar na alimentação antes de viajar e ir com o estômago muito cheio, assim já evita problemas.

Desconforto no ouvido – o avião é "lacrado" e pressurizado, ou seja: apesar de subir muito, é para ter uma pressão agradável lá dentro. Porém tem gente que tem os ouvidos mais sensíveis, e que vai sentir esta diferença de altitude. Seu ouvido pode doer um pouquinho ou estalar, e você pode ficar com a audição um pouco alterada, ouvindo tudo mais baixo do que o normal. Para melhorar tente mascar um chiclete, beber agua, ou ficar abrindo e fechando a boca para “desentupir” o ouvido. Geralmente este problema aparece mais na hora da decolagem ou do pouso, depois melhora com o avião em curso.

Janela ou corredor? Eis a questão.
Depende de você. Se acha que vai adorar ficar vendo as nuvens, a decolagem e o pouso pela janela, então seu lugar é ali. Mas se você é daqueles inquietos, ou que precisam caminhar para ativar a circulação ou ir ao banheiro com frequência, seu lugar é o corredor, pois aí não precisa ficar pedindo licença e incomodando ninguém para sair do seu banco. O pior local é sempre o banco do meio, quando são agrupados de 3em3 ou 4em4 por coluna. Ninguém gosta, mas alguém tem que sentar ali. Se não tiver outra opção na hora de comprar a passagem, fazer o que né... 


E por último... Bons modos: a não ser que você seja um privilegiado que pode viajar na Executiva ou na Primeira-classe, o avião é um ambiente bastante apertado, muito mais do que os ônibus. Além disso, não tem circulação de ar natural, já que não dá para abrir as janelas. Ou seja: sons, cheiros e movimentos excessivos inevitavelmente vão atrapalhar e “invadir o espaço” de quem está ao redor. Portanto se controle, evite ficar falando ou ouvindo música muito alta e não leve comidas quentes ou com cheiro forte (coxinha e salgadinho cheetos nem pensar!). A boa educação e gentileza também pede que você levante o encosto do seu banco nas horas das refeições, assim seu vizinho de trás terá mais espaço e conforto para comer. Mantenha  seu calçado no pé se tem chulé, não force o bate-papo com a pessoa ao lado se ela não quiser, e evite conversar demais nos horários em que as luzes estão apagadas e todos estão dormindo. Ocupe seu espaço tranquilamente e respeite o do outro.


Ao sair do avião / DESEMBARQUE:

- espere sentado em sua poltrona até o avião parar completamente e liberarem

- retire sua bagagem de mão e todos os seus pertences e desça do avião

- siga o fluxo de pessoas e as indicações pelos corredores do aeroporto. O primeiro local que você precisa ir é na área para retirar sua bagagem (procure placas escrito: “Baggage Claim”). Chegando lá, espere próximo a esteira que estiver indicando o número do seu vôo para pegar sua bagagem. Enquanto isso, pegue um carrinho para colocar todas as malas juntas e facilitar o transporte.

Esperando a mala chegar na esteira de bagagens

- passe pela Imigração: para entrar em uma cidade é quase sempre preciso passar por esta área de checagem (na forma de "cabines"). Ali vão pedir seu documento ou passaporte, e podem lhe fazer perguntas sobre o objetivo de sua viagem e onde irá se hospedar. Se estiver com tudo em dia é bem rapidinho, em 1-2 minutos cadastram os documentos e te liberam! 

- pegue um traslado/transfer: é o transporte terrestre do aeroporto até o hotel e vice-versa.  Tem gente que já deixa o transfer pesquisado e reservado antes, mas se não for seu caso é só sair do aeroporto e procurar por ônibus, vans ou táxis para fazer o percurso. Tem aeroporto que tem ônibus urbano comum ou metrô que leva direto até o centro da cidade, com tarifas bem baratinhas. Pergunte a respeito disso em algum posto de Informação Turística dentro do aeroporto. 

- se instale no hotel ou casa da pessoa em que irá ficar, coma alguma coisa, pegue indicações de direção ou um mapa, e depois saia para passear e curtir sua viagem! :-D

E mais:
Siga o blog no Facebook
Acompanhe as fotos no Instagram




Viajar de avião 6501305750454231262

Postar um comentário

  1. Olá Zaquiele!
    Poder colocar as coisas juntas você pode, mas a regra geral é que é permitido um máximo de 23kg por pessoa. Se seu filho não pagou passagem, não tenho certeza se ele tem direito a bagagem extra.
    Algumas empresas aéreas são compreensivas e amigáveis quando se viaja em 2, e permitem somar o peso das malas, o que é bem interessante. Mas tem outras que se passar de 23kg vão te cobrar peso extra por kg, mesmo se a mala que seu filho tenha só 10kg e não 23.
    Não conheço a regra da Azul neste sentido, mas se não quer ter que pagar excesso é bom não arriscar, e se manter em até 23kg por mala/pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone as minhas dúvidas são as seguintes: Eu tenho uma câmera semi profissional e eu queria tirar fotos durante o voo, eu posso levar ela pendurada no pescoço? e se não puder eu posso colocar ela na bagagem de mão e durante o voo abrir o compartimento em que a bagagem está e pegar ela? OBS: meu voo será pela Gol.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mitcher. Pode levar a câmera sim. Não é muito comum já entrarem no avião com a câmera pendurada, mas como ela pode fazer parte da bagagem de mão acho que não teria problema algum. Senão, deixe na bagagem mas já pegue ela antes do avião decolar (antes de sentar), para não ter que ficar levantando depois, o que pode incomodar quem está ao lado. Até porque e se deixar para pegar depois vai perder de fazer as fotos da decolagem, já que é proibido levantar nesta etapa do vôo.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Farei minha primeira viagem nacional de avião e adorei as dicas, pra quem é novo e não tem noção do que fazer e tem medo de perder vôo por bobagem, o post é maravilhoso. Adorei as dicas e voltarei sempre. Beijoca e sorte!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/12/13

    Oi, oi!
    MUITO bom seu texto, ficou mega explicadinho, tirou todas as minhas dúvidas e como eu sou super desesperada ajudou muito!
    Tá de parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/12/13

    ola, Simone, vou viajar nesse sábado para Pennsylvania EUA com conexão em NY.
    vou sair da temperatura de 30 graus Celsius daqui de SP para 2 graus lá... levo o casacão de lã na mão para usar na conexão no aeroporto JFK ou será ou o ambiente interno dos aeroportos internacionais são controlados/aquecidos? também, posso levar uma garrafinha pet com água para ficar tomando dentro do avião? acho que minhas outras dúvidas consegui tirar com vc nos posts acima.
    muito agradecida,
    hb.

    ResponderExcluir
  7. Te sugiro já levar o casaco "na mão" sim, ou na bolsa de mão que vai dentro do avião. Isso porque mesmo que o aeroporto seja climatizado (geralmente é), em instantes vc vai sair de lá e aí não dá trabalho ter que abrir as malas despachadas (e as vezes embaladas) para pegar. O casaco tb pode ajudar no avião, principalmente se a viagem for noturna, pois lá em cima fica bem geladinho, e tem gente que passa frio mesmo com o cobertozinho que é oferecido no avião.

    Quanto a água, dá para levar no avião sim, mas vc só pode se tiver comprado já dentro da área de EMBARQUE, pq não é possível passar no "raio x" que leva para lá com água, eles jogam fora. Dica econômica: levar uma garrafinha vazia (deixam passar) e lá dentro do embarque arranjar um bebedouro para encher.

    Boa viagem e aproveite! Siga nosso blog tb pelo FB => www.facebook.com/flashesdeviagem

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7/12/13

    Boa tarde simone. Quero saber si além dos 5 kilos bagagem de mao posso levar um aparelho,,,ou é pesado a bagagem junto com aparelho e é permitido somente 5 kilos?

    ResponderExcluir
  9. Como regra geral é permitido 1 volume/bagagem de mão por pessoa, então se este "aparelho" que quer levar for uma caixa grande, pode ser que vc tenha problemas para embarcar no avião com 2 volumes.
    Tem empresas que são mais tranquilas quanto a isso, já vi gente entrando com mala + uma sacola de compras meio grande, e por aí vai.... Mas se não quer arriscar e for seguir a regra, seria 1 bagagem de atè 5kg contigo dentro do avião. (Eles quase nunca pesam a bagagem de mão, olham mais o TAMANHO dela, pois se não couber nos bagageiros em cima não tem onde colocar e eles não deixam entrar.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo10/12/13

    Simone, estou com problema em meu CPF por conta da receita federal, não consegui declarar meu imposto de renda. Você crê, que isso pode ser um empecilho para embarcar? O voo é internacional.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Não, a principio uma coisa não tem nada a ver com a outra, em relação a isso penso que pode ir tranquilo. (Não existe conferencia por parte da cia aérea ou receita federal)

    ResponderExcluir
  12. Bom dia,
    Bom, é a primeira vez que eu irei viajar, gostaria de saber, se eu tenho que apresentar alguma quantia em dinheiro, e se eu posso falar que ficarei na casa de um amigo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna
    Muitos sites e guias indicam a necessidade de ter uma quantia minima em $ para poder entrar em outro país, no entanto na prática nunca verificaram isso ou pediram para a gente mostrar (mas tb nunca fomos levados para a tal da "salinha", onde levam as pessoas "suspeitas" e pedem maiores comprovações... então não te dou 100% de garantia de que não precisa).
    O que ajuda é ter um cartão de crédito internacional, é fácil de mostrar caso peçam e mais garantido. Quantia em $ acho interessante levar um mínimo sim, na moeda local (ou então dólar, euro), para o caso de precisar pagar um táxi, comer algo no aeroporto e não conseguir trocar o $ imediatamente lá.

    Sim, pode falar que vai ficar na casa de um amigo, a principio não teria problemas. Mas leve o endereço completo dele (em inglês), até porque no folheto que dão dentro do avião precisará preencher este dado dizendo onde irá se hospedar.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo26/12/13

    Oi Simoni
    Todas as minhas dúvidas foram respondidas por você.Muiot obrigado.Ajudou bastante

    ResponderExcluir
  15. Oi Simone,vou viajar pela primeira vez e tenho uma duvida,sera que posso usar o celular pa escutar musicas no modo offline ja que nao e permitido ter os celulares ligados por causa das interferencias?

    ResponderExcluir
  16. Betto, se estiver no modo off ou no MODO AVIÃO pode sim, porém não durante a decolagem e pouso. Por via das dúvidas, e para não ter que verificar um por um, as comissárias pedem que desligue totalmente e/ou guarde os aparelhos nestas horas. Não insista dizendo que está no offline, porque os outros passageiros podem ficar irritados e incomodados com a teimosia.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo29/12/13

    Olá Simone. Na bagagem que eu despacho na esteira, posso levar Barbeador, espuma de barbear e Shampoo? Irei levar perfumes também... É que tem aquela história de até 200ml e tal.. aí fiquei confuso. Pra embarcar com remédios *(sou muito alérgico), preciso levar a receita? Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Na bagagem despachada (entregue no check in) pode levar isso tudo sim. O que não pode são liquidos ou cremes acima de 100ml (e não 200!) na bagagem DE MÃO, que vai junto com vc no vôo, pois durante a passagem pelo "raio x" eles não permitem e vão confiscar e jogar fora. Na mala de mão, só miniaturas, e na mala grande despachada Ok embalagens maiores.
    Remédios mande a maioria despachado, mas os que precisará usar nos dias do vôo leve na mala de mão é claro, PREFERENCIALMENTE com a receita médica junto se tiver, mas se não acho que não tem problemas tb, eu sempre levo um kit de remédios e nunca houve fiscalização ou questionamentos em cima disso. Mas prefira levar com a bula junto e na caixinha, e não as pilulas soltas em potinhos plasticos ou algo assim, para evitar confusões.

    ResponderExcluir
  19. PS: Se o medicamento for tarja preta ou de uso controlado, aí dizem que é obrigatório a receita médica acompanhando.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo31/12/13

    Vou fazer 30 anos e nunca viajei de avião, e tenho muita curiosidade, alem de medo tambem, só que eu faria esta primeira viagem acompanhada com alguem que já saiba como funciona, me sentiria mais confortavel, até aprender rsrs

    ResponderExcluir
  21. Anônimo2/1/14

    boa tarde,esta é minha 1ª viagem de avião,vou de Cuiabá para juiz de fora,mas,como terá uma parada em campinas que irá durar 03;hs para troca de avião,gostaria de saber como devo me proceder?,onde devo ficar? emfim o que fazer durante esta espera?obrigada Beth.

    ResponderExcluir
  22. Olá Beth
    Geralmente nessas conexões nacionais você já desembarca e fica numa área de embarque para o próximo vôo, não necessitando fazer novo check-in e nem retirar as malas, que normalmente vão direto ao destino final. A área de embarque pode ser bem grande, e você precisa procurar o Portão (Gate) do qual sairá seu próximo vôo (este número do Portão se encontra no bilhete que receberá no check-in, correspondente ao trecho que ainda irá voar, no caso "Campinas- JF")
    Mas para garantir, confirme estas informações na hora que for fazer o checkin em Cuiabá ok? ;-)

    ResponderExcluir
  23. olá Simone, me tira só uma dúvida, vou viajar de BH-Recife com escala em Brasília,as minhas bagagens despachadas serão enviadas direto ao destino final, ou quando eu chegar à Brasilia terei que pegar e fazer o processo novamente?

    ResponderExcluir
  24. Sim, se é mesmo uma ESCALA (e não CONEXÃO) você nem mesmo irá descer do avião, portanto não se preocupe que as malas irão até o destino final, é só retirar ao chegar.
    Obs: nas conexões você desce e muda de avião, mas mesmo assim salvo raras exceções eles enviam direto até o destino final. Caso não vá direto, irão lhe avisar na hora di checkin de embarque.

    ResponderExcluir
  25. oi simone, tenho 17 anos e vou viaja pra porto alegre, queria saber se na hora do check-in eu preciso estar acompanhado de algum respossavel ou posso faze-lo sozinho ?

    ResponderExcluir
  26. Não sei te responder com certeza Diego! Acho que com 17 anos não precisa mais, porém sugiro que ligue para a cia aérea em que comprou as passagens e pergunte para se certificar. Ou entre em contato pelo site.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo2/2/14

    Otimo blog me ajudou muito estava com muitas duvidas !
    Bjsbjs

    ResponderExcluir
  28. Eu quero comprar uma passagem diretamente no aeroporto, só que no momento sou de menor, tenho 17 anos e no dia da viagem já vou estar com 18 anos. Minha dúvida é se eu posso comprar a passagem agora que estou com 17 anos somente com meus documentos e sem nenhuma autorização de meus pais.

    ResponderExcluir
  29. Adriano, não sei te responder com certeza esta dúvida. Tenho a impressão que sim, mas o melhor ē vc ligar para a cia aérea que pretende comprar a passagem e se informar melhor sobre este tipo de regra. Ou então tente pelo chat do site ou algo assim.
    www.voegol.com.br
    www.tam.com.br
    www.voeazul.com.br

    ResponderExcluir
  30. É muito interessante, euri muito e vai me ajudar muito na minha viagem. Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Oiiê Simone, Estou Levando Uma Coisa De Valor Na Mala, O Que Devo Fazer Para Provar Isso, Caso Suma Da Minha Bolsa?

    ResponderExcluir
  32. Olá Joyce! Olha, antes existia a "declaração de saída de bens", que vc preenchia ao chegar no aeroporto, na área da Receita Federal. Agora isso não existe mais, e se sair com algo de valor que venda no exterior, e na volta te "pegarem" na alfandega, vc precisaria ter a nota fiscal do produto para comprovar que já era seu e não ser taxada com impostos (no caso de eletronicos por exemplo).
    Não existe como declarar para garantir em caso de sumiço, nenhuma empresa aceita ou tem esta opção. O que vc tem que fazer é ficar de olho caso o objeto esteja em sua mala de mão e vá com vc dentro do avião, e no caso de mala despachada, para garantir é bom mandar embalar naqueles plásticos, serviço que costuma existir em bons aeroportos. Se a embalagem estiver danificada ao chegar, é porque foi violada, e aí vc pode questionar ou processar a empresa se tiver sumido algo de dentro.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo25/3/14

    vou viajar de fortaleza para turquia , quero saber se há conexões, até chegar a istambul
    e como faço para contratar o roaming do meu celular antes de chegar lá

    ResponderExcluir
  34. Não existe um padrão para as conexões, pode ter ou não, dependendo da cidade de saída e chegada e da cia aérea. Não tenho como te responder isso. Se já comprou a passagem no site ou no próprio bilhete deve indicar se tem conexão ou não (e em qual lugar, e de quanto tempo/duração).

    ResponderExcluir
  35. E sobre o roaming é a mesma coisa, o melhor é se informar com a empresa de telefonia de seu celular, pois cada uma tem um procedimento diferente, e pode depender do tipo de conta que tem também.

    ResponderExcluir
  36. Anônimo2/4/14

    Meu namorado que comprou minha passagem, ele estar em São Paulo e eu estou no Ceará, tem algum problema? me Explica por favor.

    ResponderExcluir
  37. Não tem problema nenhum. Você só precisa que ele te envie os emails com os (e-tickets) e respectivos numeros de reserva/embarque. Aí voce imprime e leva no dia da viagem, junto com seus documentos.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo7/4/14

    ola, eu comprei passagens para goiania pela mesma linha aerea,vou fazaer uma conexao em sao paulo e queria saber se preciso tirar a bagagem despachada novamente. ou nao? qual o lugar melhor pra quem nunca viajou?
    ligia

    ResponderExcluir
  39. Normalmente a bagagem vai direto, mas é sempre bom perguntar e conferir na hora que fizer o checkin.
    Se quer ver a paisagem, sente na janela é claro, e evite as posicões mais do meio da aeronave, pois se ficar em cima das asas do avião não consegue ver lá embaixo.

    ResponderExcluir
  40. Simone , Eu queria um informação quando compramos passagens pela Agencia de viagem ( tipo CVC, Clube turismo , etcs , que NÃO seja diretamente com companhia Aéreas no site é tal , o dinheiro é transferido na mesma hora agéncia ganha alguma porcentagem , eu tenho muito receio de comprar pela agencia sabe explicar os procede

    ResponderExcluir
  41. Oi João Paulo
    Não sei te dizer com certeza, mas acredito que seja comissionado sim, o que não quer dizer que o preço final para o consumidor seja mais caro, já que conseguem acordos com as empresas aéreas e muitas vezes compram as passagens por um preço mais barato, então no repasse final sai a mesma coisa (ou menos... Ou mais um pouco... Depende da passagem e negociação)

    ResponderExcluir
  42. Oi obrigada pelas dicas maravilhosas pois estou indo a são Paulo pela primeira vez e fiquei menos preocupada

    ResponderExcluir
  43. Anônimo25/6/14

    Olá Simone, td bem... estou com uma dúvida, pretendo viajar para Istambul em agosto, como faço com o visto? li numa reportagem que lá não precisa, e na agência disse que tira aqui... vou fuçar cerva de 3 meses... desde já obrigada... Fátima

    ResponderExcluir
  44. Oi fátima!
    Para a turquia não é preciso visto para brasileiros, somente o passaporte com validade de no minimo 6 meses após a data final da viagem.

    ResponderExcluir
  45. Queria saber se pooso levar iorgute, cookies, biscoitos, e sucos, para tomar dentro do aviao?

    ResponderExcluir
  46. Oi Everton! Comidinhas pode levar (na mochila de mão que vai dentro do avião), mas liquidos não pode, pois eles barram na hora do "raio x" qualquer liquido acima de 100ml, e jogam fora.
    se quiser algo para tomar dentro do avião, tem que comprar já na área de embarque. Mas lembre-se que servem bebidas dentro do avião, ou se quiser água é só pedir.

    ResponderExcluir
  47. Olá, sou a Joelma,
    Adorei seu blog e achei ótimas todas suas dicas. Vou fazer minha primeira viagem internacional para a Califórnia e quando eu viajei para o RJ a pressurização do avião me causou uma dor de cabeça muito forte, além de eu ter rinite alérgica. Eu li todas suas respostas postadas mas a minha dúvida é se mesmo que eu pegue receita médica desses remédios se eu descer lá no aeroporto na Califórnia eles não vão implicar comigo? Eu pretendo levar só a bagagem de mão para ficar 30 dias e pretendo comprar roupas para uso lá, será que tem problema? Obrigada desde já, abraço!!

    ResponderExcluir
  48. Oi Joelma
    Não esquente com isso, que não devem implicar não. Aliás, nunca vi nem sequer checarem ou conferirem remédios. Minha sogra viajou com uma necessaire enorme de remédios na mala de mão e não teve nada também. De qq forma, medicamentos tarja vermelha e principalmente preta leve a receita para garantir e evitar problemas.

    Sobre levar só bagagem de mão, é uma escolha sua, não há qualquer problema. O que a maioria faz é ir com uma mala quase vazia despachada (dica: encha de plastico bolha dentro por exemplo, para ela não ficar mole e amassar) e voltar com ela cheia.
    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  49. Selma8/7/14

    Entre EUA e Brasil existe a diferença horária de pelo menos 1 hora, dependendo da estação....Bem, se na passagem está marcado saída dos EUA para o Brasil às 19 hs por exemplo, seria 19 hs dos EUA ou do Brasil?

    ResponderExcluir
  50. Boa pergunta Selma!
    O horário da passagem é sempre em horário local, ou seja: saindo dos EUA, é no horário de lá! ;-) (19h de lá)

    ResponderExcluir
  51. Anônimo20/7/14

    Nossa, muito obrigado. .. nunca andei de avião e vou estreiar em setembro ... que nervoso rs' vou pra Santa Cataria :$ #SouDoRio ... valeu mesmo

    ResponderExcluir
  52. Anônimo5/8/14

    Eu vou viajar para os EUA e estou com duvidas.
    Eu vou sem meus pais e sou menor, gostaria de saber se existe algum serviço a parte que me ofereça alguem para me ajudar a chegar no meu destino. obs: eu ainda não consigo falar em inglês)

    ResponderExcluir
  53. Não existe este tipo de serviço não. O que vc pode fazer é se comunicar com as comissárias de bordo do vôo que falarem portugues (normalmente tem uma ou mais) e aí tirar as dúvidas ou pedir indicação de como proceder se tiver conexão. Outra forma é perguntar para algum outro passageiro (de preferencia que esteja com a familia), explicando sua situação e até indo junto com eles ok!
    Boa viagem, se cuida!

    ResponderExcluir
  54. Simone J. tudo bem? Primeiro PARABÉNS. Você está respondendo desde 2012 às muitas perguntas desse post com uma paciência e clareza incríveis. Parabéns mesmo! Acabei de conhecer seu site e já coloquei em Favoritos. Li todos as perguntas para ter certeza de não fazer pergunta repetida e te dar trabalho à toa. Mas como não encontrei vou fazer. Já viajei várias vezes, sempre aqui no Mercosul, e sempre de Classe Economica. Dessa vez aproveitei uma promo do Smiles e emiti Classe Executiva na Qatar. Já viajei outras vezes pela Qatar e adorei. É uma Cia.Aérea muito boa mesmo. Estou apenas com alguns medos bobos em pagar mico na Classe Executiva, com aquelas poltronas estranhas que sobe, desce, abre, fecha... já me vejo até apertando um botão e a poltrona fechando comigo dentro e eu precisando de ajuda, rsrs... To brincando. Eu lembro que a primeira vez que entrei naquele 777 imenso eu paguei alguns miquinhos, como pedir guaraná e não conseguir abrir a porta do banheiro. Eu sou muito envergonhado ainda mais estando sozinho dessa vez. Eu tenho o cartão fidelidade da Qatar e eu não sei porque cargas d`água na minha última viagem, mesmo na Economica, a comissária veio até mim já falando meu sobrenome e dizendo que estavam muito felizes em eu estar ali novamente, que qualquer coisa que eu precisasse era só chamá-la, blá, blá blá... Sério, não me senti importante. Fiquei tão vermelho, que queria enfiar minha cara dentro do bagageiro de tanta vergonha. Um jeca né... rsrs, não consegui nem agradecer a mulher... Então, se você puder me dar alguma dica, agradeço muito. Como semprei voei aqui pelo Mercosul, principalmente Buenos Aires, os voos são curtos então geralmente não dão nada. Mas na Executiva, se por acaso me derem alguma coisa, tipo necessaire ou fones, eu devo levar comigo ou deixar? Fico com medo de levar algo e ser barrado na hora de sair. Outra dúvida: vou num dia e volto no outro. Estou indo mesmo só pra comprar presentes no DutyFree, itens de higiene em BsAs que é bem barato e pra ter essa experiência na Executiva. Acha que podem implicar comigo por eu ir num dia e voltar no outro? Li você dando algumas dicas sobre levar mala vazia (ou quase). Não dá problema? Eu não vou gastar mais do que Receita Federal permite, mas porque fico sempre com a sensação de que estou fazendo algo errado, indo única e exclusivamente pra encher a mala de Neutrogena, alfajor e outras tranqueiras. Se puder me ajudar agradeço muito! Obrigado

    ResponderExcluir
  55. Obrigada pelo parabéns thiago, realmente este post é recordista em respostas de comentários!
    bem, não sei se consigo te ajudar pois nunca viajei de executiva, mas pelo que sei os brindezinhos que dão podem ser levados sim! E mesmo que seja um cobertorzinho ou um copo (que não é o usual levar), se vc resolver levar eles não vão falar nada, não seria cortês e acho que está previsto que alguns farão isto. Só não rola levar talheres se for um vôo com conexão, pois é de metal e cortante e serão confiscados no próximo raio x. Teve um aeroporto que vi uma urna cheia deles, era até engraçado!

    Não tenha tanta vergonha assim, as pessoas estão reparando no que vc faz ou deixa de fazer bem menos do que vc pensa! ;-) seja você e pronto!

    Acho que não encanam ir e voltar no dia seguinte, devem achar que é por causa de trabalho neste caso. Já levei mala quase vazia cheia de plástico bolha dentro para não perder o formato, e não teve problema algum. Outra opção é levar uma mala/bolsa flexivel grande dobrada dentro da sua mala, aí abre ela lá.
    É isso! Boa viagem e vôo confortável!

    ResponderExcluir
  56. Anônimo17/8/14

    OLÁ, EU QUERO VIAJAR PARA SANTO DOMINGO, REPUBLICA DOMINICANA E NAO SEI NADA DE VIAGEM AERIA , SERA A PRIMEIRA VEZM QUERO SABER O QUE DEVO FAZER ENTAO?

    ResponderExcluir
  57. Bom..... Primeiramente você deve ler o texto acima com calma, pois ali está explicado quase tudo relativo a voar internacionalmente, mostrando como funciona.

    Antes disso, é pesquisar e comprar sua passagem é claro! Pode fazer isso nos sites pela internet, ou se achar mais fácil e prático comprar com uma agencia de viagens.

    ResponderExcluir
  58. Anônimo19/8/14

    Li as dicas acima e gostaria de deixar algumas observações. Mesmo fazendo o check-in, que é obrigatório, antes de embarcar e não tendo malas para despachar, nós temos que passar obrigatoriamente nos balcões de embarque das empresas aéreas, pois o check-in não é cartão de embarque. Uma dica quanto ao check-in, é procurar fazê-lo em casa ou no hotel, pois acho bem mais cômodo do que nos terminais dos aeroportos. Quanto às malas que você não vai despachar, pelo que sei, são permitidos até 7 quilos. Sou alérgico e tenho alguns itens que levo na mala, como capa protetora para travesseiro e remédios, os quais não posso me arriscar a ter a possibilidade de os ver extraviados junto com a mala, por isso nunca despacho a mala e sempre a levo comigo, pelo menos nas idas.

    ResponderExcluir
  59. Sim, tem que passar nos balcões da cia aérea antes de embarcar, mas se não tem malas a despachar muitas vezes tem uma fila separada para isso, que vai mais rápido.

    Quanto ao peso da mala de mão, atualmente está em 5kg na Gol, e acredito que na TAM e outras cias também. Só que dificilmente eles pesam, vão mais pelo tamanho/ volume mesmo. Confira no link => http://www.voegol.com.br/pt-br/viaje-sem-duvidas/viaje/fazendo-as-malas/Paginas/bagagem-despachada.aspx

    ResponderExcluir
  60. boa noite,
    vou viajar para hong kong a travez da Iberia e Qatar airways elas são da mesma aliança aérea, vou fazer conexão em Madris e Qatar.
    será que eles me enviam a bagagem direto ao destino?
    e será que preciso tirar cartão de embarque em cada conexão ou me dão todos os cartões no check in do primeiro voo ?

    obrigado,
    excelente post

    ResponderExcluir
  61. Depende de como comprou a passagem, mas é bem provável que tenha que retirar a bagagem em Madri neste caso, pois apesar de serem da mesma aliança são empresas diferentes que não costumam "casar" vôos. Se comprou a passagem daqui do Brasil até HK só pelo site da Qatar, em uma única transação, aí é provável que sim. O melhor mesmo é você conformar no checkin.
    Se os vôos são conjugados já costumam lhe dar o bilhete do próximo vôo

    ResponderExcluir
  62. não, eu sou de portugal , e a passagem comprei no site do Qatar Airways era mais barata. será que comprada lá faz diferença? no sentido de fazer ou não o check-in na conexão? é que o tempo não é muito

    ResponderExcluir
  63. Não, o fato de comprar pelo site ou por outro lugar não influencia na questão do despacho de bagagens. Se o trecho pela Iberia apareceu dentro do site da Qatar, colocando só o destino inicial e final, então é bem provável sim que as malas vão direto até o desembarque final, mas não custa confirmar na hora. Se a conexão é curtinha e foi vendida pelo site da Qatar, eles tem que se responsabilizar caso o primeiro vôo atrase e você perca o vôo seguinte.
    agora, quando alguem compra separado 2 trechos em cias aéreas diferentes e perde o segundo vôo na conexão, aí a empresa não se responsabiliza e é considerado no-show.

    ResponderExcluir
  64. Simone, vou viajar para Itália fazendo conexão em Lisboa (curta por sinal... 01 hora). Como faço para agilizar esse tempo, já que ainda preciso passar pela imigração? E como devo proceder na mesma? Preciso de algumas dicas.
    Desde ja Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se te venderam esta passagem com conexão internacional tão curta assim é porque o local de embarque do próximo vôo deve ser bem perto e facilitado, assim o tempo gasto é pouco. O idela é prestar atenção nas especificações dadas dentro do avião antes do pouso, que devem orientar certinho como fazer.
      Teve uma conexão que pegamos certa vez que era só descer uma escada bem pertinho do desembarque e já estava na outra sala de embarque, não tinha imigração nem nada. Depende se vc precisa sair da "área neutra e privativa" do aeroporto ou não. Se precisar, minha única dica no seu caso é: corra e se agilize pois o tempo é curto! ;-) e siga as placas indicando o caminho da imigração (além de já sair com as fichas preenchidas de dentro do avião)

      Excluir
    2. Se tiver que passar pela imigração e a fila estiver longa, mostre seu cartão de embarque com o horário para algum segurança lá na frente e veja se tem como passar antes e darem prioridade. Mas acredito que nào terá imigração não.

      Excluir
  65. Ola Simone estou com uma dúvida; vou viajar de Cuiabá para Iquique no Chile; com2 conexões. Uma em SP outra em Santiago; a minha bagagem vai ser despachada para o destino final ou tenho que retira- lá na esteira? Comprei a passagem junta e o vôo sera pela TAM e LAN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente vai até o destino final sim, e isso você confirma na hora de fazer o check-in. Mas parece que mudou algumas regras aeroportuárias, então na volta recentemente as malas estão descendo em SP e tendo que retirar, para daí despachar para a conexão até outra cidade dentro do Brasil (na ida acho que vai sempre direto, foi assim com a gente e com minha irmã, em vôos nos ultimos meses)

      Excluir
  66. Anônimo16/2/15

    É obrigatório ser malas com rodinhas? Ou pode ser aquelas só de alça mesmo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser de qualquer tipo, tranquilo.
      Dá para ser de alça e até mochila de quiser. Se for pequena, pode carregar até dentro do avião, mas se for média ou grande precisa entregar na hora do check in e só retira na saída nas esteiras rolantes.

      Excluir
  67. Olá Simone .. Parabéns pelo artigo.. Em 3 meses provavelmente irei ao Japão.. E terei q fazer uma conexão em frankfurt.. Gostaria de saber se você pode me dar dicas dO que faZer.. Onde ir.. To com medo de me perder.. Durante esta conexão.. Pois eu nunca andei de avião.. Desde já agradeço! Leonardo. ( leozinho_83@hotmail.com ou leozinhomala@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, dá uma boa lida nos outros comentários deste post que já indiquei bastante coisa neste sentido. ;-)
      Mas de modo geral o que você tem que fazer é ouvir as especificações da comissária de bordo dentro do avião, eles falam algumas coisas antes do avião descer, e aí você segue isso.
      Geralmente a saída dos vôos são por corredores que te levam as salas corretas, você tem que ir seguindo o fluxo das pessoas que saíram contigo, e olhando as placas em cima (em inglês) para confirmar a direção. Se tiver que pegar as malas (luggage) é uma coisa, se não precisar vc já vai direto à outra sala de embarque, normalmente não precisa de outro check-in.
      Na dúvida pergunte às aeromoças ou a algum outro brasileiro que estiver próximo de você, antes de desembarcar.
      Boa sorte, quando estiver lá vai perceber que não tem tanto segredo, é só ficar atento.

      Excluir
  68. Obrigada pelas informações , mas faltou algo que está me deixando ansiosa ,posso levar bolacha ,barra de cereais ....na bagagem de mão ? Obrigada !

    ResponderExcluir
  69. Comidinhas industrializadas pode sim Cely, sem problemas!
    Só não pode algumas coisas tipo frutas, sementes, café, etc, isso costuma ser barrado entre países. Mas petiscos para consumir no avião ou logo que chegar lá pode sim.

    ResponderExcluir
  70. Anônimo24/4/15

    OI SIMONE ME CHAMO GERLANE VOU VIAJAR DIA 28/4 ESTOU COM UMA DUVIDA ,UM AMIGO MEU COMPROU MINHA PASSAGEM PELA INTERNET,SO Q ELE MIM DEU SO O NUMERO DO VOO E O NUMERO DE CONFIRMAÇÃO ,ESSE NUMERO DE CONFIRMAÇÃO É CODIGO LOCALIZADOR ,ELE DISSE QUE NÃO PRECISAVA DO PAPEL QUE ELES MANDA PARA IMPRIMIR SO LEVAR O RG ,SERÁ QUE VAI DAR ALGUM PROBLEMA ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa obrigatoriamente levar o papel impresso, mas tem que levar anotado o número deste código localizador que ele passou.
      E se o vôo for dentro do Brasil, pode levar só o RG sim, mas o nome escrito no documento tem que seri igual ao que ele cadastrou na hora de comprar, para evitar dar confusão.

      Excluir
  71. Simone, estarei viajando para Sydney pela Qantas e gostaria de saber se posso utilizar o meu celular em modo "aviao" para tirar fotos.

    Grato.

    Luiz Antonio Malzoni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz!
      Pode usar sim, só não pode durante a decolagem e o pouso. Eles avisam pelo "microfone" quando é preciso desligar completamente o celular, e após toda a decolagem e estabilização do avião costumam avisar que já está liberado para uso de eletro-eletronicos incluindo celulares, mas sempre no modo avião

      Excluir
  72. Anônimo5/5/15

    oi, na mala de mão levarei apenas uma bolsa, na hora de passar pelo raio-x terei que tirar o que tem dentro da bolsa ou só entregar ela com as coisas dentro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única coisa que pedem para tirar e passar em bandeja separada são os computadores (laptop ou tablets, etc...), o resto fica tudo normal dentro da bolsa ou mochila. E se tiver muito equipamento fotográfico, as vezes pedem para tirar também.
      Não pode passar com água ok!

      Excluir
  73. Anônimo7/5/15

    Ai eu tenho 14 anos e eu vou viajar sozinha posso eu vou pra sao paulo mais minha mae vai ficar comigo mais depois ela nao vai puder mais mais eu nao tou com medo do aviao nao tenho coragem mais quando eu chegar la meus parentes vao esta mim esperando de carro eu posso viajar sozinha eu tenho documentos e a atorizacao da minha mae .sera que eu posso

    ResponderExcluir
  74. Bom dia meu filho tem 2 anos os acentos do avião é padrão ou existe cadeiras próprias para as crianças?A mala para voos nacionais tem um peso estipulado? pago algum valor casa esse peso seja excedido?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Hiroshi Homma ®7/6/15
      Olá!
      Não existem assentos próprios para crianças. Se for bebê até 2 anos não paga passagem e vai no colo. Acima de 2 anos, paga passagem mas com desconto, e aí ele tem direito a um assento no avião. Você pode escolher colocar ele direto no assento ou levar a cadeirinha de carro e tentar acoplar no cinto. Mas existem algumas regras para o tipo da cadeirinha, é importante conferir antes com a empresa aérea que irå voar.
      Mala para viagem nacional costuma ser até 23kg por pessoa, e se exceder paga extra sim, por cada kilo a mais. Cada empresa tem uma tabela para cobrar isso.

      Excluir
  75. Olá Simone !
    É bem tranquilo ! Basta obviamente o passaporte, e seguido da autorização dos pais registrado em cartório. E boa viagem !!!!

    ResponderExcluir
  76. Anônimo13/7/15

    Olá,eu tenho 18 anos e vou viajar para Alemanha.É preciso legar a identidade para embarcar ou só o passaporte é necessários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser somente o passaporte, com ele é possível embarcar inclusive nos trechos nacionais. Mas se quiser leve o RG para garantir sua identificação se precisar em algum momento (muito raro)

      E não esqueça de uma cópia impressa do passaporte em cada mala, ou a foto dele em seu celular (na pagina do seu número e foto). Assim, se perder ou tiver extravio, você tem uma imagem e sabe o número, para ir até a embaixada do Brasil mais próxima e conseguir resolver a situação.
      Passaporte é que nem dinheiro, de tão importante, então guarde sempre com cuidado ok!

      Excluir
  77. Anônimo1/8/15

    Bom dia! Gostaria de uma informação, comprei passagens da Cia Air France pela expedia, recebi as passagens que estão sem número de assento, fico sabendo apenas na hora ou posso tem como eu saber antes?

    Abs

    Wal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! tem sim, Wal!
      Acesse o site da air France e na coluna da esquerda clique em "visualizar/alterar suas reservas". Com o seu código de reserva recebido por email + sobrenome (geralmente o último, ou igualzinho vc cadastrou na compra) você acessa sua área pessoal, que normalmente dá acesso à marcação de assentos online.

      a maioria dos assentos é gratuito, mas alguns com espaço extra para as pernas podem ter taxas adicionais, a pagar na hora que reservar.

      Se não conseguir assim, ligue para a Central de Atendimento indicada no site. boa sorte!

      Excluir
  78. Anônimo16/8/15

    Olá, Simone! Vou fazer a minha primeira viagem de avião de Juazeiro do Norte à Brasilia, estou com medo do desembarque até pegar a mala, irei sozinha (tenho medo de me perder, rs). Qual o lugar mais próximo que a pessoa que vai me buscar pode esperar? Só depois que eu pegar a mala?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É só depois que pegar a mala mesmo, mas os portões de saída já costumam ficar ali por perto, e as pessoas esperam ali fora.
      Mas não se preocupe com medo de se perder até o local das malas não! Apenas siga o fluxo das pessoas saindo do avião, afinal estão indo quase todos para o mesmo lugar! ;-) E para confirmar a direção, vá olhando as placas que ficam no alto dos corredores por onde passar, que elas devem estar indicando "restituição de BAGAGEM" ou algo do tipo.
      Fique tranquila, vai ver que não é um bicho de sete cabeças, e vai dar tudo certo!
      Abraço

      Excluir
  79. Olá, sou de salvador e estou indo morar no rio de janeiro. Gostaria de saber se posso levar minha TV na viagem? Ela é pequena, acho que 14 ".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor ligar para a companhia aérea e verificar como proceder, se é possível mandar embalada como bagagem despachada, ou se precisa mandar pelo setor de cargas e pagar separado.

      Excluir
  80. Ola eu gostaria de conhecer a Europa porem nunca tirei meu passaporte e nem o visto e nunca comprei um passagem de aviao eh meu sonho, como faço pra realizar esse sonho obs: nao tenho dinheiro nenhum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol!
      Olha, para a maioria dos países da Europa NÃO é preciso nenhum visto, mas passaporte tem que ter para qualquer viagem internacional (a não ser para países vizinhos do Mercosul).
      Se não possui dinheiro, ou tem muito pouco, o único jeito é ficar atenta em promoções imperdíveis que aparecem pela internet, ou tentar participar de concursos e promoções cujo prêmio seja um pacote de viagens. Quem sabe uma hora dá certo! Boa sorte! (e se é seu sonho, foque em ir juntando $ para isso, afinal sem ele não tem jeito mesmo, né?) ;-)

      Excluir
  81. Vou viajar de Belo Horizonte para SP, de SP para Paris e de Paris para Bolonha. o tempo da conexão é relativamente alto, de 3 horas, então não me preocupo muito, mas na minha volta, meu trajeto é: Bolonha-Amsterdam Amsterdan-SP SP-BH.
    E a minha conexão em Amsterdam é apenas de 1 hora e 10 Minutos. Estou com muito medo de perder o vôo ou não conseguir me achar lá. Então as minhas peguntas são: Qual a primeira coisa que eu devo fazer quando descer do avião na Holanda? Preciso ir a imigração ou alguma coisa assim? Ou eu vou achar o guinchê da KLM para fazer check-in?(sendo que eu já vou ter feito check-in em Bolonha)? Quais são os exatos passos depois deu descer de um avião para poder pegar o outro? É a primeira vez que viajo sozinha e estou com um pouco de medo deu me perder. O que você recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! Olha, o processo as vezes pode variar um pouco. Porém, se a própria cia aerea ou agencia marcou esta conexão curta para você, é porque o processo neste aeroporto é mais rápido e simplificado. Deve ser uma conexão onde vc não precisa retirar as malas, e nem passar pela imigração. Então provavelmente vc vai descer do avião e deve ir direto para o próximo terminal de embarque, devendo se apresentar no portão quando iniciar o embarque do próximo vôo.
      É importante ficar atento às intruções dadas pelos comissários de bordo dentro do avião, dadas perto do momento do pouso do avião. Geralmente eles explicam para onde devem ir ou como fazer os passageiros de conexão. Fique atenta e siga as instruções. Em caso de dúvida, mostre seu bilhete e pergunte a algum deles na saída da aeronave. Boa viagem! Fique tranquila e vai dar tudo certo!

      Excluir
  82. Olá Simone! Gostaria de uma informação! As casas de câmbio dos aeroportos, nacionais e, principalmente, internacionais ficam abertas 24 horas? Veja a questão... Estou em BH e querendo passar uns dias na Bulgária. Dia 21 tem um show lá, já comprei os ingressos mas não as passagens ainda. Rsrsrsrsr acho difícil achar moeda búlgara para comprar aqui, portanto, teria q comprar euros e quando lá chegasse trocar por levs búlgaros, para pegar um táxi etc.... Por isso a pergunta! Obrigado e abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Frederico!
      Neste caso as opções seriam: levar euro para trocar lá mesmo ou então usar seu cartão de crédito (se for internacional) para fazer saque na moeda local, direto nos caixas eletrônicos de lá, chamados ATM.
      Quanto as casas de câmbio, depende do fluxo do aeroporto. Algumas ficam abertas 24h, mas já vi aeroportos menores onde tudo fecha durante a madrugada (em Paris por exemplo). Não sei dizer como é no da Bulgária.

      Excluir
  83. Outra questão Simone... Pretendo comprar passagens + hotel + seguro viagem pelo site da decolar...? Esses sites de compra tipo decolar, CVC ou submarino viagens são confiáveis??? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes 3 são sim! Só fique atento se não possuem taxas extras inclusas. Eu costumo pesquisar neles mas comprar direto no site da cia aérea, seguro tb em separado, hotel pelo site Booking (dá para pesquisar aqui no site na coluna lateral da direita).
      Enfim, dá mais trabalho, mas é o modo que acho melhor e muitas vezes o mais econômico. Tudo depende, afinal estas empresas as vezes ofertam bons pacotes e preços tb, que podem ser do seu agrado! ;-)

      Excluir
  84. Adorei as informações contidas....visto que fiquei mais esperto, na qual sabia de algumas coisas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  85. Olá! Dicas ótimas, mas tenho uma dúvida em relação quais documentos devo apresentar na imigração. Pois vou morar com meu esposo na Alemanha. Então além do passaporte e documentos pessoais, quais os outros necessários para apresentar que eu vou morar e não ser turista?
    Obrigado desde já!

    Eduarda Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduarda!
      Infelizmente não consigo lhe ajudar em sua dúvida. Sempre entramos e saímos como turista, e não sei te dizer maiores detalhes sobre entrada e visto para residente. Sugiro que pesquise junto ao consulado (ou na polícia federal) se existe alguma exigencia especial na entrada.

      Excluir
  86. Larissa Kildare4/1/16

    Muito bom essas explicações.Vou andar de avião pela primeira vez em minha vida.Vou para os Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  87. Mirella22/6/16

    Gostaria de saber se normalmente nos acentos tem como carregar o celular por cabo USB ou outro modo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem uma resposta exata para isso Mirella, pois depende da companhia aérea, do trecho voado e do avião/aeronave em si. Mas não é muito comum ter não, principalmente em vôos nacionais. A maioria recarrega no aeroporto enquanto espera para embarcar ou ao chegar.

      Excluir
  88. Anônimo8/8/16

    rsrsrs foi por esse medo que vim parar aqui, estou com medo, de ter medo do avião

    ResponderExcluir
  89. Anônimo11/9/16

    Nunca havia andado de avião, na verdade o que me impedia era o medo. Resolvi perder o medo e enfrentei, só aí vi quanto tempo perdido viajando de ônibus Juiz de Fora/São Paulo. Nunca mais irei de ônibus. Vejam que gastamos de Sao Paulo/ Juiz de Fora, 50 minutos. Amei. Tratamento Vip.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que perdeu o medo e foi!! :-D Viu só, nem é um bicho de 7 cabeças!

      Tento convencer meus pais faz um bom tempo a irem d avião atē JF, mas insistem no medo e pegam dois onibus para chegar daqui do sul até lá, são 15 HORAS de viagem!! Para mim, 15h dá tempo de cruzar o oceano e ir além da Europa quase! Hahahha
      Realmente avião é muito mais rápido e eficiente, e hoje em dia com bons precos, que bom que aderiu! ;-)

      Excluir
  90. Anônimo9/1/17

    Se estou viajando com uma pessoa, por exemplo minha mãe,o check-in deve ser realizado junto ou não? E a imigração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode se apresentar no guichê junto com ela tanto no check-in como na imigração. Cada um mostra seu documento, mas como são familiares diretos viajando juntos podem fazer "ao mesmo tempo".

      Excluir
  91. Gosteu muito das informações. Vou viajar pela primeira vez este ano para Paris de férias. E estou bem ansiosa e preocupada na imigração. Mais jeito tenho todos os documentos certinhos. Obrigada bjss

    ResponderExcluir
  92. Amei SUAS dicas . Vou viajar PELa primeira vez de avião e estou bem ansiosa.
    Bjss

    ResponderExcluir
  93. pr0cure um psicólogo.tinha muito medo depois que procurei um, perdi o medo

    ResponderExcluir
  94. Ola... nota 10 para o blog , vou viajar pela primeira vez de avião e também minha primeira viagem internacional. gostei de mais da conta uai kkkkk. tirou quase todas minha duvidas. s´tenho mais uma duvida. posso escolher meu acento? comprei as passagens mais não sei se meu acento é na janela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Geralmente dá para escolher sim. Como não escolheu na hora da compra, agora vc tem que entrar no site da cia aérea, fazer seu login para entrar na área do cliente, e daí lá vc busca as informações "minha viagem"/"meus vôos" ou algo assim. Lá você preenche o que estiver faltando e vai salvando e passando as páginas, e deve aparecer a marcação de assentos. O seu já deve estar marcado em algum lugar, mas se tiver poltrona disponivel geralmente vc consegue mudar deste jeito.

      Não te indico de forma precisa pois cada site tem um jeito de acessar diferente, mas o importante é entrar na área do cliente (geralmente tem que acessar colocando seu último sobrenome e o numero de e-ticket enviado por email)

      Excluir
  95. Kkkkkkkkkk.Podes crer.Isso é o cúmulo, mas acontece.(pessoas)
    que ñ se preocupam em tomar um bainho, antes de viajar.Deus me livre.Já passei por essa situação e fiquei desconfortavél a viagem inteirinha, ainda bem, que o vôo era curto.UUFFAA!!!!!

    ResponderExcluir
  96. Anônimo26/6/17

    Olá Simone tudo bem ?
    Posso deixar as malas na esteira e ir primeiro na imigração depois pegá-las?
    Grato **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você chega em um país, você passa primeiro na imigração (documentação) e depois é que pega as malas na esteira. Isso é padrão para todos que ali estão.

      Excluir

emo-but-icon

Página inicial item

Pesquisar no blog

Loja Viagema

Reserve seu Hotel

Celular no Exterior

PARA QUEM AMA VIAJAR

Curta no Facebook

Leia Também